- ID
- 3928513
- Banca
- UFMT
- Órgão
- Prefeitura de Várzea Grande - MT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Geografia
- Assuntos
Leia os textos.
Texto I
A sociedade do consumo possui precedentes dos séculos XVI até o XVIII, quando mudanças na cultura material ocorreram. Na década de 1970, o poderio político das nações mais industrializadas discutia a questão ambiental e a crise estava atribuída ao crescimento demográfico, principalmente nos países em desenvolvimento industrial que dependiam de mais uso dos recursos naturais do planeta para suas produções do que outros, que ainda não se encontravam em crescimento. Em 1992, com o evento Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (ECO-92), o documento da Agenda 21 foi produzido. Foram fomentadas as preocupações com o consumo sustentável, discutido entre vários países, estabelecendo a responsabilidade ambiental entre fabricantes e consumidores.
(GOES, G. A. & LEMOS, G. O. Gestão ambiental na liderança política: encaminhamentos para um consumo sustentável. In: Gestão ambiental e sustentabilidade, Tupã: ANAP, 2015. Adaptado.)
Texto II
Entende-se por planejamento ambiental, o processo de um meio sistemático para determinar o estágio em que você está, aonde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá. Metodologicamente, este planejamento expressa seu histórico, ou seja, a conjunção entre conceitos e estruturas de planejamento urbano, estudos de impacto ambiental e planos de bacia hidrográfica. Incorpora também a perspectiva de desenvolvimento sustentável, preocupando-se com a manutenção de estoques de recursos naturais, qualidade de vida e uso adequado do solo, além do aspecto de conservação e preservação de sistemas naturais.
(SANTOS. R, F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.)
A partir dos textos dados, analise as afirmativas.
I - Os planejamentos ambientais são organizados dentro de uma estrutura que envolve pesquisa, análise e síntese, bem como definição de objetivos, diagnóstico, levantamento de alternativas e tomada de decisão.
II - O capitalismo moderno não deu luz ao consumismo, o qual sempre existiu com a humanidade, por isso, não se deve condenar esta prática na sociedade, a qual está atualmente perdendo a noção de família, de convivência social, em que o desespero dá sinais alarmantes de crescimento.
III - São instrumentos de planejamento ambiental: trabalhos de zoneamentos, estudos de impactos ambientais, planos de bacias hidrográficas, planos diretores e áreas de proteção ambiental.
IV - Planejamentos ambientais classificam e ordenam o meio utilizando métodos que dividem ou integram um dado espaço, assim, um mapa é um excelente instrumento para avaliar a distribuição dos elementos e fenômenos de uma área.
Está correto o que se afirma em