SóProvas


ID
3932806
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Jahu - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Astolfi in PERRENOUD define 10 características de uma situação-problema. Sobre essas características, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.

( ) Os alunos dispõem, desde o início, dos meios da solução buscada. É a necessidade de resolver que leva o aluno a elaborar ou a se apropriar coletivamente dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução.

( ) A situação deve oferecer pouca resistência, levando o aluno a nela investir seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que ela não leve a questionamentos e tampouco à elaboração de novas ideias.

Alternativas
Comentários
  • C-E-E

    I. Uma situação-problema não é uma situação didática qualque r, pois deve colocar o aprendiz diante de uma série de decisões a serem tomadas para alcançar um objetivo que ele mesmo escolheu ou que lhe foi proposto e até traçado. Pra gmático não quer dizer uti litarista: pode-se traçar como projeto entender a origem da vida tant o quanto lançar um foguete , inventar um roteiro ou uma máquina de c ostura. Entre as dez caracte rísticas de uma situação-problema [Astolfi, 1993, ou Astolfj et ai, 1997, p. 144-145], destacarei que ela: "está orga nizada em torno da superação de um obstáculo pela classe, obstáculo este previamente identificado";

    II. Os educandos, que veem a situação proposta como um enigma a ser resolvido, de início não dispõem dos meios da solução buscada, sendo, por isso, levados a elaborar e a se apropriar dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução.

    III. Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo, de caráter concreto, permitindo efetivamente ao educando formular hipóteses e conjecturas. Além disso, a situação deve mobilizar seus conhecimentos anteriormente construídos, bem como suas representações, levando-o a novos questionamentos e à elaboração de novas ideias.