SóProvas


ID
3928519
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A persistência da pobreza, o acesso desigual ao abastecimento de água e serviços de saneamento, o financiamento inadequado e a informação deficiente sobre o estado dos recursos hídricos, seu uso e gerenciamento, têm imposto restrições à gestão desses recursos e à capacidade de contribuírem para o alcance de objetivos de desenvolvimento sustentável.

Organização das Nações Unidas (ONU). Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos. 2015.

(Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/images/WWDR2015ExecutiveSummary_POR_web.pdf . Acesso em: 02/11/2017.)

Em relação aos recursos hídricos e ao processo de gestão na escala do município, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os serviços ecossistêmicos no município possuem pouca importância na gestão dos recursos hídricos, uma vez que a escala global é que determina todo o conjunto das relações geográficas envolvidas.

    B) Os fatores econômicos não costumam interferir no planejamento sobre os recursos hídricos, a distribuição e o tratamento da água na escala municipal, pois são de menor relevância para a temática.

    C) O crescimento urbano desordenado, por regra, costuma gerar melhorias no acesso à água nos municípios brasileiros, uma vez que obriga os gestores públicos a se atentarem para a problemática.

    D) A desigualdade socioeconômica é um dos aspectos essenciais na construção de projetos municipais para o acesso a água, visto que a saúde e o bem estar das populações são afetados pelas dificuldades cotidianas na obtenção deste recurso.

    CORRETA, áreas onde a população residente possui piores condições financeiras costumam ter maiores problemas relacionados à infraestrutura básica (saneamento, acesso à água), o que torna fundamental o investimento das autoridades municipais nesses lugares.