SóProvas


ID
3939427
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"A Pedagogia Histórico-Crítica não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção". Idealizador da Pedagogia denominada Histórico-Crítica foi:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

  • Dermeval Saviani

  • A questão quer saber quem foi o criador da Pedagogia Crítico social dos conteúdos. Vejamos:

    a) Libâneo

    Incorreta. José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural.

    b) Dermeval Saviani

    Correta. Idealizador da Pedagogia denominada Histórico-Crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam. Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.

    c) Paulo Freire

    Incorreta. Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. Para ele, a modificação desse quadro deveria partir dos próprios oprimidos, depois de um trabalho de conscientização e politização. Sua principal ideia refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido. A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, predomina o discurso e a prática, da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo; é autoritária, pois manda quem sabe. Nesta concepção, denominada por Freire de Educação Bancária, o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos como vasilhas a serem enchidas pelo conhecimento depositado pelo educador.

    d) Nenhuma das alternativas

    Incorreta. A alternativa B invalida está.

    Referência:

    PARANÁ. Secretaria de Educação. Dia a dia da educação. Acesso em 18 de dezembro. Site- www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br

    GABARITO: B

  • O idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica foi Dermeval Saviani. Já Libâneo foi idealizador da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.