SóProvas


ID
3930886
Banca
IASP
Órgão
Câmara de Mesquita - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio da arquivologia segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas é denominado como:

Alternativas
Comentários
  • Os documentos tem uma ligação orgânica com seus produtores

  • GABARITO: C

    Princípio da Proveniência:

    Para o DBTA é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

    Princípio da Organicidade:

    Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade:

    O princípio da Unicidade relata que, independentemente de sua forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

    Princípio da Indivisibilidade:

    Também chamado de princípio da Integridade Arquivística, diz que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade:

    O princípio da Cumulatividade vai ao encontro da definição de arquivos já estudada. Diz que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Fonte: Prof Ricardo Campanario.

  • ---> A Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    ---> Para o DBTA a organicidade é relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    ---> O princípio da Organicidade nada mais é do que a relação que é naturalmente estabelecida entre os documentos que são produzidos por uma mesma entidade produtora.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

  • Gabarito: C

    Organicidade: entidade produtora

  • Gabarito C

    Princípio da organicidade

    Segundo Heloísa Bellotto os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.

  • LETRA - C

    Princípio da Organicidade:  As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Princípio da Proveniência:  Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

  • GABARITO: C.

    ORGANICIDADE

    → A organicidade é o princípio segundo o qual os documentos de arquivo são acumulados naturalmente ao longo das atividades da pessoa (física ou jurídica), estabelecendo um vínculo orgânico com a entidade acumuladora e com os demais documentos do conjunto. Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas. A respeito desse princípio cabe realizar as seguintes observações:

    • Os documentos de arquivo são acumulados organicamente;

    • Os documentos de biblioteca, por sua vez, são acumulados de forma não orgânica, o que é tecnicamente chamado de coleção.