SóProvas


ID
3929761
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicados no início do século XXI, apontam a depressão como a doença que mais causa incapacitação não fatal, e há a estimativa de que, em 2030, essa seja a doença que ocupará o primeiro lugar entre as doenças com maior carga global. A depressão também está entre os transtornos mais comuns em idosos. Sobre esse assunto, analise as assertivas.


I - A depressão é uma condição patológica incapacitante. O paciente tem sérios prejuízos durante o estado depressivo e a condição crônica da depressão predispõe o indivíduo a experimentar constante preocupação e expectativas ruins, podendo necessitar de tratamento em serviços de atenção terciária.

II - É possível que a depressão apareça associada a doenças crônicas e outros transtornos psiquiátricos. Em idosos isso pode ser ainda mais proeminente, considerando-se que as doenças somáticas crônicas são mais frequentes e as queixas mais intensificadas, o que torna os sintomas depressivos menos aparentes.

III - Estudos mostram que a depressão pode vir acompanhada frequentemente do transtorno distímico, o qual, na maior parte dos casos, tem início na meia-idade ou velhice, trazendo sintomas como euforia, antecipação, medo e isolamento social.

IV - O tratamento dos quadros depressivos dos idosos precisa contemplar a diversidade de fatores envolvidos no transtorno, privilegiando a combinação entre psicoterapia e farmacoterapia. Há indicações científicas de que essas terapias, isoladamente, não são eficazes para a remissão dos quadros depressivos no envelhecimento.


Estão corretas as assertivas  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Motivo pelo qual a III está incorreta: a euforia não faz parte dos sintomas da distimia, sem falar que ela incide, normalmente, antes dos 25 anos.

  • Eu acertei, coloquei a II como correta porque a da distimia estava mais errada, mas achei que a própria II se contradiz, me parece errada.

    É possível que a depressão apareça associada a doenças crônicas - em idosos ainda mais proeminente - o que torna os sintomas depressivos menos aparentes.

    Acredito que deveria ser mais aparentes para estar correto.