SóProvas


ID
3936487
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.


Higiene bucal


A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas. Talvez você não saiba, mas os seus hábitos e estilo de vida impactam diretamente a saúde dos seus dentes.

A obesidade, por exemplo, pode aumentar o risco de doença periodontal. Outro fator é o cigarro. Estudos revelam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com doenças periodontais avançadas do que quem não fuma. Além de aumentar as chances de desenvolver uma doença gengival, fumar também torna o tratamento muito mais demorado e complicado por dificultar o processo de recuperação.

Infecções bucais são comuns, mas elas também podem contribuir para dentes quebrados ou lascados. O uso de piercing na região bucal também pode causar uma retração da gengiva, que pode levar os dentes a amolecerem e caírem. Apesar desses dados, o grande vilão dos dentes é o açúcar, por promover o desenvolvimento de placas nos dentes. Essas placas causam acúmulo de ácido, que desmineraliza o esmalte do dente, causando cárie. Sem tratamento, a cárie pode penetrar fundo no dente provocando dor ou, em casos mais graves, a perda do dente.

(www.unimed.com.br)

Em “...acúmulo de ácido que desmineraliza...”, a palavra destacada passou pelo seguinte processo de formação:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ DESMINERALIZA

    ➥ A derivação parassintética é um dos processos de formação de palavras existentes. Sendo uma forma de derivação, ocorre a junção de afixos a uma palavra simples ou radical, formando uma nova palavra com significação própria.

    ➥ Caso se retire o prefixo ou o sufixo, não fica formada nenhuma palavra reconhecida na língua portuguesa= desminera ou mineraliza (nenhuma dessas palavras existe). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Derivação Prefixal e Sufixal

    A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.

    A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.

    Ex.: anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.

  • Não existe desmineral ou mineraliza. As duas andam juntas, por isso, é parassintética.

  • Posso estar errado, mas pensei da seguinte forma:

    Minera -liza = Verbo 3ª do Singular do Indicativo.

    Pensei que se tirássemos somente o prefixo (Des-) formaríamos outra palavra, nesse caso um verbo. Logo faria mais sentido a palavra em questão ser formada pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL.

    Fonte:

    www.conjugacao.com.br/verbo-desmineralizar/

  • Resumo:

    • Derivação Prefixaldesfazer , impaciente.

    • Derivação Sufixal: realmente , pacientemente.

    • Derivação Prefixal e Sufixaldeslealmente. Se eu remover um dos termos,a palavra ainda existe: Desleal ou Lealmente.

    • Derivação Parassintética: anoitecer. Acrescentam-se simultaneamente um prefixo e um sufixo.Se eu retirar um dos dois,a palavra não existe: anoite ou noitecer.

    • Derivação Regressiva: Ocorre redução da palavra primitiva e não acréscimo: dança(dançar)

    • Derivação Imprópria: A palavra permanece igual,mas há mudança na classe gramatical.Ex.: O verde do parque ... (Adjetivo => Substantivo)

    • Composição por Aglutinação: Há alteração das palavras formadoras: Plano+alto=Planalto; água+ardente=aguardente.

    • Composição por Justaposição: Não há alteração das palavras formadoras: beija-flor; paraquedas.Quarta-feira.

  • Na língua portuguesa existem dois grandes e principais processos de formação de palavras: composição (por aglutinação e justaposição) e derivação (prefixal, sufixal, e prefixal e sufixal, imprópria, regressiva e parassintética). Não menos importantes, há também hibridismo, onomatopeia, redução e entre outros. Inspecionemos a palavra destacada:

    desmineraliza

    mineral → mineralizadesmineraliza

    De imediato é incontestável que inexiste derivação parassintética, processo por que, de acordo com a banca, passou a palavra. Para que houvesse, seria preciso o acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Em verdade, há dois possíveis gabaritos distintos do da banca, conforme será visto a seguir.

    a) derivação prefixal e sufixal.

    Correto. É possível considerar o acoplamento não simultâneo de um prefixo "des-" e de um sufixo "-iza" à palavra "mineral", havendo, dessa maneira, derivação prefixal e sufixal;

    b) derivação parassintética.

    Incorreto. Tendo em vista o detalhamento acima, não houve parassíntese na formação da palavra;

    c) derivação sufixal.

    Incorreto. Nesse processo, acresce-se somente um sufixo à palavra primitiva: felizmente;

    d) derivação prefixal.

    Correto. Também é possível considerar a derivação prefixal. Pode-se tomar a palavra "mineralizar" e levar em conta o acréscimo do prefixo "des-" ao radical: des + mineralizar = desmineralizar;

    e) aglutinação.

    Incorreto. Nesse processo, cujo nome completo é composição por aglutinação, dois radicais se unem, acarretando alteração de ordem fonética e mórfica: lobisomem, vinagre, fidalgo, etc.

    Gabarito da banca: Letra B

    Gabarito do monitor: Letras A e D

  • Porque não é derivação PREFIXAL? O processo de formação cobra o último processo em que a palavra passou.

    MINERALIZA: Flexão do verbo  na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.

    Portanto, DES-MINERALIZA

  • gente, o verbo mineralizar está no dicionário! O gabarito está equivocado! Quando tirando um dos afixos pelo menos uma das palavras existe não é considerada parassintética, existem várias outras questões no Qconcursos com comentário de professor que explicam isso.

    no michaelis online consta assim:

    des·mi·ne·ra·li·zar

    ETIMOLOGIA - der do voc comp de des-+mineral+izar, como fr déminéraliser.

    mi·ne·ra·li·zar

    ETIMOLOGIA - der de mineral+izar, como fr minéraliser.

  • Por favor, parem de comentar que a palavra "mineraliza" não existe. Usem o Google!

    Que medo de fazer a prova de uma banca que não sabe da existência do verbo "mineralizar".

  • verbo transitivo

    Modificar uma substância pela adição de minerais.

    Classe gramatical: verbo pronominal e verbo transitivo direto

    Tipo do verbo mineralizar: regular

    Separação silábica: mi-ne-ra-li-zar

  • Verbo Desmineralizar - https://www.conjugacao.com.br/verbo-desmineralizar/

    Verbo Mineralizar - https://www.conjugacao.com.br/verbo-mineralizar/

  • B

    Em “DESMINERALIZA” há o prefixo “des”, o radical “miner”, o sufixo nominal (formador de substantivo) “al” e o sufixo verbal “iza”. Resta-nos saber qual o processo.

     

    1º Hipótese: Têm-se aí prefixo e sufixos não simultâneos, confirmando o gabarito A. Se tiramos o prefixo “des”, teríamos “mineraliza” (do verbo “mineralizar”, registrado pelo VOLP), logo a palavra existe apenas com os sufixos;

    2º Hipótese: Têm-se aí prefixo e sufixos simultâneos, confirmando o gabarito B. Se tiramos o sufixo “iza”, teríamos “desmineral” (forma não existente, segundo o VOLP), logo a palavra não existe ao se retirar o sufixo.

    Concordo com o gabarito B. Quando você analisar o caso da parassíntese, teste todas as possibilidades de retiradas de prefixos e sufixos. Se em uma dessas retiradas a palavra não fizer sentido – mesmo que em uma dê certo – SERÁ PARASSÍNTESE.

  • Marquei a B e acertei. Porém, após ler os comentários dos colegas, percebi que o gabarito da questão está realmente equivocado, pois existe a palavra "mineraliza", inclusive está registrada no VOLP. Sendo assim, o gabarito deveria ser letra D (derivação prefixal).

    Bons estudos a todos!

  • Mineraliza vem de mineralizar, logo, não poderia ser parassintética. Gabarito cabível de anulação.

  • Tem umas banquinhas que são horríveis!

  • A palavra "mineralizar" existe. Ficou um pouco confusa essa questão. Merecia recurso.

  • Uma dica é verificar se retirando o sufixo ou prefixo, a palavra permanece com sentido.. se sim, não é parassintética. Neste caso, a palavra mineraliza vem de mineralizar, ela tem sentido e, portanto, não poderia ser considerada como derivação parassintética.

  • eu estava lendo a palavra como se fosse, préfixo des + mineral + izasufixo = desmineralizar kkkkk

  • recurso neles

  • Mineralizar está no VOLP, gente: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

    COMO NÃO EXISTE?

  • Retirem a questão em comento, por gentileza! Isso atrapalha a compreensão do estudante.

  • derivação parassintética. (B)

    DESMINE ? X

    MINERALIZAR ? OK !

    Pra ser prefixal e Sufixal, retira ambos e ver se a palavra fica com sentido correto.

    Faça isso com a palavra DESMINERALIZAR ... RETIRA O SUFIXO E PREFIXO , TEM SENTIDO ? NÃO TEM!! POIS É . alternativa B parassintética !!

  • Mineraliza vem do verbo mineralizar.

    Modificar uma substância pela adição de minerais.