SóProvas


ID
393352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

De acordo com Allport, os indivíduos diferem entre si quanto ao comportamento e aos processos cognitivos em decorrência da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De acordo com Allport, os indivíduos diferem entre si quanto
    aos comportamento e aos processos cognitivos em decorrência da aprendizagem traços

    Na psicologia, a teoria dos traços de personalidade é uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre os indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.
  • "Para Allport (1966), a personalidade é a organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seu pensamento característico. A Personalidade é a síntese integral das atividades psíquicas, e é atributo característico do homem. É difícil dizer que um bebê recém-nascido tenha personalidade, pois não tem a organização característica de sistemas psicofísicos (o funcionamento da personalidade inseparável corpo e mente). Para o autor a personalidade começa no nascimento, o bebê tem uma personalidade potencial: é quase inevitável que certas capacidades se desenvolvam. O físico, temperamento e inteligência, ou seja, fatores orgânicos, psíquicos, sociais e culturais, são a matéria prima da personalidade, embora com o passar dos anos, passe por lenta maturação. Dentre os três, o físico é o mais visivelmente ligado à hereditariedade, mas existem muitos estudos que provam que as bases do temperamento, e da inteligência são também determinados geneticamente. O autor alerta que, os três fatores, dentro de certos limites, são influenciados, durante a vida, por nutrição, saúde, doença, ambiente. Na estrutura da personalidade, distinguem-se: a constituição, o temperamento, o caráter e o Eu."http://www.efdeportes.com/efd53/nervoso.htm 



     

  • Para corroborar a sua ênfase na singularidade da personalidade, Allport afirmou que refletimos a nossa hereditariedade e o nosso ambiente. A hereditariedade fornece a matéria-prima da personalidade (como o físico, a inteligência e o temperamento), que pode ser moldada, ampliada ou limitada pelas condições do nosso ambiente. Dessa forma, Allport invocava as variáveis pessoais e situacionais para mostrar a importância da genética e da aprendizagem. No entanto o nosso histórico genético é responsável pela maior parte da nossa singularidade. Fonte: Livro "Teorias da Personalidade", Schultz & Schultz.
  • Errado.

    Na teoria de traços, Allport enfatiza a singularidade no que se refere aos pensamentos e ações (que são característicos de cada pessoa). No entanto, tais processos não se dão em decorrência da aprendizagem, e sim, de traços (predisposições consistentes e duradouras para responder igualmente, ou de maneira semelhante, a estímulos diferentes) e da autonomia funcional (relacionada à motivação).

  • As caracteristicas genéticas tornaria as pessoas diferentes e as ambientais como a aprendizagem e cultura determinam as semelhanças entre as pessoas.