São avaliados de um modo geral pelo Custo, os investimentos sob forma de ações ou quotas efetuadas em empresas consideradas coligadas e controladas não relevantes. Custo de aquisição – é o valor efetivamente despendido na transação por subscrição relativa a aumento de capital ou ainda pela compra de ações de terceiros. De acordo com a Legislação, deverá ser constituída uma provisão para cobrir as perdas prováveis na realização do valor do investimento quando comprovadas como permanentes.
Neste método, as receitas de investimentos são reconhecidas pelos dividendos. Sendo considerada como receita operacional nos termos da Legislação, mas em subgrupo à parte.
Vale lembrar ainda que, no método de custo, o ativo é reconhecido por seu custo, após a dedução da depreciação acumulada e de qualquer perda por imparidade acumulada, onde o valor contábil líquido não pode ser maior que o valor recuperável.
Método de Equivalência Patrimonial
É o método de avaliação em que a empresa investidora reconhece o resultado de seus investimentos e qualquer variação patrimonial relevante em coligadas e controladas no momento em que estes resultados são gerados nas empresas investidas. Esse método é assim denominado, pois o seu cálculo é baseado no valor do patrimônio líquido da empresa coligada ou controlada.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/avaliacao-de-investimentos/44792