SóProvas


ID
393364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na teoria da personalidade de Karen Horney, julgue os itens seguintes.

Karen Horney defende a tese de que a psicologia feminina se fundamenta na falta de confiança e na ênfase exagerada nos relacionamentos.

Alternativas
Comentários
  • Freud observou que as atitudes e os sentimentos distintivos das mulheres e seu conflito mais profundo originavam-se de seu sentimento de inferioridade genital e de seu ciúme do homem.

    Horney acreditava que a psicologia feminina baseia-se na falta de confiança e em uma ênfase exagerada no relacionamento amoroso, e tem pouco a ver com a anatomia de seus órgãos sexuais.

    Fonte: http://amigonerd.net/trabalho/28614-karen-horney

  • Hall, Lindzey e Campbell (2000) trazem que Karen Horney transformou, em sua teoria, o foco instintual de Freud em um foco cultural. Para ela, as preocupações com segurança e alienação intrapsíquica e interpessoal constituem as forças motivacionais primárias da personalidade.
    Segindo essa linha mais social, na qual as relações que o indivíduo mantém são determinantes na constituição da sua personalidade, Horney acreditava que a psicologia feminina baseava-se na falta de confiança e em uma ênfase exagerada no relacionamento amoroso, e tem pouco a ver com a anatomia de seus órgãos genitais.
  • Correto.

    Para Horney, todas as pessoas tem a necessidade de segurança que, na infância, é adquirida na relação saudável com os pais, através de condutas positivas com estes.

    Quando os pais atuam de forma negativa (falta de carinho e afeto), esta atitude enfraquece a segurança da criança, induzindo a hostilidade da mesma em relação aos pais. Numa tentativa de reprimir tal hostilidade, a criança desenvolve a ansiedade básica.

    Para enfrentar a ansiedade básica, a pessoa abre mão de estratégias de autoproteção: assegurando o afeto e o amor dos outros, sendo submisso, obtendo poder sobre os outros ou afastando-se dos outros.

    Desta forma, observa-se a ênfase exagerada nos relacionamentos e a falta de confiança citadas na assertiva sobre a psicologia feminina.

  • Dificil!