SóProvas


ID
3936307
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um bom agente anestésico deve apresentar baixa toxicidade sistêmica, não ser irritante aos tecidos e também não causar lesão permanente às estruturas nervosas. O tempo para início da anestesia deve ser o mais curto possível e a duração de ação suficiente para a realização do procedimento odontológico, com ação reversível. Sobre anestésicos em Odontologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Como a meia vida de um anestésico é em torno de 12 horas e se a dose máxima para um determinado indivíduo for 8 tubetes, se ele for submetido a um procedimento no período da manhã em que receba 5 tubetes, ele não poderá receber mais do que 3 tubetes na tarde do mesmo dia.

( ) Sem vasoconstrictor, o anestésico pode não ser eficaz, além de seu efeito passar mais rapidamente.

( ) A adrenalina, presente na lidocaína, atua como um vasodilatador, por isso reduz a taxa de absorção da droga para a circulação sistêmica, aumentando o efeito local.

( ) Prilocaína e articaína não devem ser usadas em gestantes, pois podem levar à metahemoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • anestésico local de maior meia vida- BUPIVACAÍNA = 2.7 HORAS. Logo, muito inferior ao valor citado no item I da questão.
  • ( F ) Como a meia vida de um anestésico é em torno de 12 horas e se a dose máxima para um determinado indivíduo for 8 tubetes, se ele for submetido a um procedimento no período da manhã em que receba 5 tubetes, ele não poderá receber mais do que 3 tubetes na tarde do mesmo dia.

    ( V ) Sem vasoconstrictor, o anestésico pode não ser eficaz, além de seu efeito passar mais rapidamente.

    ( F ) A adrenalina, presente na lidocaína, atua como um vasodilatador, por isso reduz a taxa de absorção da droga para a circulação sistêmica, aumentando o efeito local.

    ( V ) Prilocaína e articaína não devem ser usadas em gestantes, pois podem levar à metahemoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto.