SóProvas


ID
3943669
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A doença cárie ainda se destaca como o principal agravo de saúde bucal na infância, contribuindo para que muitas crianças possuam dentes com comprometimento pulpar, e a terapia pulpar permite que estes dentes decíduos sejam mantidos na arcada até o momento da sua esfoliação. Sobre o tratamento pulpar indireto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Dentina:

    • Dentina Primária: formada até o fechamento do ápice radicular que compreende a dentina do manto e a dentina circumpulpar

    - Dentina do manto: é formada pelos odontoblastos do manto.

    - Dentina circumpulpar: é constituída pela dentina peritubular, que constitui as paredes dos túbulos dentinários e pela dentina intertubular.

    • Dentina Secundária: similar à dentina primária, apresentando apenas leve mudança na direção dos túbulos formada após o fechamento do ápice da raiz, constituem a dentina circumpulpar,

    • Dentina Terciária: A dentina terciária tem estrutura irregular e pode ser de dois tipos: reacional e reparativa

    - Reacional: é irregular, não tendo, estrutura tubular ordenada das dentinas primária e secundária

    - Reparativa: formada por células indiferenciadas da polpa, originando-se, na maioria das vezes, um tecido semelhante ao osso primário, considerando-se uma den- tina do tipo osteoide.

  • LETRA A

  • Define-se o tratamento pulpar indireto como a “remoção parcial do tecido cariado e selamento da cavidade com material biocompatível por um período de tempo”. Quando indicamos o tratamento pulpar indireto? Naqueles casos de lesões cariosas profundas (1/3 interno da dentina), assintomáticas (sem comprometimento pulpar irreversível), em que a remoção do tecido cariado pode resultar em exposição do tecido pulpar. Remove-se o tecido cariado, deixando a lesão cariosa apenas no soalho (dentina afetada) evitando a exposição pulpar.