SóProvas


ID
3940252
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trauma é considerado atualmente um grande problema de saúde pública, visto que é causador de elevado índice de morbimortalidade entre indivíduos em idade economicamente ativa e deixa inúmeros indivíduos incapacitados por ano. Em relação ao atendimento ao pneumotórax aberto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O curativo em três pontas sobre a lesão aberta no tórax é uma intervenção de emergência indicada no atendimento primário ao politraumatizado.

  • O curativo em três pontas sobre a lesão aberta no tórax é uma intervenção de emergência indicada no atendimento primário ao politraumatizado. GABARITO

    A drenagem torácica deve ser a primeira intervenção de emergência realizada pelo Enfermeiro no atendimento ao pneumotórax aberto. (a PRIMEIRA INTERVENÇÃO é a realização do curativo de 3 pontas visando impedir o desenvolvimento de pneumotórax hipertensivo)

    O pneumotórax aberto causa desconforto respiratório decrescente, índices de saturação sempre acima de 98% (Crescente, devido a evolução rápida para o pneumotórax hipertensivo, causando desvio mediastinal e compressão do pulmão contralateral)

    O pneumotórax aberto deve ser corrigido com curativo compressivo no local da lesão e controle dos sinais de choque hipovolêmico. (Se o profissional comprimir o local, obviamente impedirá que o ar saia pelo orifício de abertura, e o caso evoluirá para o óbito em poucos minutos. Deve-se realizar o curativo de 3 pontas, deixando um espaço para que o ar saia e não retorne para a pleura; tal curativo, atua de forma semelhante a uma válvula unidirecional. O choque causado pelo pneumotórax aberto, comumente é o obstrutivo)

  • O curativo em três pontas sobre a lesão aberta no tórax é uma intervenção de emergência indicada no atendimento primário ao politraumatizado. GABARITO

    a PRIMEIRA INTERVENÇÃO é a realização do curativo de 3 pontas visando impedir o desenvolvimento de pneumotórax hipertensivo)

    Crescente, devido a evolução rápida para o pneumotórax hipertensivo, causando desvio mediastinal e compressão do pulmão contralateral)

    (Se o profissional comprimir o local, obviamente impedirá que o ar saia pelo orifício de abertura, e o caso evoluirá para o óbito em poucos minutos. Deve-se realizar o curativo de 3 pontas, deixando um espaço para que o ar saia não retorne para a pleura; tal curativo, atua de forma semelhante a uma válvula unidirecional. O choque causado pelo pneumotórax aberto, comumente é o obstrutivo)