SóProvas


ID
3931105
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente às seguintes afirmações sobre os equipamentos auxiliares utilizados em iluminação:

I. O dimmer tem como função variar a intensidade da luz de acordo com a necessidade.

II. O reator é um elemento bimetálico cuja função é pré-aquecer os eletrodos das lâmpadas fluorescentes, bem como fornecer, em conjunto com o reator eletromagnético convencional, um pulso de tensão necessário para o acendimento das lâmpadas.

III. O starter é um dispositivo eletrônico cuja função é fornecer às lâmpadas de descarga em alta pressão um pulso de tensão necessário para seus acendimentos.

IV. O ignitor é um equipamento auxiliar, ligado entre a rede e as lâmpadas de descarga, cuja função é estabilizar a corrente através da lâmpada.

Está correto somente o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 2.2 EQUIPAMENTOS AUXILIARES UTILIZADOS EM ILUMINAÇÃO

    SOQUETE/BASE

    Tem como função garantir fixação mecânica e a conexão elétrica da lâmpada.

    TRANSFORMADOR

    Equipamento auxiliar cuja função é converter a tensão de rede (tensão primária) para outro valor de tensão (tensão secundária). Um único transformador poderá alimentar mais de uma lâmpada, desde que o somatório das potências de todas as lâmpadas a ele conectadas não ultrapasse a potência máxima do mesmo.

    REATORES

    Tem por finalidade provocar um aumento de tensão durante a ignição e uma redução na intensidade da corrente, durante o funcionamento da lâmpada. Em termos construtivos, podem se apresentar de duas formas: reatores eletromagnéticos ou reatores eletrônicos.

    REATORES ELETROMAGNÉTICOS

    São os mais comuns nas instalações antigas. Geralmente compostos de núcleo de ferro, bobinas de cobre e capacitores para correção do fator de potência. Devido às suas perdas elétricas, emissão de ruído audível, efeito flicker e carga térmica elevada, não contribuem para o uso eficiente da energia elétrica.

    REATORES ELETRÔNICOS

    São os mais procurados por profissionais voltados ao uso eficiente da energia. Trabalham em alta frequência (20 kHz a 50 kHz), sendo mais eficientes que os eletromagnéticos na conversão de potência elétrica em potência luminosa. A qualidade do produto, no entanto, é um fator que deve ser levado em consideração para que se obtenha sucesso na execução do projeto.

    Os aspectos básicos a serem considerados são o fator de potência (FP) e a distorção harmônica (THD).

    STARTER

    Elemento bimetálico com função de pré-aquecer os eletrodos das lâmpadas fluorescentes e fornecer, em conjunto com reator eletromagnético convencional, um pulso de tensão necessário para o acendimento da lâmpada. Os reatores eletrônicos e partida rápida não utilizam starter.

    IGNITOR

    Dispositivo eletrônico com função de fornecer à lâmpada um pulso de tensão necessário para o seu acendimento.

    CAPACITOR

    Acessório com função de corrigir o fator de potência de um sistema que utiliza reator eletromagnético. Da mesma forma que para cada lâmpada de descarga existe seu reator específico, existe também um capacitor específico para cada reator.

    DIMMER

    Tem como função variar continuamente a intensidade da luz de acordo com a necessidade.

  • Alternativa "B", somente a assertiva "I" está correta.

  • I Dimmer

    II Starter

    III Ignitor

    IV Transformador