➤ Aspecto teórico segundo o CPC 31 (Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada).
➦ "A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil estiver para ser recuperado principalmente por meio de transação de venda ao invés do seu uso contínuo.
➦ "O ativo mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais".
➦ Operação descontinuada é o componente da entidade que tenha sido alienado ou esteja classificado como mantido para venda e:
↳ representa uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações;
↳ é parte integrante de um único plano coordenado para vender uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações; ou
↳ é uma controlada adquirida exclusivamente com o objetivo de revenda.
➤ Dados:
Uma entidade está reorganizando suas atividades em 3 unidades industriais devido a uma redução significativa na demanda.
➜ As unidades “X” e “Y” terão suas atividades encerradas até final do exercício corrente.
➜ Na unidade “Z”, apenas uma máquina, que corresponde a uma linha de produção será desativada temporariamente, sendo feita a sua devida manutenção e conservação até que haja um aumento na demanda dos produtos para a sua reativação.
➤ Avaliação:
As unidades “X” e “Y” representam importantes linhas de negócios que serão desativadas. Portanto, são classificadas como operações descontinuadas.
A máquina na unidade "Z" não pode ser considera uma operação descontinuada, uma vez que não está disponível para venda imediata e não ser uma linha importante de negócio. Além do mais, a unidade "Z" pretende reutilizar a máquina no futuro.
Por fim, a alternativa CORRETA é:
Gabarito: Letra C.