SóProvas


ID
3935194
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Araçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início da ocupação portuguesa (período Pré-colonial), a mão de obra empregada e a atividade econômica basicamente se restringia as:

Alternativas
Comentários
  • "Os jesuítas e as capitanias chegaram após esse periodo e o índios trabalhavam sim, mas não como mão de obra escreve, e sim por troca de produtos".

  • Não havia escravos negros no período pré-colonial, os portugueses só pensavam em extrair as riquezas e tchau brigado.

  • A questão é clássica no que se refere à História do Brasil . Trata do período de domínio português , em seus primeiros tempos. 
    O Brasil começou a ser ocupado e dominado por Portugal após 1500, dentro da lógica mercantilista. Entende-se como uma ocupação para que a região se tornasse complemento à economia da metrópole. A metrópole exercia o exclusivo sobre a região colonial, mais conhecido como “ pacto colonial". A colônia torna-se compulsoriamente mercado consumidor e fornecedor exclusivo de sua metrópole que passa então a contar com um mecanismo base para a manutenção de sua balança comercial favorável.
    Pede-se que seja apontada a alternativa que indica o tipo de mão de obra e a atividade econômica da colônia Brasil que gerava lucro para Portugal 
    A) INCORRETA – O cultivo da cana-de açúcar e a divisão administrativa em Capitanias Hereditárias passaram ter lugar no Brasil em um segundo momento, após 1530. E, apesar de haver a escravização de nativos, esta não era a mão de obra fundamental quando se configura a Região Açucareira. 
    B) CORRETA – A extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos comerciantes portugueses nas costas da nova colônia. Os nativos cortavam e transportavam a madeira até a costa para ser embarcada nos navios. Configurava-se o escambo. Esta é a alternativa correta. 
    C) INCORRETA – A afirmativa torna-se incorreta quando propõe que a mão de obra na extração do pau-brasil era a escrava negra. 
    D) INCORRETA- A administração do Brasil colonial ainda não havia sido estruturada no formato de capitanias hereditárias quando da exploração do pau brasil com mão de obra nativa que, no entanto, ainda era livre e não se encontrava sob o controle da ordem jesuíta. 
    Gabarito do professor: Letra B.
  • inicio da colonização. Boris fasto pag;39

    AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE EXPLORAÇÃO DO LITORAL BRASILEIRO SE BASEARAM NO SISTEMA DE FEITORIAS

  • Que são feitorias?

    "As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa). Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega." (Grifo nosso)

    Entreposto = estabelecimento

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Feitorias_portuguesas

  • mas as consultas não é a informação em si!

  • PM-PR E PC-PR

  • O indígena recebia através de chibatadas por isso não era escravo

  • Por meio do escambo, os indígenas realizavam o corte e o transporte da madeira e recebiam por isso objetos de pouco valor.