SóProvas


ID
3941830
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


    En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

    El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

    Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

A palavra “ecuménica”, presente no texto e relacionada à língua, pode ser compreendida como:

Alternativas
Comentários
  • O texto em questão começa estabelecendo três momentos de maior relevância para o desenvolvimento e consolidação da língua castelhana no âmbito da formação do espaço geográfico que viria a ser o atual Estado Espanhol. O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua.

    A) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. INCORRETA

    B) Embora o castelhano (a língua falada pela corte, estabelecida majoritariamente em Castela e Leão) tenha ganhado maior prestígio e se consolidado como língua nacional a partir da união das dinastias de Castela e Leão e de Aragão, o idioma já era falado pelos Reis Católicos e por seus súditos antes da expansão territorial no âmbito da Reconquista. A constituição de uma língua castelhana é anterior a Isabel I de Castela e Fernando de Aragão. INCORRETA.

    C) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. CORRETA  .

    D) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. INCORRETA.

    E) A língua castelhana ganhou maior destaque com o estabelecimento da corte na região de Castela e a anexação de outros território, tais como Leão, e, como os reinados na Península Ibérica eram católicos, a relação com Roma era bastante próxima. A partir de 1492, com a expansão ultramarina e a anexação de novos territórios longe da Europa, a língua castelhana passou a ser a língua de colonização, um projeto financiado parcialmente pela igreja católica, que tinha interesse na catequização das populações descobertas nesses novos territórios, e também pela coroa hispânica, que almejava encontrar minerais e especiarias possivelmente relevantes para o comércio com outros reinos. Assim, a língua espanhola não apenas manteve, durante muitos séculos, uma relação estreita com outras comunidades cristãs e também diretamente com a igreja católica, como ainda expandiu-se a outros continentes intimamente conectada à religião, o que torna falsa a afirmação de que o espanhol é uma língua pouco conhecida dos católicos. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra C.