SóProvas


ID
3942754
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Câmara de Irineópolis - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nos versos "É ferida que dói e não se sente. /É um contentamento descontente". De Luís de Camões existe a presença de uma figura de linguagem. Ela pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • "É ferida que dói e não se sente. /É um contentamento descontente"

    Gab: B

  • LETRA - B

    Paradoxo ou oximoro

    Antítese que expressa uma contradição.

    Exemplo: Ninguém parecia ouvir, mas a menina gritava em silêncio.

    Note que é contraditório alguém gritar em silêncio, já que o grito se configura em um som.

    fonte: <https://www.portugues.com.br/gramatica/figuras-estilo-ou-linguagem.html>

  • Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.

    Leiamos o trecho camoniano:

    "É ferida que dói e não se sente. /É um contentamento descontente."

    Chega às margens do impossível pensar em ferida que dói, e não se pode senti-la, bem como na existência de um sentimento de contentamento que seja ao mesmo tempo descontente. Essa característica leva a crer a existência de paradoxo (ou oximoro).

    a) Pleonasmo.

    Incorreto. É o emprego de palavras desnecessárias ao sentido. Há dois tipos: um a que se chama de vicioso, decorrente da ignorância da significação das palavras (p.ex. decapitar a cabeça, tornar a repetir, encarar de frente), e o literário, que serve à ênfase, ao vigor da expressão. Exs.:

    “Era como se todo o mundo que ele pisara com os pés, que vira com os seus olhos, que pegara com as suas mãos, se perdesse num instante.” (José Lins do Rego)

    “Meteram-me a mim e a mais trezentos companheiros (...) no estreito e infecto porão de um navio.” (Maria Firmina dos Reis)

    b) Paradoxo.

    Correto. É a contradição entre ideias de tão modo acentuada que margeia o absurdo, o ilogismo. Ex.: "Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo." (Carlos Drummond de Andrade)

    c) Metonímia.

    Incorreto. São relações reais de ordem qualitativa que levam a empregar metonimicamente uma palavra por outra, a designar uma coisa com o nome de outra. Ex.: ler Machado de Assis (o livro de Machado de Assis), beber o copo de cachaça (beber a cachaça).

    d) Nenhuma das alternativas.

    Incorreto. Existe alternativa correta;

    e) Todas as alternativas estão corretas.

    Incorreto. Apenas uma está correta: alternativa B.

    Letra B