Letra C
Geocolaboração constitui uma nova estratégia que permite a geração de dados por parte de mapeadores voluntários utilizando navegadores GPS, sensores móveis (tais como smartphones e tablets), além de plataformas de mapeamento na web.
A Geocolaboração faz parte da quinta geração de tecnologia de mapeamento na web, que emprega principalmente a Computação em Nuvem. Envolve o Mapeamento Colaborativo e a Modelização Virtual 3D. As Plataformas de Mapeamento Colaborativo podem permitir: edição da base cartográfica e adição de elementos sobre uma base cartográfica existente
Entre as plataformas de edição utilizadas destacam-se: Google Map Maker, OpenStreetMap e Here Map Creator. As plataformas de adição mais empregadas são as seguintes: Google Maps, Google Maps Engine Lite, Google Earth, Wikimapa e MapBox.
A principal plataforma de mapeamento colaborativo tem sido o Google Map Maker,
complementando...
A Geocolaboração, ou, mapeamento colaborativo, ao mediar uma relação com o espaço e ao permitir a adição de uma nova camada de conteúdos informacionais na sua plataforma, possibilita - além do desenvolvimento de um sistema com fluxo de informações descentralizadas e personalizadas -, a emergência de uma espacialidade marcada pela experimentação do espaço, em detrimento de uma espacialidade contemplativa, presente na cartografia clássica. (RIBEIRO et al, 2011, p. 45)