SóProvas


ID
3930163
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara Municipal de Chapecó - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre alguns aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, analisar os itens abaixo:


I. Se o trabalho for executado na posição sentada, o posto de trabalho não precisa ser obrigatoriamente planejado ou adaptado para tal.

II. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados em pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que estes possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

III. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Ergonomia:

    • É uma área de conhecimento interdisciplinar com diversas outras áreas (psicologia, fisiologia, antropometria, biomecânica, eletrônica, engenharia, informática). Por isso, ela difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada.
    • Tem o objetivo de proporcionar ao homem, no ambiente de trabalho ou não, maiores condições de saúde, eficiência, de qualidade de vida, de produtividade, de segurança e de conforto, adequando assim máquinas, ferramentas de trabalho, móveis, postos de trabalho, etc às necessidades humanas;
    • Antes o homem adaptava-se ao posto de trabalho e, atualmente, com o avanço das áreas envolvidas neste campo e a preocupação com a saúde humana, a ergonomia voltou-se para o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
    • A execução de tarefas deve ser feita com o mínimo de consumo energético para melhor controle das tarefas e dos produtos, assim como para a proteção do próprio trabalhador.

    Para conceber ou adaptar os postos de trabalho, a fim de promover efeitos positivos e reduzir ou eliminar os efeitos negativos sobre o trabalhador (fadiga, acidentes, patologias profissionais, monotonia, etc.) e sobre o sistema (incidentes técnicos, absentismo, falta de qualidade da produção, etc.) é necessário identificar:

    • As diferentes lógicas dos trabalhadores;
    • Os contextos em que se situam as diferentes ações;
    • Os objetivos a atingir por cada um dos atores.

    obs.: se não existir esse ajustamento mútuo entre o homem e o seu ambiente de trabalho, teremos a presença de agentes ergonômicos que causam doenças e lesões no trabalhador.

    Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência: Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho — Informações e Conselhos Úteis | DUL e WEERDMEESTER (1998).