SóProvas


ID
393757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de ergonomia, estudo científico das relações entre
instrumentos, condições e ambiente de trabalho e as características
psicofisiológicas, biomecânicas e antropométricas do homem,
julgue os itens que se seguem.

A ginástica laboral é classificada, de acordo com o horário de sua realização, em: de relaxamento, antes da jornada de trabalho; preparatória, durante a jornada de trabalho; e compensatória, depois da jornada de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Ginástica laboral preparatória (GLP)

    Segundo Lima (2008) Ginástica laboral preparatória (GLP) é a ginástica com duração aproximada de cinco a dez minutos realizada antes da jornada de trabalho ou nas primeiras horas no próprio setor ou em locais mais descontraídos como praças de lazer. Tem como objetivo principal preparar os funcionários, aquecendo, sobretudo, os grupos musculares que serão solicitados em suas atividades profissionais, proporcionando maior disposição.

    Ginástica laboral compensatória (GLC) ou de pausa

    Ginástica com duração de aproximadamente dez minutos e realizada durante a jornada de trabalho no horário de pico de fadiga. Interrompe a monotonia operacional, com a realização de exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos ou estruturas sobrecarregadas, e as posturas solicitadas no posto de trabalho (LIMA, 2008).
    Ginástica Laboral Relaxante (GLR)

    É baseada em exercícios de alongamento e relaxamento muscular, realizado normalmente após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas

    musculares envolvidas nas tarefas diárias, evitando o acumulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações de lesões (LIMA, 2008)

  • Existem dois tipos de Ginástica Laboral:

    A Preparatória e a Compensatória.

    1-      A é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.

    2-      2- A é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.