SóProvas


ID
3940045
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Alguns processos biotecnológicos podem ser empregados na produção de bioderivados, como é o caso dos ensaios de hibridização. Qual nome é dado para o processo de hibridização em que múltiplas amostras de material genético são imobilizadas em arranjo geométrico em uma membrana de nitrocelulose ou nylon?

Alternativas
Comentários
  • Responder B) Hibridização por microarray

    HIBRIDIZAÇÃO POR MICROARRAY:

    A tecnologia de microarray é uma ferramenta de análise de expressão gênica que permite investigar a expressão de centenas ou milhares de genes em uma amostra com uma reação de hibridização. A tecnologia é baseada na hibridação de alvos marcados derivados de amostras biológicas e uma série de sondas de DNA imobilizadas em uma matriz sólida, que representam os genes de interesse.

    PRINCÍPIO DO TESTE:

    Isolamento do DNA para investigar se o DNA do paciente possui as sequencias específicas para serem analisadas.

    Na segunda etapa é realizada a amplificação exponencial da sequência de DNA através da reação em cadeia polimerase (PCR). Duas moléculas de DNA iniciais (primers) definem a região a ser copiada. Se o DNA do paciente contiver a seção correspondente (sequência alvo), os primers se ligam e a sequência alvo é copiada.

    Os produtos de PCR resultantes são marcados com um corante fluorescente, o que permite que eles sejam detectados posteriormente pelo microarray.

    Na terceira etapa, o DNA amplificado pela PCR é incubado no biochip de Microarray. Primeiramente, o DNA é misturado ao tampão de hibridização, que fornece condições ótimas para a ligação dos produtos de PCR às sondas complementares no microarray. Essa ligação é medida através dos sinais de fluorescência emitidos pelos pontos.

    FONTE: www.euroimmun.com.br