SóProvas



Prova CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Psicólogo


ID
393223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

É atribuição do psicólogo avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados em seleção de pessoal, tais como precisão, existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira e evidências de validade desses instrumentos, de acordo com o contexto em que serão aplicados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

         Embora as qualidades técnicas venham-se aperfeiçoando, apenas a formação do psicólogo aliada à competência dele, possibilitará uma compreensão mais ampla e contextualizada do processo de avaliação, permitindo uma interpretação mais adequada dos resultados. Trata-se, portanto, de aprimorar a formação do psicólogo em avaliação psicológica, incluindo no currículo dos cursos de Psicologia temas e conteúdos que reflitam ou fundamentem tal aprimoramento, permitindo, assim, que o psicólogo seja capaz de avaliar a qualidade dos instrumentos que utiliza e que saiba fazer uso adequado deles (NORONHA et. al., 2003)

         Alchieri (1999) afirma que existem procedimentos na avaliação com regras e situações bem definidas que, seguidos fielmente, permitem a qualquer psicólogo obter o mesmo resultado que outro profissional. Outros procedimentos, por sua vez, exigem a intervenção interpretativa do examinador, tais como, julgar a adequação ou a categoria de uma determinada resposta, segundo modelos existentes e que podem exigir, também, a apreciação das condições do exame e julgamento de fatores externos, facilitadores ou não das tarefas propostas. Ainda no mesmo estudo, o autor alerta para a importância de os profissionais usuários de instrumentos psicológicos terem condições de entender os usos e as limitações dos testes que utilizam, considerando que eles são construídos para avaliar certos eventos, ou procedimentos, ou atributos, numa determinada população e sob circunstâncias restritas; de tal sorte que um único teste pode apresentar vários índices de validade, desde a inexistência dela até a sua mais alta expressão, sem que sua indicação possa estar assegurada para toda e qualquer atividade (APA; AERA; NCME, 1999).


    http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a11.pdf

ID
393226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

Os testes psicológicos foram desenvolvidos para, entre outros aspectos, analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidão, conhecimentos e dimensões da personalidade. O uso de testes psicológicos nas organizações é exclusivo de psicólogos, pedagogos e técnicos que participem de processos seletivos como avaliadores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os testes psicológicos foram desenvolvidos para, entre outros aspectos, analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidão, conhecimentos e dimensões da personalidade. O uso de testes psicológicos nas organizações é exclusivo de psicólogos, pedagogos e técnicos que participem de processos seletivos como avaliadores.

    Avaliação psicológica é um processo de coleta de dados, cuja realização inclui métodos e técnicas de investigação, dentre eles os testes psicológicos, que, por sua vez, são instrumentos exclusivos do psicólogo. Ao lado disso, esses instrumentos são úteis à medida que, quando utilizados adequadamente, podem oferecer informações importantes sobre os testandos.

    http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a11.pdf

    Os testes psicológicos têm um importante e longo caminho percorrido, no que se refere ao contexto da psicologia como ciência. Foram criados, e utilizados para determinar e analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidões específicas, conhecimentos escolares, adaptabilidade vocacional e dimensões não intelectuais da personalidade. Sua utilização é de uma gama extraordinária e que vai, desde o ponto de vista psicológico, educacional, sociológico e até o cultural;. o seu uso freqüente inclui: desde a natureza e seqüência do desenvolvimento mental, à aspectos intelectuais, de personalidade e de grupos menos típicos como os superdotados, retardados mentais, neuróticos e psicóticos. (Freeman, 1962; Lopes, 1998)

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932000000200004&script=sci_arttext 

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003 

    Art. 1º - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62. 

  • Os testes são nossos!



ID
393229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

A prática do psicólogo organizacional exige rigor ético, visão sistêmica e flexibilidade para atuar em equipe multiprofissional, bem como conhecimento das políticas e dos objetivos organizacionais para contribuir com as decisões do nível estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Camacho inclui no novo papel do profissional de RH, a necessidade de uma visão ampla dos processos organizacionais que o possibilite sugerir políticas e estratégias de intervenção.

    Esta preocupação está presente também em Borges-Andrade, ao enfatizar a necessidade de uma competência política, aliada à competência técnica, como requisitos indispensáveis dos profissionais que atuam na área do treinamento, o que, certamente, pode ser estendido às diversas áreas de RH.

    A definição do psicólogo como profissional de recursos humanos na organização, coloca, em decorrência, o problema do trabalho interdisciplinar e a necessidade de integração com os demais profissionais. Galli afirma que, embora existam equipes formalmente compostas, os profissionais de RH, majoritariamente, trabalham de forma individual não interdepedente e não integrada. "Os problemas que hoje enfrentamos, dizem respeito ao fato de que nossas preocupações se situam em definir papéis, em reforçar a nossa identidade particular".

    A nova realidade do exercício profissional na área, - o trabalho multiprofissional, ampliação do espaço efetivamente ocupado, a aproximação das instâncias decisórias nas organizações, o surgimento de novos instrumentos e tecnologias, — está a exigir uma definição mais abrangente do profissional que enseje, no âmbito das instituições formadoras, uma discussão dessa nova realidade.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98931990000100005&script=sci_arttext

     


ID
393247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, nos estudos de liderança, observa-se que fatores situacionais podem exercer grande influência no comportamento de líderes e liderados, julgue os itens subsequentes.

Independentemente de fatores situacionais, líderes voltados ao cumprimento de metas e preocupados com aspectos técnicos das tarefas são mais eficazes que líderes orientados para o relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A teoria de contingência de Fiedler utiliza a distinção entre tarefas e relacionamento e propõe-se relacionar estes tipos de liderança com a situação. Fiedler pressupõe que existem contingências que tornam mais eficaz um estilo que outro. Supõe, ainda, que o estilo “Orientação para a tarefa” não é superior ao estilo “Orientação para as relações humanas”. Cada um destes estilos é eficaz, consoante a situação. Fiedler não se preocupa tanto em descobrir qual o melhor estilo de liderança, mas o estilo mais eficaz para determinada situação. De acordo com este modelo contingencial de liderança, existem três variáveis situacionais que determinam se uma dada situação é ou não favorável ao líder: 1. as relações pessoais com os membros do grupo; 2. o grau de estruturação da tarefa que o grupo deve realizar; 3. o poder e a autoridade que o poder lhe conferem (poder de posição).

    http://www3.uma.pt/bento/Artigos/Resumo3.pdf

  • De acordo com Fiedler, os fatores situacionais são extramamente importantes para a eficácia da liderança. Assim:
    A liderança orientada para a tarefa á mais adequada quando há grande favorabilidade situacional (tarefas claras, o líder tem poder e as relações com os membros são ótimas) ou grande desfavorabilidade situacional (tarefas ambíguas, o líder não tem poder e as relações com os membros são precárias). 
    A liderança orientada para as relações é mais eficaz em situações de moderada favorabilidade, quando o líder tem razoável poder, as tarefas têm alguma ambiguidade e os relacionamentos são bons. Nessas condições, o líder pode criar uma atmosfera positiva com o grupo e melhorar os relacionamentos, esclarecer a estrutura da tarefa e conseguir estabelecer poder em sua posição.
  • Conteúdo referente à uma classificação dada por Kurt Lewin em que é analisado os estilos de liderança, tendo como enfoque 2 aspectos: TAREFAS (resultados) e RELACIONAMENTOS (pessoas).

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=673WEQvGOM0

     

    Então vamos lá.

     

    "Independentemente de fatores situacionais (...) 

    (OK! Os fatores situacionais ou contingenciais não têm nada a ver com o restante do que será dito.

    Dentro do tema Teorias de Liderança, a banca  optou por explorar a classificação dos Estilos de Lideranca.

    A abordagem contingencial é uma outra classificação.)

     

    líderes voltados ao cumprimento de metas e preocupados com aspectos técnicos das tarefas são mais eficazes que líderes orientados para o relacionamento."

    (NÃO! A imposição de "cumprimento de metas" gera pressão. Isso pode ser sentido como desconforto.

    Quando a liderança enfatiza o relacionamento, valorização do servidor/funcionário etc, a motivação pode ser um efeito alcançado).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Item errado!


    Teoria Situacional
        - Modelo de Fiedler

            -- Líderes voltados para 
                --- Tarefa (desempenho melhor em)

                    ---- situações extremas
                --- Pessoas (desempenho melhor em)
                    ---- Situações cotidianas e medianas

     

    Logo, não é independentemente da situação.

    A segunda parte da questão está bem explicada pela [Greice Lawall].

     

    At.te, CW.

    ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. p277. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.

  • NÃO EXISTE MELHOR, É CONTINGENCIAL, LOGO, DEPENDE DA SITUACÃO.

  • Gabarito :ERRADO

     

    Não existe “receita de bolo”. Não há um estilo de liderança que vá sempre funcionar, independente do momento ou tipo de organização que estamos trabalhando. Líderes focados nas tarefas podem “dar certo” em uma empresa e fracassar em outras organizações.

     

    Fonte: Livro Adminstração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó


ID
393250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, nos estudos de liderança, observa-se que fatores situacionais podem exercer grande influência no comportamento de líderes e liderados, julgue os itens subsequentes.

A figura do líder tem natureza meramente protocolar, considerando que a liderança não é imposta, ela surge naturalmente nas relações grupais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Efetivamente, a LIDERANÇA tem sido entendida como característica de personalidade, como forma de induzir obediência, como exercício de influência, como comportamento específico, como meio de persuasão, como relação de poder, como meio de alcançar objetivos ou como uma combinação de diversos elementos.

    Portanto, podemos afirmar que a liderança é a atividade de influenciar pessoas, fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo; a liderança é, pois, um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana com vista à prossecução de determinados objetivos.


    http://www3.uma.pt/bento/Artigos/Resumo3.pdf
  • Significado de Protocolar

    adj. Que se pode referir a protocolo, aos registros de atos oficiais, de correspondência institucional: procedimento protocolar.
    Formal; que segue o protocolo, as normas: cerimônia protocolar.
    P.ext. Sem naturalidade; cerimonioso: sujeito protocolar.
    (Etm. protocolo + ar)
    v.t.d. Brasil. Registrar em protocolo, livro de registros, subdivisão de uma repartição pública ou privada: protocolou o casamento. 
    (Etm. protocolo + ar)

    Sinônimos de Protocolar

    Sinônimo de protocolar: cerimonioso, convencional, formal e protocolizar

    Fonte: http://www.dicio.com.br/protocolar/

    ------------------------------------------------

    Se a liderança é um fenômeno protocolar (sinônimo de formal) ela não pode surgir naturalmente. 

    Há uma contradição na afirmativa, logo questão ERRADA.

  • Se a figura do lider nao é protocolar, ou seja, é legitimada pelo grupo, isso significa que a liderança não é imposta, ela surge nas relações grupais.


  • Afinal, a liderança é natural ou não? não entendi muito bem.

  • Erro de pontuação, nessa questão, dificulta um pouco a interpretação. A 2ª oração deveria ser o início de um 2º período.

     

     

    "A figura do líder tem natureza meramente protocolar.

    (NÃO! O que tem natureza protocololar é a figura do CHEFE. Cargo de chefia garante o exercício da chefia, mas não garante o exercício da liderança - FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=UyqznJUkLPU&t=12s (2:13)).

     

    Considerando que a liderança não é imposta, ela surge naturalmente nas relações grupais."

    (OK!)

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, nos estudos de liderança, observa-se que fatores situacionais podem exercer grande influência no comportamento de líderes e liderados, julgue os itens subsequentes.

O grau de influência que o líder tem sobre variáveis como contratação, demissão e avaliação de desempenho indica que quanto mais forte for o poder de sua posição maior será o controle sobre os liderados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Fiedler (1965, 1967) define, também, a favorabilidade de uma situação como o grau em que essa situação permite ao líder exercer a sua influência sobre o grupo:

    a) a situação
    mais favorável para um líder influenciar o seu grupo é quando ele é estimado por todos os membros (boas relações líder-membros), tem uma posição de grande poder (alto poder de posição) e dirige um trabalho bem definido (alta estruturação de tarefa);

    b) a
    situação mais desfavorável para um líder é aquela em que este não é estimado, tem pouco poder de posição e enfrenta uma tarefa não estruturada.  

    Em síntese:   Quanto melhor for o relacionamento líder/subordinados, quanto maior for seu poder e quanto mais estruturada for a tarefa, maior é a “favorabilidade” ou o “controle” situacional e, por conseqüência, maiores são as chances de sucesso dessa liderança.
     

  • Flieder identifica tres dimensões contingenciais que definem os fatores situacionais básicos e determinam a eficácia da liderança. saõ eles:
    1- relação entre líder e liderado
    2- estrutura da tarefa
    3- poder da posição
    quanto melhor a relação líder-liderado, mais alto o grau da estrutura da tarefa e quanto mais forte o poder da posição, mais o líder tem controle.
    (Robbins)
  • Questão que não exige conhecimentos prévios em Comportamento Organizacional para ser liquidada.

     

    O cara que tem a caneta na mão para avaliar ou demitir o sujeto, exerce sobre esse uma influência (liderança) poderosíssima.

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
393256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, nos estudos de liderança, observa-se que fatores situacionais podem exercer grande influência no comportamento de líderes e liderados, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a teoria da liderança situacional, cujo foco central é a figura do líder, a liderança bem-sucedida é alcançada em função da comunicação direta e positiva com os liderados, que são incitados a dar o melhor de si em busca dos objetivos do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADA, pois o foco está na situação e não na figura do líder como estabelece a questão. 

    As teorias situacionais de liderança procuram incluir a liderança no contexto ambiental em que ela ocorre, levando em conta o líder, os liderados, a tarefa, a situação, os objetivos, etc. Vários estílos de comportamento de líder podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo dos elementos da situação. Não se trata de descobrir o melhor estilo, mas o estilo mais eficaz para uma determinada situação.

    TEORIAS SITUACIONAIS:

    - ESCOLHA DOS PADRÕES DE LIDERANÇA
    - MODELO CONTIGENCIAL DE LIDERANÇA EFICAZ
    - TEORIA DO "CAMINHO - OBJETIVO" (PATH -GOAL)



                                                                                                                                               Fonte: Prof. Janilson Santos
  • Errado

    A teoria da Liderança Situacional desenvolvida por Hersey e Banchard, segundo Maximiano (2000), é uma teoria cujo foco está voltado para os seguidores. Segundo a teoria situacional, a liderança bem-sucedida depende do nível de preparo ou de maturidade dos seguidores, porém, essa maturidade deve ser analisada em relação a uma determinada tarefa, de forma que uma pessoa jamais será totalmente imatura pois pode dominar diferentes tarefas de forma diferente. Segundo Maximiano (2000), o grau de maturidade do seguidor determina o uso da autoridade pelo líder, assim, quanto mais maduro for o seguidor, menor o uso da autoridade e maior a orientação para o relacionamento, ao contrário, quando imaturo o seguidor, maior a autoridade e pouca ênfase no relacionamento.

    Fonte: http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/22801/Estilos_Lideran%C3%A7a_Maize.pdf?sequence=1

  • Creio que, a respeito da teoria de Hersey e Blanchard, citada acima pela colega Grecie, na verdade, a eficácia da liderança não depende da maturidade dos seguidores (ou liderados), mas da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.


    Fonte: Curso de Psicologia para o BNDES - Professor Alyson Barros
  • De acordo com a teoria da liderança situacional, cujo foco central é a figura do líder, a liderança bem-sucedida é alcançada em função da comunicação direta e positiva com os liderados, que são incitados a dar o melhor de si em busca dos objetivos do grupo. ERRADO (LIDERANÇA SITUACIONAL = DEVIDO AS CIRCUNSTANCIAS SITUACIONAIS = NAO ALCANÇADA EM FUNCAO DAS ATITUDES DO LIDER. 

  • O foco está nos liderados.

  • As teorias da liderança são:

     

    Teoria dos traços --- Foco nas características de personalidade do líder;

     

    Teorias comportamentais ou teorias de estilo de liderança---Foco nos estilos de liderança diante dos seguidores;

     

    Teorias contigenciais ou situacionais----foco na adequação do comportamento do líder às diferentes caraterísticas sitacionais.

     

    Fonte:CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 4ª edição. BarueriSP: Manole, 2016.

     

    Graça e Paz 

  • "De acordo com a teoria da liderança situacional, cujo foco central é a figura do líder...

    (NÃO! Se isso estivesse certo, essa teoria teria recebido um outro  nome. Se a parada, aqui, são as contingências, circunstâncias, situações, então o foco não pode ser a pessoa do líder.

    "Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância." (FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/teorias-de-lideranca/22664/).

     

    a liderança bem-sucedida é alcançada em função da comunicação direta e positiva com os liderados, que são incitados a dar o melhor de si em busca dos objetivos do grupo."

    (NÃO! Isso pertence à classificação do Estilos de Liderança (K. Lewin) que dá enfoque aos relacionamentos).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • O foco é o liderado, não o lider. 

  • Teoria contigencial (situacional)

    Analisa o CONTEXTO/SITUAÇÃO (LÍDER, LIDERADO E AMBIENTE).

    Compreende o contingente/situação para então definir o melhor estilo


ID
393259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional (clima, motivação, liderança), julgue os itens seguintes.

As redes informais de comunicação são importantes fontes de informação e independem das relações formais de poder existentes na organização.

Alternativas
Comentários
  • As redes informais não são decorrentes da Interação provocada pela própria estrutura formal???
  • Certo

    Os grupos informais surgidos das relações entre os elementos de uma organização emergem por diferentes ordens de razões: em primeiro lugar, tendem a criar-se a volta das relações formais, na medida em que as relações de trabalho se vão ampliando e perdendo o caráter impessoal; depois, a excessiva delimitação das relações formais faz com que os indivíduos procurem situações que lhes permitam expandir-se afetivamente, numa linha paralela à das relações de trabalho.

    Outras vantagens dos grupos informais: são um fator de integração, evitando tensões nos grupos de trabalho; diminuem a monotonia, o aborrecimento e a fadiga, através da ajuda mútua, de apoio e de compreensão; facilitam a comunicação, criando vias diferentes das formais e aumentando a circulação da informação; oferecem a possibilidade de ganhar prestígio em aspectos complementares ou alheios à profissão; e, conferem ao trabalho um fator emotivo de integração na empresa, proporcionando segurança, mitigando a impessoalidade e possibilitando até um certo grau de independência, sustentado pelo grupo.

    Fonte (Dissertação de Mestrado): http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3292/1/SandraMarinho_tese.pdf

  • É o que rola no Facebook, p. ex.

     

    Já a comunicação formal é propria das organizações administrativas.

    Ela pode ser horizontal (entre os departamentos de mesmo nível) ou vertical (entre os níveis hierárquicos da organização).

    Esta última pode ser ascendente (bottom-up) ou descendente (top-down).

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=pbS3kk_PSEk

     

    A comunicação informal, como a que rola dentro de casa ou nas redes sociais, é totalmente independente desse tipo de comunicação das organizações administrativas.

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
393262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional (clima, motivação, liderança), julgue os itens seguintes.

A investigação acerca da qualidade do clima organizacional constitui ferramenta de gestão de pessoas capaz de aferir o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aferir: Medir

  • São seis processos da gestão de pessoas:

    1. Agregar pessoas: recrutamento e seleção

    2. Aplicar pessoas: desenho, análise e descrição de cargos, além de orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    3. Recompensar pessoas: recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

    4. Desenvolver pessoas: treinamentos e programas de mudança de carreiras.

    5, Manter pessoas: administração da disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção de relações sindicais. (Acho que pesquisas de clima entram em manter pessoas. Se eu estiver equivocada, é só falar!).

    6. Monitorar pessoas: acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar seus resultados. 


ID
393265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

As variáveis da cultura organizacional não são consideradas no estabelecimento das ações para recrutamento interno e das diretrizes que orientarão a etapa de seleção.

Alternativas
Comentários
  • errada
  • As variáveis da cultura organizacional merecem total atenção no estabelecimento das ações para recrutamento e seleção. Não raramente, a escolha de uma pessoa de dentro da organização, para o cargo ofertado demonstra-se eficiente no que tange a adaptabilidade e socialização do empregado. Esta pode ser considerada uma estratégia de controle de custos, pois, propicia a manutenção dos colaboradores já treinados, garantindo que a empresa usufrua do investimento realizado no seu preparo. Por outro lado, a indicação cria um sentimento de responsabilidade moral nos colaboradores, de tal forma que eles próprios selecionam, previamente, indivíduos com características mais próximas das desejadas pelos gestores. O fato de não ser necessário desligar-se da empresa para concorrer a uma vaga em outro setor, ou mesmo em outra empresa do grupo, é altamente estimulante, sendo tratada de maneira transparente e apoiada pelas chefias. O colaborador não se sente ameaçado ou constrangido, pelo contrário, ele é incentivado. A política do grupo é aperfeiçoar e valorizar a mão-de-obra que é formada  internamente, retendo-a o máximo de tempo possível. 

  • AS VARIAVEIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DEVEM SER SEMPRE CONSIDERADAS NAS ACOES PARA RECRUTAMENTO INTERNO E DE SUAS DIRETRIZES.


  • As variáveis da cultura organizacional merecem total atenção no estabelecimento das ações para recrutamento e seleção. Não raramente, a escolha de uma pessoa de dentro da organização, para o cargo ofertado demonstra-se eficiente no que tange a adaptabilidade e socialização do empregado

  • De forma alguma!

     

     

    Um dos principais objetivos do recrutamento interno, p. ex., é aproveitar o conhecimento e a adaptação que o funcionário já adquiriu em relação à cultura da organização que ele faz parte.

     

    "Segundo Chiavenato (2006) o recrutamento interno é um processamento ou movimentação interna de recursos humanos.

    Nesse tipo de recrutamento existem pontos positivos e negativos. Os pontos positivos para a organização são: maior segurança por já conhecer o candidato, melhor adaptação por parte do candidato e da empresa por ambas as partes já conhecerem à cultura organizacional da empresa, processo mais rápido e econômico [...]"

    FONTE: Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 2, n.4, jul/dez de 2011 in http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no4/artigo19.pdf

     

     

    * GABARITO: ERRADA.

     

    Abçs.


ID
393268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

Valorização de pessoal, eliminação de subjetividade e conhecimento prévio do desempenho do candidato são vantagens do recrutamento interno.

Alternativas
Comentários
  • A subjetividade é reduzida, mas não eliminiada!
  • Errado

    Valorização de pessoal, eliminação de subjetividade e conhecimento prévio do desempenho do candidato são vantagens do recrutamento interno.  



    Em seu estudo sobre o recrutamento interno Chiavenato (2004) destaca algumas vantagens dessa prática:

    Vantagens:
    • Aproveita melhor o potencial humano da organização
    • Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
    • Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização.
    • Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental
    • Não requer socialização organizacional de novos membros
    • Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são conhecidos.
    • Financeiramente custa menos do que um recrutamento externo.
  • Chiavenato (2009)

    Vantagens do Recrutamento Interno:

    É mais econômico: evita despesas com anúncios, custo do recrutamento, da admissão e da integração.

    É mais rápido: demoras relacionadas a publicação, agendamento e o processo de recrutamento são poupadas.

    Apresenta maior índice de validade e segurança: o candidato já é conhecido, já foi avaliado pelo supervisor, já possui integração à organização. A margem de erro é reduzida graças ao volume de informações que a empresa reúne a respeito do funcionário.

    É uma poderosa fonte de motivação para os empregados: Estimula a atitude de auto-aperfeiçoamento e auto-avaliação dos empregados caso estes vislumbrem a possibilidade de crescimento dentro da organização

    Aproveita os investimentos da empresa em treinamentos do pessoal.

    Desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.

     

  •  

    Veja este julgado da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, de 2015.

     

    Ementa

    RECURSO DE REVISTA - PROGRESSÃO VERTICAL POR MÉRITO - NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO DA DIRETORIA 1.

    Pelos fatos consignados no acórdão regional, a promoção pleiteada dependia de avaliação do Empregado em processo de recrutamento interno. Trata-se, portanto, de promoção por mérito, que não decorre do simples cumprimento das condições objetivas elencadas pelo Reclamante, mas , também , da deliberação subjetiva da diretoria sobre o merecimento de todos os empregados que satisfaçam tais requisitos objetivos, de modo que a concessão por via judicial importaria não só em substituição indevida do poder diretivo da Empresa, mas, ainda, em prejuízo aos demais empregados em condições de concorrer com o Reclamante no processo seletivo, como bem observado pelo Tribunal de origem. 2. Nos termos da jurisprudência desta Corte, a deliberação da diretoria da ECT constitui requisito indispensável à progressão por merecimento, de conteúdo subjetivo, que envolve consideração do desempenho funcional, a ser avaliado pelo empregador, não cabendo ao julgador substituí-lo. Recurso de Revista não conhecido.

    (TST - RECURSO DE REVISTA : RR 11111620135100016)

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Eliminação de subjetividade como vantagem? Errada.


ID
393271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

Recrutar e selecionar pessoas são processos indissociáveis e influentes na estruturação do contingente de pessoal de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  A redação do item permite dupla interpretação, razão pela qual opta-se por sua anulação.

    Bons estudos!

ID
393274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

Enquanto o planejamento do processo de recrutamento ajuda a identificar a quantidade e o perfil dos candidatos a serem selecionados, a descrição e a análise do cargo a ser preenchido compõem o instrumento de medida a ser utilizado na etapa de avaliação comportamental.

Alternativas
Comentários
  • errada.
    Enquanto o planejamento do processo de recrutamento ajuda a identificar a quantidade e o perfil dos candidatos a serem selecionados, a descrição e a análise do cargo a ser preenchido compõem o instrumento de medida a ser utilizado na etapa de avaliação comportamental.

    a avalição comportamental ou também chamada de avaliação de competências é a descrição e analise do canditado e suas habilidades
  • Acredito que o erro está no momento em que o examinador dissocia a descrição e a análise do cargo do processo de planejamento do recrutamento. Ele incorpora essa técnica somente à etapa de avaliação comportamental. Observem que o planejamento do recrutamento, segundo Chiavenatto, é composto pelas seguintes fases: 1 - Pesquisa Interna, 2 - Pesquisa Externa, 3 - Técnicas de Recrutamento a aplicar (fase que se alimenta das duas anteriores).
    Na Pesquisa interna são verificadas as necessidades da organização atinentes às suas carências de recursos humanos a curto, médio e longo prazo. Para esse levantamento ser realizado, leva-se em conta as carências de pessoal e o perfil que os novos participantes deverão possuir e oferecer. Por conseguinte a descrição e análise do cargo é ferramenta fundamental para essa fase (pesquisa interna) do recrutamento.  
  • Instrumentos de medida nada mais são do que os testes psicológicos.

    Na seleção de pessoal são usados para aferir aspectos qualitativos que se queira medir e que sejam exigidos na análise do cargo.

    Portanto, análise e descrição de cargo não compõem os instrumentos de medida, pois não são testes psicológicos, mas, tão somente, orientam o psicólogo na escolha dos instrumentos adequados.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

As fontes de recrutamento externo incluem jornais e publicações profissionais, redes sociais, agências de empregos e instituições de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Para a divulgação da vaga aberta ao público de fora são utilizadas várias técnicas como: consulta de candidatos nos arquivos; apresentação de candidatos por parte de funcionários da empresa; cartazes ou anúncios na portaria da empresa; contatos com sindicatos e associações de classe; contatos com Universidades; escolas; diretórios acadêmicos; centro de integração empresa-escola; contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado; anúncios em jornais, revistas e agências de recrutamento.

    certa

ID
393280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de recrutamento de pessoal.

As decisões de provimento interno de pessoal determinam a maneira pela qual os empregados se movem pelos diversos papéis funcionais dentro da organização.

Alternativas
Comentários
  • Pergunto-lhes: Quando o examinador escreve: As decisões de provimento (preenchimento) interno de pessoal; sua intenção é trazer à tona a técnica de recrutamento interno? Se esse é o seu pensamento, concordo plenamente com a questão, visto que o recrutamento interno realiza o provimento das vagas através da movimentação do seu pessoal. Essa pode ser: Movimentação Vertical (promoção), Movimentação Horizontal (transferência) ou Movimentação diagonal (tranferência com promoção).
  • Acredito que "decisões de provimento" está de acordo com o texto do Marcio. Existindo um recrutamento interno, todas as etapas foram formalizadas e alcançadas, o responsável tem a decisão de promover ou tranferir o subordinado.


ID
393283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

Ao utilizar uma entrevista semiestruturada, o avaliador pode introduzir questões fora de pauta, visando extrair informações mais detalhadas do entrevistado para conhecê-lo melhor; contudo, na grande maioria das vezes, essas informações não servem como parâmetro de comparação entre dois candidatos.

Alternativas
Comentários
  • certa

    A entrevista semi-estruturada é aquela que combina perguntas fechadas e abertas, e que permite ao entrevistado discorrer sobre o tema sugerido sem que o entrevistador fixe a priori determinadas respostas ou condições. Alguns tópicos são selecionados a priori; contudo, as questões reais não o são (Bailey, 1982). Neste sentido, Gil (1993) aponta que a entrevista semi-estruturada é guiada por uma relação de questões de interesse, tal como um roteiro, que o investigador vai explorando ao longo de seu desenvolvimento. Triviños (1992) contribui com o tema quando afirma que a entrevista semi-estruturada parte de alguns questionamentos básicos, apoiados por teorias que interessam à pesquisa, e que, logo após, surgem outras interrogativas à medida que se recebem as respostas dos informantes. Os informantes podem ser submetidos a várias entrevistas para que se obtenha o máximo de informações e para se avaliar as mudanças das respostas em momentos diferentes. Para Selltiz et al. (1974), o papel do entrevistador na entrevista semi-estruturada é servir como catalisador da expressão compreensiva dos sentimentos e crenças do entrevistado, bem como do referencial a partir do qual aqueles sentimentos e crenças adquirem significação pessoal. Atingir esse objetivo requer a criação de um clima no qual o entrevistado se sinta livre para exprimir-se, sem receio de desaprovação, repreensão ou discussão, e sem receber conselhos do entrevistador. Como sugerem Merton, Fiske e Kendall (apud Bailey, 1982; apud Selltiz et al., 1974), quando se pretende realizar uma entrevista semi-estruturada, todas os entrevistados precisam estar envolvidas na situação particular a ser pesquisada. A função do entrevistador é centrar a atenção em determinados acontecimentos e em seus efeitos, pois ele sabe, antecipadamente, quais aspectos de um assunto deseja abranger. A entrevista deve enfocar as experiências subjetivas das pessoas entrevistas de tal modo que se obtenham suas definições da situação.

  • Na entrevista semi-estruturada, o investigador tem uma lista de questões ou tópicos para serem preenchidos ou respondidos, como se fosse um guia. A entrevista tem relativa flexibilidade. As questões não precisam seguir a ordem prevista no guia e poderão ser formuladas novas questões no decorrer da entrevista (MATTOS, 2005). Mas, em geral, a entrevista seguirá o que se encontra planejado. As principais vantagens das entrevistas semi-estruturadas são as seguintes: possibilidade de acesso a informação além do que se listou;esclarecer aspectos da entrevista; gerar pontos de vista, orientações e hipóteses para o aprofundamento da investigação e define novas estratégias e outros instrumentos. (TOMAR, 2007).
  • As informações não servem de parâmetro de comparação entre dois candidatos pq não dá ao outro a chance de responder a mesma pergunta, tendo em vista que a pergunta foi elaborada "fora do roteiro".

ID
393286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

A seleção de estágio único possibilita uma investigação mais criteriosa e demorada, de modo a ratificar informações colhidas em testes preliminares, conferindo maior segurança para uma decisão definitiva de aceitar ou rejeitar um candidato.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na escolha do processo de seleção, pode-se aplicar mais de uma técnica em um processo sequencial, que definirá se o candidato passará à técnica seguinte.
     
    1. Seleção de estágio único: utiliza uma única técnica de seleção, com várias vagas;
    2. Seleção seqüencial de dois estágios: os candidatos aprovados no primeiro estágio passarão pelo segundo estágio;
    3. Seleção seqüencial de três estágios: envolve uma seqüência de três decisões com base em três técnicas de seleção.

    Fonte: http://www.profissionalizando.net.br/administracao-de-empresas/156-recursos-humanos/1486-como-fazer-recrutamento-e-selecao-de-forma-eficaz
  • Vejamos,
    Como pode uma seleção de estágio ÚNICO possibilitar uma avaliação mais CRITERIOSA E DEMORADA? Se ela demora, certamente é pq tem muitas fases. Quanto maior a investigação, maior será a probabilidade de escolher um candidato mais apto.
  • a) Seleção de estágio único de decisão: é a abordagem na qual as decisões se baseiam 
    no resultado de uma única técnica de seleção, podendo ser uma entrevista ou prova de 
    conhecimentos. É o tipo mais simples e imperfeito de seleção.
    http://www.aedb.br/seget/artigos08/8_2008.pdf

ID
393289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

O modelo de colocação propõe-se a posicionar candidatos nos cargos mais adequados às suas características pessoais, a reduzir custos operacionais com o processo seletivo e a alcançar maior eficiência.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de colocação visa "colocar" o único candidato a unica vaga.
    O modelo de seleção que visa posicionar candidatos nos cargos mais adequados às suas necessidades.
  • Só corrigindo a colega, a questão está errada por tratar de um modelo de classificação. Vejamos cada um:

    1. Modelo de colocação: Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
    2. Modelo de seleção: Há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deverá ser admitido. Se reprovado, o candidato é dispensado do processo seletivo, pois existem vários outros candidatos para o cargo vago e apenas um deles poderá ocupá-lo.
    3. Modelo de classificação: Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretendem preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para aquele cargo. Se aprovado é admitido. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos que se pretende preencher, até se esgotarem os cargos vacantes (que estão vagos) e as alternativas restantes. Daí, a denominação classificação.
    Para cada cargo a ser preenchido ocorrem vários candidatos que o disputam, sendo que apenas um deles poderá ocupá-lo, se vier a ser aprovado. O modelo de classificação parte de um conceito ampliado de candidato: a organização não o considera interessado em um único e determinado cargo, mas como candidato da organização e que poderá ser posicionado no cargo mais adequado as suas características pessoais. É a abordagem mais ampla e eficaz.



ID
393292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

Testes psicológicos em seleção de pessoal visam avaliar características do candidato no momento em que ele concorre à vaga e, a partir dessas características, predizer o desempenho que ele teria nas atividades do cargo pretendido.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, uma das vantagens dos testes psicológicos é justamente avaliar o candidato no momento atual e gerar "previsões" para comportamentos futuros, ou seja, como provavelmente o candidato irá se comportar no desempenho da tarefa, o que não seria possível com a aplicação de uma prova, por exemplo.
  • Selecionar é, basicamente, identificar no candidato características compatíveis com o que ele precisará ter e/ou desenvolver para melhor desempenhar sua função, comparando o que o cargo requer com o que o candidato oferece. - manual de avaliação psicológica, coletânea conexãoPsi
  • Predizer = Prognóstico


ID
393295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

O objetivo da utilização de jogos em seleção de pessoal é simular situações que guardem semelhanças com o dia a dia do trabalho e que favoreçam a observação do comportamento dos candidatos.

Alternativas
Comentários

ID
393298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

Inventários biográficos são bons preditores de aspectos comportamentais do candidato, como flexibilidade e motivação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Invetários biográficos: instrumentos padronizados de criatividade

    Inventários biográficos, incluindo uma vasta variedade de itens relativos a hobbies, interesses, atividades durante a infância, produção criativa nos primeiros anos, história educacional e história familiar, são também relacionados, especialmente na literatura norte-americana, a qual inclui vários instrumentos desenvolvidos com esse fim. Segundo Amabile (1983, 1996), a maioria destes foi originalmente desenvolvida em uma base intuitiva e refinada por meio de testes com amostras de indivíduos considerados mais e menos criativos.

    Inventários biográficos, os quais utilizam comportamentos e realizações ocorridas no passado para predizer a criatividade futura; de aplicação em estudos de criativos eminentes e não eminentes.

    Fonte: http://downloads.artmed.com.br/public/A/ALENCAR_Eunice_M_L_Soriano/Medidas_Criatividade/Liberado/cap01.pdf

    https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/14200/1/A%20pessoa%20criativa%3A%20perspectivas%20em%20sa%C3%BAde%20mental.pdf


     

  • O erro da questão está na "(...)como flexibilidade e motivação." ???

  • Exato Mario Takeguma... nem as teorias da motivação conseguem ser bons preditores da motivação... quem dirá um simples inventário biográfico...


ID
393301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A validade preditiva de critério e de conteúdo avalia se o teste pode ser utilizado para alcançar o objetivo a que se destina e mede a qualidade e a confiabilidade do instrumento.

Alternativas
Comentários
  • A validade é considerada um dos mais relevantes aspectos a ser levado em conta para a construção dos Testes Psicológicos e “refere-se àquilo que um teste mede e a quão bem ele faz isso”.
    A verificação das evidências de validade pode ser realizada por meio de conteúdo, critério e construto.
    A validade de conteúdo envolve um exame do conteúdo do teste para verificar se ele abrange uma amostra representativa do domínio de comportamento a ser medido. A validade de conteúdo também serve “para determinar se a escolha dos itens é apropriada e relevante”.
    A validade de critério de um teste refere-se ao grau de eficácia que ele tem em predizer um determinado desempenho de um sujeito. Fachel & Camey (2000) consideram que o teste pode ser um preditor presente ou futuro. Isso quer dizer que se podem distinguir dois tipos de validade de critério: preditiva e concorrente. De acordo com Pasquali (2001), a diferença entre os dois é o tempo que há entre a coleta de informações pelo teste e a coleta de informações sobre o critério. Se for ao mesmo tempo, é validade concorrente. Se os dados de critério forem coletados depois das informações sobre o teste, é validade preditiva.
    A validade de construto é considerada como a forma mais fundamental de validade. Van Kolck (1981) afirma que esse tipo de validade visa pesquisar as qualidades psicológicas que o teste mede. Ela tem sido entendida como o “grau pelo qual o teste mede um construto teórico ou traço para o qual ele foi designado”

     Fonte: http://www.revispsi.uerj.br/v3n2/artigos/Artigo%202%20-%20V3N2.pdf
  • Errada 
    A Fidedignidade que está ligada a confiabilidade e não a validade!

    Validade: se o teste mede realmente aquilo que ele se propõe
    Fidedignidade: refere-se a confiabilidade e precisão do teste
    Padronização: é a uniformidade dos procedimentos, tanto na aplicação, quanto na pontuação  
  • Validade => O teste mede o que se propõe a medir? Fidedignidade => O escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito? Padronização => Há uniformidade dos procedimentos tanto de aplicação quanto de pontuação do teste? Adaptação => O teste corresponde à realidade em que é utilizado?
    Manual de avaliação psicológica, coletânea conexãoPsi    
  • A) Validade Relacionada a conteúdo: Exame sistemático do conteúdo do teste para determinar se os itens cobrem uma amostra representativa do universo do comportamento a ser medido e para determinar se a escolha dos itens é apropriada e relevante

     

    1)    Validade de conteúdo: é feita a partir do julgamento de diferentes juízes ou pessoas de reconhecido saber na área. Analisam a representatividade dos itens em relação aos conceitos e a relevância dos objetivos a medir

     

    2)    Validade de face (também denominada validade aparente): diz respeito à linguagem, a forma com que o conteúdo está sendo apresentado. Ex: um teste planejado para crianças e depois utilizado em adultos não terá validade de face. É avaliada por juízes e especialistas

     

    B) Validade relacionada a critério: aborda a qualidade da escala ou teste de funcionar como um preditor presente ou futuro de outra variável, operacionalmente independente, chamada critério.

    Ex: a) teste de inteligência como preditor do desempenho escolar

    b) questionário para avaliar transtornos psiquiátricos poderia ser validada se os resultados fossem comparados com o diagnóstico feito com base em entrevistas clínicas

     

    1)    Validade concorrente: a obtenção dos escores do teste e do critério são simultâneas. Trata da qualidade com que a escala pode descrever um critério presente

     

    2)    Validade preditiva: fará previsões (futuro). Trata da qualidade com que um teste pode predizer um critério futuro. Ex: teste de depressão poderá ser validado se os escores altos no teste forem confirmados por diagnósticos clínicos a posteriori.

     http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iva_k4CPeOsJ:xa.yimg.com/kq/groups/21724067/883065742/name/validade%2Be%2Bfidedignidade.doc+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Livro: Psicodiagnóstico - V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "O objetivo ao construir essas escalas, é que essas medias sejam o mais precisas possível e que meçam realmente o que se estava querendo medir. Esses dois conceitos dizem respeito à fidedignidade (precisão, exatidão) e à validade das escalas de medidas, respectivamente, [...]" Pág. 158

    .

    "Métodos de fidedignidade:

    - Método de teste-reteste

    - Método as formas paralelas

    - Método das metades

    - Coeficientes de consistência interna" Pág. 160

    .

    "Métodos de validade:

    1- Validade relacionada a conteúdo

    1.1-  validade de conteúdo

    1.2- validade de face

    2- Validade relacionada a critério

    2.1- validade concorrente

    2.2- validade preditiva

    3- Validade relacionada à constructo

    3.1- validade convergente

    3.2- validade discriminante

    3.3- validade fatorial" Pág. 163

    .

    Validade preditiva está relacionada à critério e não ao conteúdo, além de ter como objetivo determinar se o teste mede aquilo que se destina a medir. Confiabilidade não é uma palavra utilizada no contexto dos testes psicológicos, e sim fidedignidade. Portanto, a questão encontra-se errada. 


ID
393304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A validação preditiva é vital quando se trata de desenvolver testes para um processo seletivo, especialmente pela rapidez com que é possível verificar a relevância para as características que se deseja observar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Validade preditiva: os dados de critério são coletados depois das informações sobre o teste.

  • Realmente é depois, mas acho que a parte errada é "especialmente pela rapidez que é possível verificar a relevância...". Uma avaliação rápida e simplista dificilmente tem boa validação preditiva.

    Acredito que seria mais realista e cientificamente adequado se estivesse escrito: "especialmente pela dificuldade e tempo necessário para verificar a relevância para as características que se deseja observar."

    Por exemplo, se você quer verificar que um indivíduo é pró-ativo no trabalho, ele ser pró-ativo uma vez na situação de teste não é suficiente para afirmar com segurança que ele vai ser assim no trabalho. Eu faria no mínimo três testes diferentes antes de ter segurança em afirmar isso.
  • A Validade Preditiva trata da qualidade com que um teste pode predizer um critérios futuro, portanto, não se "verifica rapidamente". O termo correto é Validade Concorrente, que se refere à qualidade com que a escala pode descrever um critério presente, ou seja, "verifica-se rapidamente".  
     

  • Para enteder o erro dessa questão devemos dividi-la.A parte correta da questão é a seguinte:"A validação preditiva é vital quando se trata de desenvolver testes para um processo seletivo..".Correto, pois quando um critério é avaliado no futuro, fala-se de validade preditiva, e o processo seletivo busca justamente  predizer o desempenho(ou habilidade) futuro.Porém, a questão peca quando diz:".. especialmente pela rapidez.. a relevância para as características..".Primeiramnete, validação não tem nada a ver com rapidez de processo avaliativo.A validade pode ser verificada sob diferentes perspectivas, enfocando-se o construto, o conteúdo e/ou o critério.E aí quando fala em relevância para as características, penso que foi o momento que o examinador parou para puxar uma baseado e voltou para finalizar a questão.

  • Encontrei o seguinte:

     

    "[...] o procedimento de validade preditiva é extremamente relevante para mostrar que os testes usados na seleção de pessoal são ferramentas verdadeiramente úteis."

    FONTE: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000200008

     

    Portanto, uma vez que o gabarito está errado, o erro da questão só pode estar na relação da validade preditiva do teste com "rapidez com que é possível verificar a relevância para as características que se deseja observar."

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Livro: Psicodiagnóstico - V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "Validade preditiva: A validade preditiva fara previsões para o futuro. Assim, por exemplo, um teste de depressão poderá ser valiado se os escores altos no teste forem confirmados por diagnóstico clínicos a posteriori. Validade preditiva trata, então, da qualidade com que uma escala pode predizer um critério futuro." Pág. 164

     


ID
393307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A adequação de um teste para avaliar perfil comportamental evita ocorrências de exclusão e discriminação de candidatos, mas as dificuldades de aplicação e avaliação aumentam o custo e o tempo de elaboração.

Alternativas
Comentários
  • errada

    não há referências sobre o aumento de custo e e tempo de elaboração. isso depende do aplicador. se ele tiver pratica, a elaboração será rápida.
  • Acredito que o erro esteja em dizer que a adequação de um teste evita as ocorrências de exclusão, isso dependerá mais da posturá ética do profissional. 

  • Errada,
    De fato é mais caro e leva mais tempo de elaboração do que a maioria dos métodos de seleção, como entrevista por exemplo. Também acredito que o erro está em dizer que a evita a ocorrência de exclusão e discriminação dos candidatos. Afinal, exclusão e discriminação no sentindo de separação e escolha é o objetivo de todo processo de seleção de candidatos e não deve ser um fim a ser evitado e sim buscado pelo teste.

  • Acredito que os testes tem uma economia a longo prazo, visto que, ao selecionar um candidato através de testes os mesmos tendem a se manter no cargo, pois a seleção se torna mais acertiva e diminui a ocorrência de abandono e desistência do cargo.

     

  • A adequação de um teste para avaliar perfil comportamental evita ocorrências de exclusão e discriminação de candidatos...

    Perfeito o comentário do meu xará.

    Falou em "candidatos", falou em seleção de pessoal.

    Todo processo seletivo é um processo de discriminação e exclusão.

    Discriminar significa diferenciar uma opção; destacá-la entre as demais.

    Ao fazer uma escolha, todas as demais opções são, naturalmente, excluídas.

     

    mas as dificuldades de aplicação e avaliação aumentam o custo e o tempo de elaboração.

    OK!

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

Ao preparar os procedimentos de seleção, o psicólogo deve considerar medidas que avaliem características dos candidatos ponderadas na análise da função e que sejam potenciais preditores do desempenho futuro.

Alternativas
Comentários
  • 1º - O processo de seleção inclui procedimento de avaliação.

    2º - Cada objeto demanda uma ferramenta adequada para avaliá-lo.

    3º - O objetivo é ser possível selecionar aqueles que vão desempenhar melhor as tarefas daquele trabalho.


    Exemplo: na entrevista por competências, em processo de seleção, o foco está nas características exigidas pelo cargo, características tanto técnicas como comportamentais. O mapeamento de competências serve como otimizador de processos seletivos que tenham por objetivo contratar um determinado perfil esperado. Neste caso, a avaliação de desempenho é um dos principais elementos utilizados como "validador" do processo seletivo, pois ela permite (dentro do seu formato e contexto) ver como o trabalhador se saiu (até porque o desempenho é tido como expressão da competência).


ID
393313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

O novo enfoque que orienta os processos seletivos recai sobre a busca de pessoas flexíveis, que se ajustem às mudanças contínuas que ocorrem no mundo organizacional, em detrimento daquelas adequadas a uma tarefa específica.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Nas duas últimas décadas, as organizações alteraram a sua estrutura e o desenho das suas funções. De organizações buro­cráticas, estáveis e com funções especializadas, mudam para organi­zações em permanente mutação com funções que exigem flexibilidade, inovação e predisposição e/ou habilidades para trabalhar em equipe. 

    No paradigma contemporâneo, as atividades de recrutamento e seleção não mais possuem como principal característica a busca pelo trabalhador que execute apenas uma função específica, estática dentro da empresa. A utopia agora é encontrar o homem certo para lugares incertos (Palharini, 2001). O objetivo é que as pessoas sejam selecionadas para uma carreira em longo prazo na empresa e não simplesmente para ocupar um cargo específico em curto prazo. O enfoque agora está nas pessoas e em suas competências. O mapeamento dessas competências possibilita as escolhas estratégicas feitas pela empresa. O próximo passo é identificar se as competências necessárias estão presentes na organização. Caso contrário, desenvolvê-las ou buscá-las no mercado. Segundo Motta (2001), as organizações procuram um funcionário global.

    Fonte: www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/cadernosdoichf/.../353




ID
393316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

Testes que medem dimensões específicas da inteligência, a exemplo de habilidades verbal, numérica e de percepção, costumam ser bons preditores do desempenho futuro do candidato no cargo.

Alternativas
Comentários
  • certo!!!
    cada vez mais são utilizados testes para verificar a aptidão do candidato ao cargo.
  • Alguém conhece uma referência bibliográfica sobre esse assunto especificamente?

  • ´Spector (2010) fala do uso de testes que avaliem a inteligência emocional em suas dimensões quanto a habilidades verba, de percepção, numérica etc;

  • certo afinal é pra isso que eu faço concurso, todos que passam são inteligentes por isso o serviço é de uma velocidade impressionante. 

  • não sabia que a habilidade perceptiva era um tipo de inteligência

ID
393328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

Ante o sentimento de injustiça organizacional manifestado pelos funcionários, a organização deve descartar a criação de uma comissão de avaliação de desempenho, pelo fato de as pessoas sentirem-se julgadas e inferiorizadas com esse método.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação do desempenho é um processo de redução da incerteza e, ao mesmo tempo, de busca de consonância. A avaliação reduz a incerteza do funcionário ao proporcionar retroação a respeito do seu desempenho. Ela busca a consonância na medida em que proporciona a troca de idéias e concordância de conceitos entre funcionários e seu gerente. Na realidade, a avaliação do desempenho deve mostrar ao funcionário o que as pessoas pensam sobre o seu trabalho e sua contribuição à organização e ao cliente.
    (...)
    Alternativas para avaliações de desempenho:

    1) AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

    2) O GERENTE

    3) O INDIVÍDUO E O GERENTE

    4) A EQUIPE DE TRABALHO

    5) A AVALIAÇÃO DE 360º GRAUS

    6) A AVALIAÇÃO PARA CIMA

    7) A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
    Em algumas organizações, a avaliação do desempenho é atribuída a uma comissão especialmente designada para esta finalidade.
    Trata-se de uma avaliação coletiva feita por um grupo de pessoas direta ou indiretamente interessadas no desempenho dos funcionários.
    A comissão é geralmente constituída de pessoas pertencentes a diversos órgãos ou unidades organizacionais e é formada de membros permanentes e membros transitórios.
    Os membros permanentes e estáveis (como o presidente da organização ou seu representante, o dirigente do órgão de RH e o especialista em avaliação do desempenho) participam de todas as avaliações e o seu papel é moderar e assegurar a manutenção do equilíbrio dos julgamentos, do atendimento aos padrões organizacionais e da constância do sistema.
    Os membros transitórios são os gerentes de cada funcionário avaliado e o seu respectivo superior.
    Apesar da evidente distribuição de forças, esta alternativa é bastante criticada pelo seu aspecto fortemente centralizador e pelo seu espírito de julgamento quanto ao passado. Por esta razão, dificilmente a comissão central consegue focalizar a orientação e a melhoria contínua do desempenho.
    A comissão representa uma terceira parte, isto é, um elemento externo e estranho ao relacionamento entre o funcionário e seu superior. Não deixa de ser alternativa onerosa, trabalhosa e demorada, já que todos os funcionários devem passar pelo crivo da comissão.
    Além disso, as pessoas avaliadas se sentem inferiorizadas, como se o seu desempenho dependesse de uma comissão que a todos julga, aprova ou desaprova. --> No caso de uma organização na qual os funcionários já se sentem injustiçados isso se torna potencializado.

    8) O ÓRGÃO DE RH

    FONTE: http://www.cursosnocd.com.br/recursos-humanos/quem-deve-fazer-a-avaliacao-de-desempenho.htm

     

ID
393331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

O instrumento de avaliação denominado método de escalas gráficas foi criado com o objetivo de se evitarem a subjetividade e a generalização características do método conhecido como escolha forçada.

Alternativas
Comentários
  • A propria questao se responde...como um método pode ter subjetividade e generalização como características simultaneas?

    Método da Escolha Forçada: Consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio e frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher, forçosamente, apenas uma ou duas alternativas, que mais se aplicam ao desempenho do empregado avaliado. As frases podem variar, porem basicamente existem duas formas de composição: 1- os blocos são formados por duas frases de significado positivo e de duas de significado negativo. O supervisor ou avaliador, ao julgar o empregado, escolhe a frase que mais se aplica e a que menos se aplica ao desempenho do avaliado. 2- Os blocos são formados apenas por quatro frases com significado positivo. O supervisor ou avaliador, ao julgar o empregado, escolhe as frases que mais se aplicam ao desempenho do avaliado.

    Métodos da Escala Gráfica: É o método de Avaliação de desempenho mais utilizado, divulgado e simples. Exige muitos cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador para evitar interferências. Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho; enquanto as colunas em sentido vertical, representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretende avaliar.



  • Segundo o Professor Marcelo Camacho, a afirmativa correta seria: O instrumento de avaliação denominado escolha forçada foi criado com o objetivo de se evitarem a subjetividade e a generalização características do método conhecido como método de escalas gráficas.
  • Conceitos invertidos, é justamente ao contrário!


ID
393334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho dos funcionários, quando realizada pelo gestor, resulta em maior liberdade e flexibilidade, pois o gestor é o profissional detentor de conhecimento especializado para elaborar e desenvolver um plano sistemático de avaliação do pessoal a ele subordinado.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de desempenho dos funcionários, quando realizada pelo gestor resulta em maior liberdade e flexibilidade. A GESTÃO DE PESSOAS é a detentora de conhecimentos especializado para elaborar e desenvolver um plano sistemático de avaliaçao de pessoal. Embora o Gestor participe. A G.P desenvolve e o Gestor APLICA com suporte da própria GP.
    CHIAVENATO -  (Gestão de Pessoas, 9ª tiragem, p. 193)
  • Não entendi , o gabarito diz que a resposta   é " errado". o seu comentério afirma que a resposta é "certo".  Explique melhor.
  • Olá! Eu não disse que está certo. O gabarito está errado. Eu repeti a primeira frase (...quando realizada pelo gestor, resulta em maior liberdade e flexibilidade... ATÉ AQUI ESTÁ CERTO), mas observe o que escrevi depois. NÃO É O GESTOR DETENTOR DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS e sim a área de GESTÃO DE PESSOAS. Aí está o erro da questão. Talvez eu tenha me expressado mal na resposta anterior. Tudo ok agora?! Bons Estudos.

ID
393337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

Diferentemente dos métodos de avaliação tradicionais, a avaliação participativa por objetivos começa pela focalização do que se almeja para o futuro, sendo o seu emprego recomendado nos casos em que se objetiva agregar valor à instituição.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Participativa Por Objetivos (APPO)

    Algumas organizações estão adotando um avançado sistema de administração do desempenho no qual participam ativamente o funcionário e o seu gerente. Nesse sistema se adota uma técnica de intenso relacionamento e de visão pro ativa. E aqui ressurge a velha Administração por Objetivos (APO), agora com novas roupagens e sem aqueles conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, autocracia e contínuo estado de tensão e aflição dos envolvidos que caracterizam a sua implantação na maioria de nossas organizações.

    APPO é democrática, participativa, envolvente e motivadora. Envolve as etapas:

    1) Formulação de Objetivos consensuais (gerente e funcionário);
    2) Comprometimento pessoal para alcançar os objetivos conjuntamente formulados;
    3) Negociação dos recursos e meios necessários para alcançar os objetivos (materiais, equipamentos, equipe de trabalho, treinamento e desenvolvimento, outros);
    4) Desempenho (funcionário escolhe seus meios de alcançar os objetivos);
    5) Monitoração constante dos resultados (auto-avaliação, se necessário o gerente o auxilia);
    6) Retroação intensiva e contínua (funcionário precisa saber avaliar como está seu trabalho).
    Fonte:http://www.cursosnocd.com.br/recursos-humanos/avaliacao-participativa-por-objetivos-appo.htm
  • * A Avaliação participativa por objetivos está mais orientada para o planejamento do desempenho futuro do que para o julgamento do desempenho passado. Procura orientar o desempenho para fins e objetivos previamente negociados, fixados, cercá-lo de todos os recursos necessários para a sua adequada consecução, medi-lo com medições adequadas e comparativas e, sobretudo, procura dar-lhe consistência através de constante retroação e avaliação contínua.
    * Os objetivos devem ser negociados para que haja comprometimento. Isso depende do contrato de desempenho que estabelece as expectativas e os compromissos para o próximo período por escrito. O contrato é um acordo negociado entre gerente e subordinado a respeito das responsabilidades do subordinado e do gerente durante o período considerado e das metas e objetivos que devem ser alcançados. O subordinado executa tarefas enquanto o gerente proporciona os recursos necessários para isso. O contrato de desempenho se baseia em 2 peças principais: 1) relatório de responsabilidades básicas (relaciona todas as atividades que o funcionário deverá desempenhar) e padrões de desempenho para cada uma delas (se referem a descrições dos resultados ou objetivos a serem alcançados).

    Fonte: Gestão de pessoas de Idalberto Chiavenato e Administração de RH de Jean Marras.

ID
393340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

Os dois grandes eixos que orientam o conteúdo das ferramentas de avaliação de desempenho são as chamadas avaliações por objetivos e as avaliações por competências.

Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS MODERNOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 

    Estão surgindo novos métodos de avaliação do desempenho que se caracterizam por uma colocação nova do assunto: auto-avaliação e autodireção das pessoas, maior participação do funcionário em seu próprio planejamento de desenvolvimento pessoal; foco no futuro e na melhoria contínua do desempenho. 


    4.1 AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS 

    Nesse sistema se adota uma técnica de intenso relacionamento e de visão pró-ativa. A avaliação participativa por objetivos é democrática, participativa, envolvente e motivadora. A avaliação do desempenho segue em seis etapas: 
    - Formulação dos objetivos consensuais; 
    - Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; 
    - Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; 
    - Desempenho; 
    - Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados; 
    - Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta. 

    4.2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS 

    A gestão por competências é um sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função. 
    O gerenciamento baseado em competências é uma ferramenta que identifica as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional, e também as lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas e fornece recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos. Isso representa uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários. É também uma maneira simples de melhorar o desempenho. 

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/avaliacao-do-desempenho-por-competencias/23428/

  • Conheço o conceito de ambas, sei da importância delas... só queria saber onde é que está escrito que elas são:
    "dois grandes eixos que orientam o conteúdo das ferramentas de avaliação de desempenho"


ID
393343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

Apesar da disseminação da tendência que preconiza o trabalho em equipe e a autorresponsabilização, a avaliação de desempenho nas organizações, na maior parte das vezes, ainda é realizada pelo superior hierárquico, mantendo-se o foco no desempenho individual.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque está certo, já que no próprio livro do Chiavenato diz que há uma forte tendência a mudança da avaliação por um superior para a avaliação conjunta. Se alguém souber me explicar ficarei agradecida.

  • Eles estão referindo-se ao contexto atual, qual o modelo de avaliação que costuma ser encontrado na maioria das organizações (avaliação pelos gestores), mesmo que a recomendação dos teóricos seja a avaliação participativa. Só não sei de onde essa informação foi tirada.

  • É puramente por questões de tempo despendido, custo... resistência em aplicar métodos inovadores.



    A avaliação de desempenho, mesmo que individual, exige organização e planejamento porque todos os funcionários da empresa são avaliados (Trabalhoso)

    A avaliação de desempenho é um processo lento e de longo prazo. Nem sempre a organização tem tempo necessário para realizar se quer a avaliação de desempenho individual, quanto mais técnicas 360º, por exemplo, que envolve um número maior de participantes (Demorado). É o chamado, "dos males o menor", no caso aqui, o menos demorado, menos custoso, o que "já estou acostumado a realizar e mudar pra quê se sempre foi assim"... então, se é exigível que se faça que ao menos seja o que sempre fiz, avaliação individual.




ID
393346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A avaliação por competências no formato 360 graus é pouco utilizada como suporte no desenvolvimento de pessoal e carreira, visto que a efetividade desse tipo de avaliação demanda alto grau de maturidade das equipes.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os objetivos principais do Sistema de Avaliação 360 Graus são:

    .
    propiciar um feedback objetivo e cuidadoso, que possa identificar e desenvolver competências, habilidades e comportamentos de um empregado ou de vários;

    . melhorar a comunicação entre as pessoas da equipe, estimular o líder ou facilitador, bem como fornecer sustentação para o trabalho em equipe;

    . contribuir com informações relevantes para os processos de promoção dos empregados, plano de carreira e sucessão;

    . estimular a busca pelo conhecimento, maximizando as atividades de treinamento e reciclagem dos empregados;

    . provocar mudanças na cultura organizacional da empresa;

    . estimular o empregado à busca de melhoria contínua, principalmente quando a avaliação fizer parte de um sistema integrado de desenvolvimento profissional, premiações, bônus ou promoções.

     

    As limitações da avaliação 360°:

    Um dos fatores que contribui para a falha no feedback 360 são as “rinchas” pessoais que os participantes têm entre eles, se não houver um nível de maturidade entre os funcionários há uma disfunção na avaliação (Fares, 2003).

  • Não entendi porque estaria errada essa questão. Deve sim haver um nível de maturidade para a utilização do método. Será que o que está errado é a afirmação que esse método é pouco utilizado? Dei uma pesquisada e vi um artigo falando que 90% das 1000 principais empresas americanas estão utilizando essa avaliação e que 25% das grandes empresas brasileiras estão utilizando-a também.

  • Eu acho que esta questão está certa pois avaliadores imaturos não separam profissional de pessoal e podem prejudicar a avaliação por questões pessoais, richas...
  • O erro da questão encontra-se no fato de afirmar que a avaliação por competência no formato 360 graus é pouco utilizada.
    Pelo contrário, a avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores. É uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas.
  • A questão é de estatística gente. Não basta saber que uma das desvantagens dessa técnica é a necessidade de maturidade, mas sim, se apesar dessa desvantagem a técnica é pouco ou muito utilizada. 

  • Considerei a questão errada pois parece contradizer a questão Q131112, considerada certa: 

    "Apesar da disseminação da tendência que preconiza o trabalho em equipe e a autorresponsabilização, a avaliação de desempenho nas organizações, na maior parte das vezes, ainda é realizada pelo superior hierárquico, mantendo-se o foco no desempenho" individual.

  • Resta a dúvida sobre o porquê dessa técnica ser pouco utilizada. Eu não tenho as referências, mas já ouvi falar que a dificuldade de aplicaçãon, além da imaturidade, é a quantidade de tempo e esforço despendido em uma avaliação de 360 graus. Será que é isso?

  • "A avaliação por competências no formato 360 graus é pouco utilizada como suporte no desenvolvimento de pessoal e carreira, visto que a efetividade desse tipo de avaliação demanda alto grau de maturidade das equipes."


    É o único erro da questão. Pois, uma leitura, por mais breve que seja, em textos que citam tal avaliação há uma unanimidade de que a técnica 360º é muito utilizada pelas empresas. A segunda parte está correta, "a efetividade desse tipo de avaliação demanda alto grau de maturidade das equipes.".
  • A meu ver a questão estar certa. Ele fala "visto que", se tivesse falado sobretudo estaria errada, porque o maior motivo de nao ser utilizado são os recursos financeiros, depois podemos falar de maturidade, que também é um dos motivos de nao ser utilizada



  • A questão está ERRADA. Pois avaliação de 360G é MUITO utilizada.

    A Vantagem dessa Avaliação de 360G  permite autopercepção- identificação "de como as pessoas me percebem". E diminuem o erro de avaliação. Porque todo mundo avalia todo mundo.

    O CHEFE AVALIA O FUNCIONÁRIO.

    O FUNCIONÁRIO AVALIA O GERENTE.

    O CLIENTE AVALIA O FUNCIONÁRIO.

    AUTOAVALIAÇÃO.

    O FORNECEDOR AVALIA ELE MESMO.

    O COLEGA AVALIA O OUTRO.

  • A questão tem 2 partes. A 1ª está errada.

     

     

    → A avaliação por competências no formato 360 graus é pouco utilizada como suporte no desenvolvimento de pessoal e

         carreira...

         "A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo principal

         contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores. É uma importante ferramenta da gestão estratégica de

         pessoas."

         FONTE: http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-360-graus-o-que-e-e-como-funciona/

     

    → visto que a efetividade desse tipo de avaliação demanda alto grau de maturidade das equipes.

         "[...] para implementação da avaliação 360 graus, é necessário que os envolvidos no processo apresentem bastante maturidade."

         (RIBAS & SALIM, 2013, p. 216).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Poxa errei por causa do "Pouca"... é muito utilizada né ? Essa não erro mais!


ID
393349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

O sucesso da avaliação por objetivos independe da correta aplicação da teoria de liderança situacional.

Alternativas
Comentários
  • Variáveis que Interferem no Programa de Avaliação de Desempenho

    Assim como uma empresa/instituição necessita de recursos diversos - dimensionados em sua infra-estrutura - para funcionar e apresentar bons resultados, existem, também, certas condições que sustentam o desempenho humano. Estas condições são formadas por quatro componentes básicos: qualificação profissional, cultura organizacional, estilo gerencial e ambiente externo.
    A influência do Estilo Gerencial no desempenho setorial e individual reside no fato de ser o gerente ou supervisor diretamente responsável pela gerência deste desempenho. A participação direta ou indireta dos subordinados na formulação das metas a serem alcançadas, a operacionalização do processo, desde a fase de negociação do desempenho, o acompanhamento do desempenho, as alterações de rumo que se fazem necessárias, a avaliação propriamente dita, tudo isto são ações que fazem parte do dia-a-dia de trabalho do gerente e que são fundamentais para o alcance dos resultados estabelecidos. O gerente passa a desempenhar um papel importante de educador no desenvolvimento profissional de sua equipe. Ele precisa especificar o que é um desempenho adequado e, antes de começar o trabalho de desenvolvimento da equipe, verificar qual é o desempenho atual e qual o grau de capacidade da equipe para assumir novas responsabilidades. Durante a fase de combinação dos objetivos, é importante que seja escolhido um estilo adequado de gerência. Neste caso, a teoria de liderança situacional de Hersey e Blanchard é a que melhor se aplica por enfatizar que os administradores devem escolher o estilo de gerência a ser utilizado de acordo com os objetivos e as necessidades do indivíduo.

    Fonte: http://www.avm.edu.br/monopdf/23/Fernanda%20Fagundes%20Gomes%20Viana%20Pacheco.pdf

    QUESTÃO ERRADA
  • Andressa, não conseui encontrar a fonte indica atraves do link. 

  • Na verdade é o contrário, o sucesso da avaliação por objetivos depende da correta aplicação da teoria de liderança situacional.


    Avaliação de desempenho por objetivos: O estilo de liderança adequado
    OBSERVAÇÃO: O estilo adequado de liderança deverá ser pontuado ainda durante a fase de combinação de objetivos. 

    Por exemplo, caso haja quatro objetivos combinados, o estilo de liderança a ser adotado pelo gerente pode ser bem diferente para cada um dos objetivos destacados.

    A literatura da área aponta para ampla referência feita à aplicação da teoria de Liderança Situacional, que mais combina com o método de avaliação por objetivos.

    Destaca-se que sem a aplicação correta da liderança situacional é pouco provável que ocorra sucesso no programa, isso porque o líder poderá ter a tendência de sempre deixar por conta do subordinado a consecução do objetivo sem fornecer o apoio necessário quando a capacitação do trabalhador for menor do que a requerida para a realização do objetivo.

    A Teoria da Liderança Situacional apresenta como pressuposto básico a adoção de quatro estilos combinados de:

    • Orientação voltada à tarefa; 

    • Orientação voltada às relações e que norteiam o comportamento gerencial, principalmente em relação a cada atividade que o funcionário deverá realizar.
    Quando a capacidade do funcionário for menor em relação à tarefa que deveria realizar, será extremamente urgente que o líder tenha maior estruturação do trabalho, apresentando ênfase total na tarefa. E, à medida que é aumentada a capacidade do funcionário em questão, exige-se do líder maior apoio sócioemocional, enfatizando-se assim, as relações, e menor estruturação do trabalho.

    A partir do momento em que a capacidade do trabalhador demonstra-se ideal, não necessitará mais de nenhum tipo de apoio, tanto de estruturação de tarefa quanto socioemocional por parte do gestor.

    Para cada escolha do estilo adequado de liderança, é preciso que seja verificado também a disposição e o entusiasmo dos funcionários em relação ao cumprimento das tarefas a serem desempenhadas.

    Pontua-se que o estilo de liderança é variável em relação a cada sujeito da equipe e em relação a cada objetivo a ser conquistado pela pessoa. Dessa forma, também o estilo pode variar no transcorrer desse percurso, caso seja percebido elevação de experiência do trabalhador em relação às atividades executadas.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/35348/avaliacao-de-desempenho-por-objetivos-o-estilo-de-lideranca-adequado#ixzz37N6ldW3N




ID
393352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

De acordo com Allport, os indivíduos diferem entre si quanto ao comportamento e aos processos cognitivos em decorrência da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De acordo com Allport, os indivíduos diferem entre si quanto
    aos comportamento e aos processos cognitivos em decorrência da aprendizagem traços

    Na psicologia, a teoria dos traços de personalidade é uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre os indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.
  • "Para Allport (1966), a personalidade é a organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seu pensamento característico. A Personalidade é a síntese integral das atividades psíquicas, e é atributo característico do homem. É difícil dizer que um bebê recém-nascido tenha personalidade, pois não tem a organização característica de sistemas psicofísicos (o funcionamento da personalidade inseparável corpo e mente). Para o autor a personalidade começa no nascimento, o bebê tem uma personalidade potencial: é quase inevitável que certas capacidades se desenvolvam. O físico, temperamento e inteligência, ou seja, fatores orgânicos, psíquicos, sociais e culturais, são a matéria prima da personalidade, embora com o passar dos anos, passe por lenta maturação. Dentre os três, o físico é o mais visivelmente ligado à hereditariedade, mas existem muitos estudos que provam que as bases do temperamento, e da inteligência são também determinados geneticamente. O autor alerta que, os três fatores, dentro de certos limites, são influenciados, durante a vida, por nutrição, saúde, doença, ambiente. Na estrutura da personalidade, distinguem-se: a constituição, o temperamento, o caráter e o Eu."http://www.efdeportes.com/efd53/nervoso.htm 



     

  • Para corroborar a sua ênfase na singularidade da personalidade, Allport afirmou que refletimos a nossa hereditariedade e o nosso ambiente. A hereditariedade fornece a matéria-prima da personalidade (como o físico, a inteligência e o temperamento), que pode ser moldada, ampliada ou limitada pelas condições do nosso ambiente. Dessa forma, Allport invocava as variáveis pessoais e situacionais para mostrar a importância da genética e da aprendizagem. No entanto o nosso histórico genético é responsável pela maior parte da nossa singularidade. Fonte: Livro "Teorias da Personalidade", Schultz & Schultz.
  • Errado.

    Na teoria de traços, Allport enfatiza a singularidade no que se refere aos pensamentos e ações (que são característicos de cada pessoa). No entanto, tais processos não se dão em decorrência da aprendizagem, e sim, de traços (predisposições consistentes e duradouras para responder igualmente, ou de maneira semelhante, a estímulos diferentes) e da autonomia funcional (relacionada à motivação).

  • As caracteristicas genéticas tornaria as pessoas diferentes e as ambientais como a aprendizagem e cultura determinam as semelhanças entre as pessoas.


ID
393355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

A ênfase na descrição sistemática da personalidade e no desenvolvimento de técnicas para mensurá-la caracteriza a abordagem teórica e empírica de Cattel.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Cattell foi um dos precursores no uso da análise fatorial para o estudo de variáveis múltiplas, propondo o seu modelo dos 16-PF (Dezesseis Fatores de Personalidade), com a finalidade de obter um conjunto consistente de itens capaz de medir objetivamente a personalidade (Cattell & Cattell, 1995; Jesus, 2001; Queiroga, 2002).
  • Para Cattel, a personalidade é aquilo que permite uma predição do que uma pessoa fará em uma dada situação. “A ciência requer mensuração.” Cattel


  • Certo. Cattell desenvolveu a teoria dos 16 fatores, na qual utilizava a análise fatorial como técnica.

  • Em 1890 James McKeen Cattel usa o termo "teste mental" para anunciar a agenda de sua Bateria de Testes Galtonianos

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n23/13.pdf



ID
393358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

O conceito de inconsciente e a relevância das experiências infantis são pressupostos tanto da teoria psicanalítica quanto da teoria sociopsicanalítica, para a compreensão da personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Teoria sociopsicanalítica: Karen Horney

  • Sim, Erik Erikson também leva em conta esse tema.


ID
393361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

Ao enfatizar o empenho consciente e o self criativo, Alfred Adler se contrapôs ao determinismo inconsciente de Freud.

Alternativas
Comentários
  • O self criativo (criador), unitário e consciente, é soberano na estrutura da personalidade. Self criador afirma que o homem forma sua própria personalidade.

    Adler deu forma a uma teoria humanística da personalidade que é a  antítese da concepção que Freud tem do homem.

    (Hall e Lindzey, Teorias da Personalidade)

  • Self criativo para Adler – self como sistema subjetivo e altamente personalizado, que interpreta e dá sentido as experiências do sujeito; por vezes é unitário, soberano e consistente na estrutura da personalidade.

    Enfatizava a singularidade da personalidade e acreditava que a consciência era o centro da personalidade.

    Finalismo ficcional (Vaihinger) – supõe que os humanos vivem por ideias puramente ficcional, sem necessariamente, um equivalente real.

    Busca de superioridade – pressupôs que nos motivamos através da agressividade (contrário de passividade), posteriormente pela busca do poder e finalmente pela busca da superioridade.

    Complexo de inferioridade – todas as crianças são dotadas de um sentimento de inferioridade.


  • CERTO

    Para aqueles que têm limite de questões.

  • Correto. Para Adler, a consciência é o centro da personalidade (ao contrário do que postulava Freud). Além do mais, com o conceito de Self Criativo (ou Poder Criativo do Self), Adler trouxe a luz a habilidade do indivíduo para criar um estilo de vida apropriado à busca da perfeição, o que foge do determinismo proposto por Freud.

  • Segundo Ribeiro (1995, p. 3) Alfred Adler afirma que: “Diferentemente da posição freudiana, segundo a qual o comportamento humano é determinado pelos instintos, [...] o indivíduo é movido, em primeiro lugar, por instâncias sociais.”

    Fonte: Ribeiro, J. P. (1995). Psicoterapia Grupo Analitico. Casa do Psicólogo.

  • "[...] em contraste com Freud, que colocava ênfase muito acentuada nos componentes inconscientes do comportamento, Adler entendia que as pessoas psicologicamente saudáveis tendem a ser conscientes do que estão fazendo e de por que estão fazendo."

    (FEIST, J; FEIST, J; ROBERTS, T. Teorias de Personalidade. 8. ed. - Porto Alegre: AMGH, 2015, p. 46)

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • CERTO!


    Self criativo: habilidade de criar um estilo de vida apropriado. Não é determinado. É construído.


    Fonte: Teorias da Personalidade - Schultz e Schultz


    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
393364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na teoria da personalidade de Karen Horney, julgue os itens seguintes.

Karen Horney defende a tese de que a psicologia feminina se fundamenta na falta de confiança e na ênfase exagerada nos relacionamentos.

Alternativas
Comentários
  • Freud observou que as atitudes e os sentimentos distintivos das mulheres e seu conflito mais profundo originavam-se de seu sentimento de inferioridade genital e de seu ciúme do homem.

    Horney acreditava que a psicologia feminina baseia-se na falta de confiança e em uma ênfase exagerada no relacionamento amoroso, e tem pouco a ver com a anatomia de seus órgãos sexuais.

    Fonte: http://amigonerd.net/trabalho/28614-karen-horney

  • Hall, Lindzey e Campbell (2000) trazem que Karen Horney transformou, em sua teoria, o foco instintual de Freud em um foco cultural. Para ela, as preocupações com segurança e alienação intrapsíquica e interpessoal constituem as forças motivacionais primárias da personalidade.
    Segindo essa linha mais social, na qual as relações que o indivíduo mantém são determinantes na constituição da sua personalidade, Horney acreditava que a psicologia feminina baseava-se na falta de confiança e em uma ênfase exagerada no relacionamento amoroso, e tem pouco a ver com a anatomia de seus órgãos genitais.
  • Correto.

    Para Horney, todas as pessoas tem a necessidade de segurança que, na infância, é adquirida na relação saudável com os pais, através de condutas positivas com estes.

    Quando os pais atuam de forma negativa (falta de carinho e afeto), esta atitude enfraquece a segurança da criança, induzindo a hostilidade da mesma em relação aos pais. Numa tentativa de reprimir tal hostilidade, a criança desenvolve a ansiedade básica.

    Para enfrentar a ansiedade básica, a pessoa abre mão de estratégias de autoproteção: assegurando o afeto e o amor dos outros, sendo submisso, obtendo poder sobre os outros ou afastando-se dos outros.

    Desta forma, observa-se a ênfase exagerada nos relacionamentos e a falta de confiança citadas na assertiva sobre a psicologia feminina.

  • Dificil!


ID
393367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na teoria da personalidade de Karen Horney, julgue os itens seguintes.

Horney reconhecia o sucesso das psicoterapias breves para o tratamento das neuroses e desaconselhava a autoanálise.

Alternativas
Comentários
  •  Homey acreditou que mudanças fundamentais são o melhor meio para mudar comportamentos autoderrotadores, auto-alienantes. Ela criou um cenário no qual os pacientes eram capazes de avaliar a si mesmos como pessoas livres para descobrir e escolher valores pessoais que se encaixam com seus eus reais. Este tipo de reorientação inicia após a fase de desilusão do tratamento.
  • Horney praticou e defendeu a auto-análise por muitos anos, tendo publicado em 1942 um livro entitulado "self analysis".
  •  A médica psicanalista Karen Horney (1885-1952), enfatizou a influencia social e cultiura sobre a psicossexualidade. Estudou as relações marido e mulher e as questões od feminino e do masculino na cultura. As energias biol´gicas e psíquicas trabalham na direção da responsabilidade, das escolhas, da superação e podem fazer 3 caminhos: em direção aos outros, contra os outros e para longe dos outros. 

    O sofrimento psíquico ou neurose, está muito mais ligada ao vazio, a falta de sentido e continuidade das relações, do que ligada as fobias, compulsões.

    As crianças quando nao satisfeitas com suas necessidades de amor amor e proteção, reprimem os sentimentos e fazem doença, criam crescentes bloqueios e se enrijessem.

    São três os tipos de personalidade ou caráter: Self apegado. Expansivo agressivo e Desapegado. O apegado tem tendencia 

    á dependencia, a submissão e ahumldade e se enfurece quando não é atendida. O agressivo tem forte confiança em seu poder e domínio e não aceita ser frustrado. O desapegado tende a fugir de todos os conflitos e se isolar. Em todos os casos, a neurose tenta provar para as pessoas que seu eu real é o seu eu ideal, o que gera muita dor, porque simplesmente é uma expextativa muito alta.

    A Alienação se refere a uma tal perda do self que a pessoa não destingue mais o que é seu e do outro, o que são suas opiniões, pensamentos, sentimentos e vontades.

    Horney trabalhou com a questão da auto-análise, principalmente após o fim do tratamento, porque é uma continuidade e uma ação após o trabalho terapeutico, que é também um trabalho sobre a decepção da expectativa que se criou sobre a terapia.

    http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/karen.html

     

     

     


ID
393370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na teoria da personalidade de Karen Horney, julgue os itens seguintes.

No modelo horneyiano, a base do conflito neurótico é interpessoal, diferentemente do proposto por Freud, para quem o confilto advém da tensão entre o desejo sexual e as forças restritivas da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Horney acreditava que os conflitos básicos na neurose não eram biológicos nem inevitáveis, mas advinham de situações sociais específicas e indesejáveis da infância;

    Como  o termo interpessoal se relaciona a ou implica uma relação entre duas ou mais pessoas, pode-se  dizer que está coreto, pois em sua teoria ele reconhece a existência de situações sociais intereferentes nessa produção do que viria a ser a neurose; 
  • Correto.

    Para Karen Horney, o conflito neurótico advém da ansiedade básica (desenvolvida pela repressão da hostilidade em relação aos pais quando os mesmos não satisfazem as necessidades de segurança da criança). Já para Freud, tal conflito encontra-se entre o id e o superego.

  • Para Horney, as preocupações com segurança e alienação intrapsíquica e interpessoal constituem as forças motivacionais primárias da personalidade


ID
393373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na teoria da personalidade de Karen Horney, julgue os itens seguintes.

Os neuróticos que se esforçam em se aproximar das pessoas em suas atividades interpessoais adotam uma estratégia denominada solução de resignação.

Alternativas
Comentários
  • Karen Horney classificou as 10 necessidade em 3 grupos:

    1 > "Aproximar-se das pessoas, às vezes chamado de aquiescência ou solução de auto-anulação, representa a tentativa de lidar com a insegurança por meio do raciocínio"

    2 > "Afastar-se das pessoas, chamado de retraimento ou solução de renúncia"

    3 > "Ir contra as pessoas, chamado de agressão ou solução expansiva"

    Fonte: Teorias da Personalidade, C S Hall, 2000, 4ed, p. 137.
  • Resignação, para Horney: resulta de afastar-se dos outros para evitar tanto dependência como conflito.

    fonte: 
    http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/karen.html
  • Errado.

    Para Horney, tal estratégia é denominada submissão.

  • Formas de lidar com as necessidades neuróticas:

    - Aproximação dos outros para compensar o desamparo: SUBMISSÃO

    - Afastar-se dos outros para independência: RESIGNAÇÃO

    - Ir contra as pessoas para delimitar espaço: AGRESSÃO/ SOLUÇÃO EXPANSIVA


ID
393376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Fatores como sentimento de rejeição, isolamento social e agravamento de patologia são comuns em caso de reinserção do trabalhador em novas atividades laborais.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Os sintomas da síndrome subjetiva pós-traumática acometem trabalhadores habitualmente expostos a riscos de acidentes e a perigos que não são passíveis de serem controlados.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Dor aguda e contínua, acompanhada de sensação de desconforto, peso ou formigamento, é o sintoma inicial de LER/DORT.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    LER/DORT
    Na fase inicial os sintomas são basicamente o processo de fadiga incipiente ou inflamação. É a fase em que o paciente sente desconforto e, não necessariamente dor.


  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Pesquisas recentes comprovam que a contração muscular excessiva, que predispõe ao desenvolvimento de lesões, tem origem orgânica, razão por que são inócuas para a sua prevenção as intervenções voltadas a fatores psicossociais do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

Segundo pesquisas recentes em psicologia, para que os programas institucionais de prevenção ao alcoolismo tenham resultados efetivos, é necessário privilegiar ações como aconselhamentos e orientações psicossociais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo autores consultados, os programas institucionais de prevenção ao alcoolismo devem ir além da educação. Eles devem trabalhar nos três níveis de prevenção da saúde.
    De acordo com Azevedo e Lima (http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/Projeto.pdf), a prevenção primária tem por  "objetivo é impedir que se produza um consumo problemático antes mesmo do primeiro uso. Incluem-se aqui a educação para a promoção da saúde,a informação e medidas sociais e legais." A prevenção secundária consiste "em intervenções para se evitar que um estado de dependência se estabeleça. (...) Aqui incluem-se o diagnóstico precoce, orientação dirigida e a intervenção na crise." Na prevenção terciária "incluem-se medidas terapêuticas propriamente ditas e reabilitação."
  • O erro está na palavra "privilegiar" que foi escrita com o sentido de "dar privilégio em detrimento a outras opções". Imagino que quase todo mundo deve ter interpretado com o sentido de "valorizar" sem desconsiderar outras opções. Peguinha sacana.

    Mas como quase todo mundo errou, raros saíram com vantagem.
  • Opa, opa, opa... Denize!
    Má formação acadêmica é identificada em afirmações taxativas e mal embasadas!

    "Aconselhamento psicológico" existe sim e é atribuição do psicólogo.
    Em dúvida, vale consultar:
    Resolução CFP 012/2005
    Resolução CFP 002/2003
    Resolução CFP 012/2005 e outras...
  • Pessoal, evitem postar comentários na base do "achômetro" senão, todos que lerem, vão achar que o erro é aquele, sendo que pode ser outro. Procurem fontes seguras.

    O erro da questão não está na palavra privilegiar e sim que as medidas descritas fazem parte da redução de danos, e não da prevenção primária:

     Destarte, as atividades do redutor de danos objetivam buscar o vínculo e conquistar a confiança dos usuários de drogas, sendo que a estratégia de contato com a população é a troca de seringas e a intervenção educativa – orientações individuais, aconselhamento, distribuição de panfletos, cartazes, preservativos entre outros.

    Siqueira D, Siqueira BG. Educação e saúde no uso e abuso de álcool e drogas: a prevenção e a redução de danos. In: Luis MAV, Santos MA. Uso e abuso de álcool e drogas. Ribeirão Preto (SP): Editora Legis Summa; 2000. p.219-22
  • E quais seriam as ações da prevenção primária?


ID
393391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

Ainda que as práticas institucionais tenham evoluído, empiricamente, ainda são considerados aceitáveis a imposição aos funcionários de sanções de caráter punitivo, nos casos de consumo abusivo de álcool, e o uso de testes bioquímicos de dosagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Portaria Interministerial nº 10 de 10 de julho de 2003 reduziu a autonomia do poder disciplinar dos empregadores na aplicação de sanções dos empregados que se utilizam de drogas e substâncias psicoativas no ambiente laboral. A referida norma afirma que deverá o empregador evitar o desemprego, a exclusão social e a discriminação no trabalho associada ao uso de drogas Com a inclusão do referido dispositivo resto claro e evidente que o poder disciplinar do empregador foi restringido em face de um problema social o ambiente laboral brasileiro.



ID
393394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

Pesquisas têm demonstrado que a demissão do empregado alcoolista é mais vantajosa para a empresa do que o investimento em seu tratamento, devendo tal aspecto ser considerado no processo de desligamento do colaborador.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Além da prevenção por parte dos empregadores no combate ao uso de drogas e substâncias psicoativas nas relações laborais ser mais econômica por evitar eventuais gastos ulteriores com absenteísmo, acidentes de trabalho e aposentadorias por invalidez; as referidas medidas de caráter educativo por parte dos empregadores, CIPAS, PCMSO e PPRO tem caráter de cunho social, pois quando se começa a prevenir através de campanhas desfavoráveis ao uso de drogas e substâncias psicoativas incentiva-se indiretamente o combate a prevenção do uso dessas substâncias fora do ambiente laboral.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7491
  • VAMOS LÁ!

     

    Quanto ao aspecto econômico, não faço a menor ideia.

     

    No entanto, dá para matar essa questão pelo simples de fato de que, caso o CESPE desse como certo o gabarito, isso iria contra a jurispudência do Tribunal Superior do Trabalho, que assim decidiu:

     

    "O comparecimento do empregado ao serviço [...] em estado de embriaguez [...] desperta suspeita de alcoolismo, circunstância em que o empregador, por cautela, e considerando a classificação como doença crônica pelo Código Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde OMS, deve encaminhá-lo ao órgão previdenciário para diagnóstico e tratamento, consoante lhe assegura o art. 20 da Lei nº8.213/91."

    (TST, RR 1947007320075090092)

     

    Portanto, em que pese os interesses de uma empresa diante de um colaborador em estado de embriaguêz, não há que se falar em demissão, mas no encaminhamento desse empregado para fins de diagnóstico e tratamento.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

O uso de questões seriais em entrevista motivacional que vise a mudança do hábito de consumo de álcool tende a levar o paciente a adotar postura defensiva, o que gera respostas pouco fidedignas.

Alternativas
Comentários
  • Em EM, resistência designa respostas do paciente que apresentam (1) argumentos a favor do status quo, (2) desvantagens de uma mudança, (3) a intenção do indivíduo de não querer modificar o próprio comportamento ou (4) um pessimismo com relação a uma mudança. Apesar do que o termo costuma sugerir, ou seja, de que o paciente é "culpado" pela resistência, a resistência em EM é vista antes como o resultado da interação entre terapeuta e paciente. Ou seja, determinado comportamento do terapeuta pode desencadear resistência no paciente. Duas grandes causas de resistência são o desentendimento quanto ao objetivo da consulta (ex. o terapeuta está convencido de que o paciente deve parar de consumir drogas e este se encontra ainda ambivalente) e quanto aos papéis das partes (ex. o terapeuta se apresenta como especialista e e paciente se sente ofendido e ferido em sua autonomia).
    A apresentação de questões seriais irá desencadear resistências.
  • "Uma manifestação comum da armadilha da pergunta e resposta em consultas sobre o comportamento relacionado com a saúde é a investigação da frequência e da quantidade, que começa com "Quanto você fuma?" e é seguida por uma família de perguntas como "Quando você começou a fumar?" e "Seu namorado fuma?". Essa abordagem tende a evocar resistência no paciente e frustração no profissional. Ela pode parecer difícil, pois é você que tem o ônus de pensar na próxima questão para o paciente passivo. As questões seriais também tendem a evocar uma postura defensiva, muitas vezes levando a respostas que são meias-verdades como um meio de proteger a auto-estima."
    "Em algumas circunstâncias, é claro, você precisa fazer muitas perguntas, e os pacientes costumam ser bastante tolerantes em relação a isso. Se você tiver uma série de perguntas a fazer, pode alertar o paciente de antemão, explicando que está para começar uma conversa repleta de questionamentos, por razões específicas. Isso indica que o padrão de pergunta e resposta não é o seu modo normal de se relacionar com as pessoas."
    (Stephen Rollnick, Entrevista Motivacional no Cuidado da Saúde, 2009, p.67)

ID
393400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

De acordo com abordagem psicodinâmica do trabalho, o alcoolismo é uma forma de defesa mental contra a angústia e uma estratégia coletiva de luta contra o sofrimento.

Alternativas
Comentários
  • Respondi no mesmo sentido, alcooçismo é uma estratégia individual!!!
    Porém encontrei a seguinte literatura: 

    "Dejours (1990) considera que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser
    promovido ao status de defesa coletiva, praticamente indissociável da profissão, contra outros
    sofrimentos que são difíceis de combater de outro modo. Aponta que o alcoolismo pode ser
    uma confrontação com a organização do trabalho por parte dos trabalhadores."
    http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/castrokcm.pdf



     

  • Gabarito errado. Para Djours o consumo de alcool é um comportamento alimentar e não uma defesa mental.



    Da onde eu tirei isso: página 22 do livro "alcoolismo no trabalho" da Magda  Vaissmann.
  • Assim como a colega acima, encontrei a mesma explicação para a assertiva.
    Para Dejours, em sua contribuição da psicopatologia do trabalho, o consumo de álcool pode ser promovido ao status de defesa coletiva contra o sofrimento, e isso está indissociável da profissão. O consumo de álcool pode ser uma confrontação com a organização do trabalho por  parte dos trabalhadores. Essas atitudes coletivas e profissionais podem ser resposta às organizações do trabalho, uma vez que implicam em riscos importantes à integridade corporal do trabalhador, e, por conseguinte, geram tensões psíquicas particulares.  Dessa forma, propõe-­se aqui não apresentar  determinantes do trabalho para o desenvolvimento do alcoolismo, mas sim aspectos da organização do trabalho que contribuem de forma significativa para o uso do álcool no trabalho como aliviador  das tensões,  como defesa contra os perigos enfrentados e contra o que efetivamente faz sofrer.
    (http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/6.SAUDE/6PRACPEX01.pdf)
  • O famoso "beber pra esquecer".

  • Encontrei o seguinte:

     

     

    "A alcoolização aparece nas pesquisas de Karam (2003) como uma estratégia coletiva de defesa dentro do contexto da organização, conseqüentemente tornando-se uma ideologia defensiva, devido sua valorização pelo conjunto de trabalhadores, passando a fornecer 'uma sensação de pertencimento, proteção, coesão do grupo e reconhecimento'” (1)

     

    "Dejours (1990) considera que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser promovido ao status de defesa coletiva, praticamente indissociável da profissão, contra outros sofrimentos que são difíceis de combater de outro modo." (2)

     

    "Em muitos casos, tais trabalhadores preferem se encontrar em bares com o grupo: é a coletividade para lutar coletivamente contra o sofrimento." (2)

     

    FONTES:

    (1) FONTE: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/164_011%20-%20SEGET%20-%20SOFRIMENTO.pdf

    (2) http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/castrokcm.pdf

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • Gabarito ERRADO

     

    A questão afirma que o alcoolismo é uma forma de defesa mental contra a angústia (OK) e uma estratégia coletiva de luta contra o sofrimento (errado). O Alcoolismo pode ser uma estratégia coletiva de defesa a depender da situação de trabalho. Para um trabalhador a defesa pode ser o alcool... para outro, pode ser a medicação ou a autoaceleração. E pode ser, também, que seja uma estratégia coletiva. Nâo há um padrão. A questão aponta como uma regra ou uma relação direta de que necessariamente é coletiva.

     

    Em "A loucura do Trabalho", Dejours, (1992, p. 34) aponta "Aparecem então comportamentos individuais específicos: a principal saída frente à ansiedade concreta da morte é o alcoolismo, que atinge um certo número de indivíduos. Mas o alcoolismo não reveste jamais uma forma nem coletiva nem "epidêmica". O alcoolismo é uma saída individual e gravemente condenada pelo grupo social. O alcoolismo nesta situação corresponde a uma fuga em direção a uma decadência mais rápida e a um destino mental e somático particularmente grave, em razão da utilização rápida do dinheiro que não permite mais assegurar uma alimentação conveniente.

  • Gente, parem de colocar o contrário do que está no Gabarito... ficam confundindo a mente. Não estamos aqui para FILOSOFAR... nem debater teoria. Estamos aqui pra aprender o conteúdo de maneira OBJETIVA e saber marcar o X no lugar certo. Então se Dejours na teoria falou que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser promovido ao status de defesa coletiva, PRONTO!! O GABARITO TA CERTO E NÃO SE FALA MAIS NISSO.


ID
393403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes aos aspectos subjetivos que devem ser considerados no processo de preparação do funcionário para a aposentadoria.

Como possibilita o convívio mais extenso com a família, a aposentadoria constitui fator de motivação e contribui para a manutenção do equilíbrio mental do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • a aposentadoria pode constituir um risco para a saúde mental. 
  • A aposentadoria não significa maior convívio com a família e nem esta pode ser considerada fator motivacional.
  • ERRADO

    Algumas empresas preocupadas com a qualidade de vida de seus funcionários criam o chamado PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria. Esse programa consiste em apresentar para o funcionário condições e meios para ter uma boa aposentadoria e saber desfruta-la, ocupando seu tempo com atividades prazerosas e salutares. O ser humano passa por ciclos naturais em sua vida, dentre os quais o produtivo.
    Após esse período, enfrenta uma fase de decadência devido estar acostumado a trabalhar e, de repente, torna-se um aposentado. Isso o faz sentir-se velho e inútil e tal condição gera uma situação propícia a um quadro de depressão e, consequentemente, surgem às doenças, que podem levar até mesmo morte.

    Bons estudos e auau!
  • Dada a subjetividade da questão não é possível afirmar certou ou errado. Para uns, pode estar certar, mas para outros errada.

     

    No meu caso a aposentadoria é o que mais me motiva, pois, teria mais tempo com minha família e com certeza estaria melhor mentalmente devido ao estresse laboral onde não teria as mesmas responsabiliades, sem contar a remuneração que seria maior do que na ativa.


ID
393406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

Na avaliação das necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação, as variáveis relacionadas à análise de contexto são tratadas de acordo com as perspectivas de oportunidade ou restrição, como fator de influência distal ou proximal e como fator consequente ou antecedente ao desempenho humano no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    As variáveis de contexto são tratadas em três perspectivas de análise, relacionando contexto e desempenho: “[...] contexto como oportunidade ou restrição, contexto com influência distal ou proximal e contexto como fator antecedente ou conseqüente ao desempenho humano no trabalho.” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 233)

    http://www.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo/TCC%20Claudia%20Boudrini%20Vargas.pdf

ID
393409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Rosenberg, no treinamento em uma organização, os meios referem-se à escolha da estratégia instrucional que melhor se adéque à aprendizagem requerida, às características da clientela e às estratégias de mensuração.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão descreve o desenho e não os meios.

    O treinamento, na concepção de Rosenberg (2001), apresenta quatro elementos principais: a intenção de melhorar um desempenho específico; o desenho que reflete a estratégia instrucional que melhor se ajusta à aprendizagem requerida e às características da clientela, bem como às estratégias de mensuração que apontam a eficácia do treinamento; os meios pelos quais a instrução é entregue, que pode incluir a sala de aula e uma variedade de tecnologias; e a avaliação, cujos níveis de complexidade podem variar desde situações mais simples até as mais formais que incluem exigência de certificação .


    http://www.ead.fea.usp.br/semead/10semead/sistema/resultado/trabalhosPDF/512.pdf

    http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/1268/1/2009_VivianeMedeirosSilva.pdf
  • https://books.google.com.br/books?id=3WOBj0WiAH8C&pg=PA139&lpg=PA139&dq=treinamento+rosemberg+meios&source=bl&ots=_RuRK7gMcA&sig=QN6ndOz6CdIIHfOZx9YVbw0YDRc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi23om4qpXUAhXCGZAKHZ0BAZUQ6AEINTAD#v=onepage&q&f=false

    (p. 141)

     

     

    Abçs.


ID
393412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

O processo de aprimoramento do desempenho na realização de determinada tarefa, resultado da experiência individual, não é considerado treinamento, uma das formas de indução de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Treinamento é uma ação formal e o desempenho pode advir da aprendizagem natural.
  • O gabarito está correto.

    Concordo com Sonja. Podemos aprimorar o nosso desempenho conforme experiência, sem necessariamente ter participado de um treinamento formal. É uma aprendizagem adquirida com a experiência.

  • "O processo de aprimoramento do desempenho na realização de determinada tarefa, RESULTADO DA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL, não é considerado treinamento, uma das formas de indução de aprendizagem".



    A questão toma o cuidado de explicitar que o processo de aprimoramento do desempenho, que a questão alude, é advinda do "resultado da experiência individual". Desta forma não há que se tentar forçar em dizer que é fruto de qualquer tipo de treinamento já que ficou claro que foi fruto de experiência individual.

  • De acordo com Chiavenato (2010) o treinamento é um processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos previamente definidos. Desse modo, não cabe ao resultado de experiência individual ser considerada treinamento por não corresponder com a definição de treinamento organizacional proposta pelo autor.

    Pode ser definido ainda para este autor como uma aquisição de conhecimento, apenas, visto que ele é uma mistura de experiência condensada, valores, de informações contextuais de uma pessoa.


ID
393415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento tácito, um tipo de conhecimento automatizado, é essencial à ação.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento tácito é, segundo Spender (apud Loiola, Néri e Bastos, 2006), “aquele que não foi abstraído da prática”.

    Por natureza, é um conhecimento difícil de ser comunicado e consiste em um tipo de conhecimento automatizado, sobre o qual os indivíduos não se perguntam ao agir, mas

    que é essencial à ação. É um tipo de conhecimento profundamente entrelaçado com a prática e que exige processos de interação social para ser explicitado (Loiola, Néri e

    Bastos, 2006).
    Fonte: http://www.itop.edu.br/Administracao/App_File/file/p%C3%B3s/APOSTILA%20de%20gestao%20do%20Conhecimento.pdf



     


ID
393418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

É consensual a opinião de que o conceito de aprendizagem organizacional é inapropriado, por pressupor a antropormofização das organizações, uma vez que é sabido que apenas os indivíduos aprendem.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pelo o que eu entendi através de livros aprendizagem organizacional é somente porque você aprende dentro da organização. 
  • Ler  sobre organizações que aprendem.- learnig organizacion...
  • Questão incorreta. "É consensual a opinião de que o conceito de aprendizagem organizacional é inapropriado, por pressupor a antropormofização das organizações, uma vez que é sabido que apenas os indivíduos aprendem."


    Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós experimentou a sensação de pertencer a uma “grande equipe”. Não só pelos resultados que ela alcançou, mas pelo espírito de luta, a confiança mútua, a sinergia dos relacionamentos e a vontade de vencer. No entanto, nenhuma equipe já nasce assim. Grandes equipes são organizações que aprendem, conjuntos de indivíduos que aprimoram, constantemente, sua capacidade de criar, e a verdadeira aprendizagem “está intimamente relacionada com o que significa ser humano” (Senge, 1990, p. 22). Dessa forma, grandes equipes são organizações que aprendem a desenvolver novas habilidades e capacidades, que levam a novas percepções e sensibilidades que, por sua vez, revolucionam crenças e opiniões (ciclo de aprendizado profundo).



  • Se for isolado o conhecimento de cada indivíduo dentro da organização, não dá o conhecimento total da organização, que é a interligação de cada conhecimento individual, formando uma dimensão maior de conhecimento. A Coca-Cola é um exemplo clássico nesse sentido.

     

    Então, não dá para falar que apenas os indivíduos aprendem.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

As ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem objetivar a resolução de problemas de contexto interno e externo relacionados à falta de suporte e motivação para a realização do trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Não entendi a questão ... se alguém puder explicar!
  • Os principais objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas refletem necessidades advindas das mudanças econômicas,
    tecnológicas e sociais do mercado onde a empresa atua, exigindo a efetivação de planos de formação profissional que sejam flexíveis,
    dinâmicos e atualizados. Por exemplo, no processo de globalização da era atual, as empresas necessitam investir na capacitação de seu
    corpo social em relação ao aprendizado de uma segunda língua, preferencialmente dos países com os quais a empresa pretende
    praticar o marketing internacional (CARVALHO & NASCIMENTO, 1997).
  • Tbm errei essa questão, mas repensando cheguei a seguinte conclusão:

    As ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem objetivar a resolução de problemas de contexto interno e externo relacionados à falta de suporte e motivação para a realização do trabalho.

    O treinamento, desenvolvimento e a educação são voltadas para o contexto da organização, por isso INTERNO.

    O objetivo do treinamento, desenvolvimento e a educação NÃO é resolver problemas relacionados com a motivação, pois eles NÃO GARANTEM QUE A PESSOA SERÁ MOTIVADA, tão pouco resolver problemas de falta de suporte. 

    O treinamento, desenvolvimento e a educação servem para AUMENTAR a COMPETITIVIDADE da organização.

    Bom, essa foi a única explicação que achei para a questão!!

    Bons estudos!!!
  • 2 erros:

     

    1) Se o TD&E tem a finalidade de desenvolver as competências (CHAs) dos indivíduos de dentro da organização, então a parada aí não pode

         ser se natureza EXTERNA;

     

    2) TD&E visa sanear as lacunas (gaps) de competência e, não, de motivação e suporte organizacional.

     

     

     

    * GABARITO: ERRADA.

     

    Abçs.

  • A afirmativa é muito restritiva.

  • Motivação não se treina. Já a parte de contexto externo está certa para mim, uma vez que hoje o pensamento é sistêmico, não restrito apenas à organização.


ID
393424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

A variável suporte organizacional exerce influência proximal sobre o impacto do treinamento no desempenho do participante.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo/TCC%20Claudia%20Boudrini%20Vargas.pdf

    As variáveis de contexto são tratadas em três perspectivas de análise, relacionando
    contexto e desempenho: “[...] contexto como oportunidade ou restrição, contexto com
    influência distal ou proximal e contexto como fator antecedente ou conseqüente ao
    desempenho humano no trabalho.” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 233). Antes de
    discorrer sobre essas perspectivas, faz-se necessário destacar que “[...] uma mesma variável
    possui um caráter de restrição ou dificuldade para algumas pessoas e de apoio ou estímulo
    para outras” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 235).

    Na perspectiva oportunidade - restrição, as variáveis estão ligadas a mudanças
    tecnológicas, sociais, econômicas, demográficas, ecológicas, políticas e outras que funcionam
    como estímulo ou restrição ao desempenho, à aprendizagem e à transferência de
    aprendizagens para o trabalho.
    Fatores de influência proximal ao desempenho estão no ambiente de trabalho: unidade,
    grupo ou equipe, e afetam diretamente o seu desempenho. São observados antes, durante e
    após a ação de TD&E. Referem-se ao apoio gerencial à avaliação de necessidades, suporte
    psicossocial (de gerentes, pares, colegas) ao desempenho, à aprendizagem e à transferência de
    treinamento. Já entre os fatores de influência distal, destacam-se variáveis de suporte
    organizacional. Trata-se da distribuição de recursos na organização, práticas de gestão de
    desempenho e de valorização das contribuições. Esses fatores estão relacionados ao nível de
    análise da organização e relacionam-se de modo menos contínuo e contingente ao
    desempenho cotidiano.
  • A questão afirma que: "A variável suporte organizacional exerce influência proximal sobre o impacto do treinamento no desempenho do participante."


    Observe a seguinte passagem de um estudo:


    "... Existem variáveis contextuais distais que podem exercer influência sobre o resultado do treinamento no trabalho. Uma delas é a percepção de suporte organizacional ao desempenho (e não à transferência de treinamento). Esse construto seria distal em relação a resultado do treinamento no trabalho, porque é relacionado ao desempenho no trabalho de forma mais genérica, diferentemente de suporte à transferência que é relacionado estritamente ao resultado da ação instrucional. Borges-Andrade (1996) aponta que variáveis contextuais distais podem exercer influência sobre o resultado do treinamento no trabalho, uma vez que criam condições situacionais mais favoráveis para aplicação do aprendido no trabalho.


    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722004000100005&script=sci_arttext

  • É influência distal a que o suporte organizacional exerce sobre o treinamento, pois a influência deste é indireta, apesar de, muitas vezes, ser bastante efetiva. 

  • Segundo Eisenberger et al. (1986), suporte organizacional refere-se às percepções do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos. Uma percepção favorável de suporte organizacional, segundo essa perspectiva, fortaleceria a expectativa esforço-resultado e o envolvimento afetivo do empregado com a organização, resultando em maior esforço do empregado para atingir os objetivos organizacionais.

  •  

    "Suporte organizacional é visto como variável que exerce influência distal sobre o impacto do treinamento no desempenho subsequente do participante."

    (BORGES-ANDRADE, ABBAD & MOURÃO, 2007, p. 245).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

O clima para a transferência de treinamento é definido com base em duas categorias de conteúdo: as dicas situacionais e as consequências.

Alternativas
Comentários
  • Clima para transferência, definido como construto multidimensional,era composto por duas categorias principais de conteúdo: dicas situacionais e consequências.
    Dicas situacionais: informações que servem para lembrar aos participantes sobre o conteúdo do treinamento.
    Consequências: se divide em feedeback favorável,feedback negativo,punição e nenhum feedback.
    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/educacao_corporativa/avaliacao_eventos/tese_gardenia.pdf
     

  • O clima para transferência, definido como um construto multidimensional é composto por duas categorias principais de conteúdo: dicas situacionais e consequências

    A dimensão dicas situacionais refere-se às informações que servem para lembrar ao participante sobre os conteúdos do treinamento ou para oportunizar o uso das novas habilidades no retorno ao trabalho, tais como: objetivos, os quais serviriam para encorajar o treinando a aplicar o treinamento no trabalho;dicas sociais: informações provenientes do grupo de trabalho (pares, supervisores e subordinados); dicas de tarefa: desenho e natureza do trabalho (disponibilidade de equipamento); dicas de autocontrole, que se referem aos processos de autocontrole que permitem aos treinados usar no trabalho o que aprenderam no treinamento. 

    A dimensão consequências, subdivide-se em feedback favorável associado ao uso dos comportamentos treinados; feedback negativo (informações acerca das consequências indesejáveis associadas ao uso das novas habilidades); punição (ridicularização diante das tentativas de aplicar no trabalho as novas habilidades) e nenhum feedback.


  • Dicas situacionais informações que servem para lembrar ao participante sobre os conteúdos do treinamento ou para oportunizar o uso das novas habilidades no retorno ao trabalho, tais como: 

    1 objetivos, os quais serviriam para encorajar o treinando a aplicar o treinamento no trabalho;

    2 dicas sociais: informações provenientes do grupo de trabalho (pares, supervisores e subordinados); 

    3 dicas de tarefa: desenho e natureza do trabalho (disponibilidade de equipamento); 

    4 dicas de autocontrole, que se referem aos processos de autocontrole que permitem aos treinados usar no trabalho o que aprenderam no treinamento. 

    A dimensão consequências, subdivide-se em:

    1 Feedback favorável associado ao uso dos comportamentos treinados;

    2  Feedback negativo (informações acerca das consequências indesejáveis associadas ao uso das novas habilidades); 

    3 Punição (ridicularização diante das tentativas de aplicar no trabalho as novas habilidades)

    4 Nenhum feedback.


ID
393430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

Insumos, procedimentos, processos, resultados e ambiente constituem os cinco componentes do modelo de avaliação integrado e somativo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    No Modelo de Avaliação Integrado e Somativo - MAIS(BORGES-ANDRADE, 1982) o primeiro componente, ambiente, envolve e exerce influência sobre os demais, e é subdividido em quatro subcomponentes.
    Insumos, o segundo componente, refere-se às características dos treinandos (dados demográficos e pré-requisitos para participação).
    O terceiro componente, procedimentos, diz respeito à tecnologia instrucional utilizada,à adequação dos conteúdos, à definição dos objetivos e às técnicas didáticas adotadas.
    O componente processo enfoca o relacionamento dos instrutores com os treinandos e entre os treinandos, a forma como ocorre a aprendizagem durante a atividade instrucional e a motivação do treinando para aprender.
    O último componente é o resultado: medida imediata do nível de aprendizagem,relacionada ao grau de assimilação e retenção dos conteúdos logo depois de concluído o treinamento.

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/54529016/EORB1757?query=INSUMO
  • O MAIS é um modelo genérico de avaliação construído a partir da teoria da efetividade dos eventos de aprendizagem, chamados de TD&E. Formula questões sobre os insumos, os procedimentos, os processos, os resultados e o ambiente dos eventos ou programas.
    • Insumos – são fatores físicos e sociais e estados comportamentais e cognitivos anteriores à instrução que podem afetar ou comprometer os resultados. Exemplos: nível socioeconômico, habilidades, experiência na área.
    • Procedimentos – são as estratégias instrucionais. Exemplos: sequência de objetivos, tempo para prática, demonstrações, instruções verbais, aulas expositivas.
    • Processos – são aspectos significantes do comportamento do aprendiz. Exemplos: resultados de exercícios práticos, tempo de estudo individual, número de desistentes.
    • Resultados – é o desempenho final imediato pretendido ou as consequências inesperadas (desejáveis ou indesejáveis) do evento de TD&E. Exemplos: qualquer habilidade, atitude, conhecimento resultante do evento de TD&E.
    • Ambiente – representa o contexto de TD&E. É subdividido em: a) necessidades – identificação de lacunas importantes entre desempenhos esperados e realizados com definição de prioridades para resolver os problemas. b) suporte – conjunto de variáveis que ocorrem no lar, nas escolas, na organização ou na comunidade e que têm influência potencial sobre os insumos, procedimentos, processos e resultados. Exemplos: instalações para o evento, material didático, formação acadêmica e pedagógica do instrutor. c) disseminação – variáveis que contribuem para a adoção bem-sucedida do programa ou evento de TD&E. Exemplos: meios de divulgação do evento e estratégia de divulgação. d) efeitos de longo prazo – consequências ambientais esperadas,inesperadas, desejáveis e indesejáveis. Não devem ser medidos logo após o evento de TD&E, pois necessitam de tempo decorrido para atuarem. Exemplos: desempenho no cargo, mudanças na organização.

    http://pt.scribd.com/doc/58192800/22/Modelo-de-Avaliacao-Integrado-e-Somativo-MAIS#page=86