A- INCORRETA - Ao contrário do que diz a afirmativa, encurvar a agulha torna a fratura mais propensa. Malamed indica que uma das formas de se evitar a fratura de agulha dentro no tecido do paciente é NÃO encuvá-la
B- INCORRETA - A injeção lenta impede que a solução irrompa no tecido em que é depositada. A injeção rápida acarreta desconforto imediato (por alguns segundos), seguido por irritabilidade prolongada (dias) quando a dormência proporcionada pelo anestésico local se dissipa.
C- INCORRETA - A paralisia do transitória do nervo facial pode ocorrer na ténicna de Bloqueio do Nervo Alveolar Inferior (BNAI), e não na sua deposição no seio. Isso ocorre se a ponta da agulha, ao invés de tocar o osso (como recomendado para a técninca do BNAI) estiver em posição mais avançada, situada no interior da glândula parótida, próximo ao nervo facial, podendo levar à um bloqueio transitório (paralisia) do nervo facial pode se a solução anestésica local for depositada ali.
D- CORRETA - Aplicação de um anestésico tópico nos tecidos gengivais por um período prolongado pode levar à descamação epitelial. Seu tempo de aplicação deve seguir o recomendado: de 1 a 2 minutos.