SóProvas


ID
393388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a dependência do álcool afeta de forma substancial as relações sociais e laborais dos indivíduos, julgue os próximos itens, a respeito da atuação ética e responsável do psicólogo das organizações no acompanhamento e na orientação de pessoas alcoolistas.

Segundo pesquisas recentes em psicologia, para que os programas institucionais de prevenção ao alcoolismo tenham resultados efetivos, é necessário privilegiar ações como aconselhamentos e orientações psicossociais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo autores consultados, os programas institucionais de prevenção ao alcoolismo devem ir além da educação. Eles devem trabalhar nos três níveis de prevenção da saúde.
    De acordo com Azevedo e Lima (http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/Projeto.pdf), a prevenção primária tem por  "objetivo é impedir que se produza um consumo problemático antes mesmo do primeiro uso. Incluem-se aqui a educação para a promoção da saúde,a informação e medidas sociais e legais." A prevenção secundária consiste "em intervenções para se evitar que um estado de dependência se estabeleça. (...) Aqui incluem-se o diagnóstico precoce, orientação dirigida e a intervenção na crise." Na prevenção terciária "incluem-se medidas terapêuticas propriamente ditas e reabilitação."
  • O erro está na palavra "privilegiar" que foi escrita com o sentido de "dar privilégio em detrimento a outras opções". Imagino que quase todo mundo deve ter interpretado com o sentido de "valorizar" sem desconsiderar outras opções. Peguinha sacana.

    Mas como quase todo mundo errou, raros saíram com vantagem.
  • Opa, opa, opa... Denize!
    Má formação acadêmica é identificada em afirmações taxativas e mal embasadas!

    "Aconselhamento psicológico" existe sim e é atribuição do psicólogo.
    Em dúvida, vale consultar:
    Resolução CFP 012/2005
    Resolução CFP 002/2003
    Resolução CFP 012/2005 e outras...
  • Pessoal, evitem postar comentários na base do "achômetro" senão, todos que lerem, vão achar que o erro é aquele, sendo que pode ser outro. Procurem fontes seguras.

    O erro da questão não está na palavra privilegiar e sim que as medidas descritas fazem parte da redução de danos, e não da prevenção primária:

     Destarte, as atividades do redutor de danos objetivam buscar o vínculo e conquistar a confiança dos usuários de drogas, sendo que a estratégia de contato com a população é a troca de seringas e a intervenção educativa – orientações individuais, aconselhamento, distribuição de panfletos, cartazes, preservativos entre outros.

    Siqueira D, Siqueira BG. Educação e saúde no uso e abuso de álcool e drogas: a prevenção e a redução de danos. In: Luis MAV, Santos MA. Uso e abuso de álcool e drogas. Ribeirão Preto (SP): Editora Legis Summa; 2000. p.219-22
  • E quais seriam as ações da prevenção primária?