Gabarito C
Ergonomia:
- É uma área de conhecimento interdisciplinar com diversas outras áreas (psicologia, fisiologia, antropometria, biomecânica, eletrônica, engenharia, informática). Por isso, ela difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada.
- Tem o objetivo de proporcionar ao homem, no ambiente de trabalho ou não, maiores condições de saúde, eficiência, de qualidade de vida, de produtividade, de segurança e de conforto, adequando assim máquinas, ferramentas de trabalho, móveis, postos de trabalho, etc às necessidades humanas;
- Antes o homem adaptava-se ao posto de trabalho e, atualmente, com o avanço das áreas envolvidas neste campo e a preocupação com a saúde humana, a ergonomia voltou-se para o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
- A execução de tarefas deve ser feita com o mínimo de consumo energético para melhor controle das tarefas e dos produtos, assim como para a proteção do próprio trabalhador.
Para conceber ou adaptar os postos de trabalho, a fim de promover efeitos positivos e reduzir ou eliminar os efeitos negativos sobre o trabalhador (fadiga, acidentes, patologias profissionais, monotonia, etc.) e sobre o sistema (incidentes técnicos, absentismo, falta de qualidade da produção, etc.) é necessário identificar:
- As diferentes lógicas dos trabalhadores;
- Os contextos em que se situam as diferentes ações;
- Os objetivos a atingir por cada um dos atores.
obs.: se não existir esse ajustamento mútuo entre o homem e o seu ambiente de trabalho, teremos a presença de agentes ergonômicos que causam doenças e lesões no trabalhador.
Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência: Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho — Informações e Conselhos Úteis | DUL e WEERDMEESTER (1998).