SóProvas


ID
3928504
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No processo de urbanização, a poluição do ar afeta a transferência de radiação e acrescenta núcleos de condensação no ar, aumentando a precipitação. A densidade e a geometria das edificações criam uma superfície rugosa que influencia na circulação do ar e no transporte de calor e vapor d’água. Os materiais de construção e o asfaltamento das ruas aumentam o estoque de calor; a impermeabilização do solo aumenta a possibilidade de enchentes.


(MAITELLI, G. T. Uma abordagem tridimensional de clima em área tropical continental: o exemplo de Cuiabá-MT. São Paulo. FFLCH-USP, 1994. Tese.)


O conceito acima descreve o processo denominado 

Alternativas
Comentários
  • Clima Urbano é o clima gerado e/ ou influenciado pela urbanização, que relaciona-se em mesoclima (cerca de centenas de metros) e microclima (parte pequena da cidade, alguns metros a dezena de metros), pela qual se encontra em processo contínuo de transformação de balanço de energia e massa, sendo considerado um sistema aberto. Geralmente analisados pela climatologia geográfica, em que aborda os elementos do clima em relação ao espaço em questão, ainda mais especificadamente como climatologia urbana.

    Um dos fatores que acompanham o processo urbanístico é a impermeabilização do solo e pavimentações, de tal modo que absorve mais radiação solar que o solo natural, elevando a temperatura, os arranha-céus que atuam bloqueando a passagem de ar pela qual diminui a velocidade do vento, e fazendo áreas de sombra que contrastam com áreas ensolaradas gerando os chamados Canyon Urbanos.

    A falta muitas vezes de arborização nessas áreas, que são importantes reguladoras térmicas e que contribui para o fluxo do calor latente, a contaminação do ar por poluentes, estes e dentre outros fatores, contribuem para problemas como ilha de calor (temperaturas mais elevadas, principalmente a noite, principal fator) pelo fato de o calor ficar contido no local, inundações, maiores precipitações de chuvas convectivas, intensificação na inversão térmica, temperaturas mais elevadas que regiões circundantes, redução da umidade pela inviabilização da evaporação, dentre outros.

    O que pode afetar a saúde humana, como já foi citado problemas respiratórios e até mesmo dengue como relatado em Campo Grande (MS), Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP) em que é combinado com outros fatores.

  • GAB-D

    Clima urbano.

    A mudança nas características da atmosfera local é provocada pela substituição dos materiais naturais pelos urbanos. Por isso, podemos observar o aumento da temperatura nas grandes cidades, fenômeno chamado de ilha de calor, uma anomalia térmica que faz o ar da cidade se tornar mais quente que o das regiões vizinhas.

    PRONTO ACABOU.

    GAB-D

    TANTA MISTIFICAÇÃO.

    PODEM MARCAR AI. O PANZER CHEGOUU!!

    GAB-D

  • Os dois principais fenômenos relacionados ao clima urbano são a ilha de calor e a inversão térmica.

    Enquanto o primeiro resulta no aumento expressivo das temperaturas nas áreas centrais das cidades, o segundo ocasiona a proliferação de problemas respiratórios em detrimento do acúmulo de poluição.

    Fonte: https://escolaeducacao.com.br/o-clima-nas-cidades-inversao-termica-e-ilhas-de-calor/