SóProvas


ID
3944605
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Paciente sexo feminino, 53 anos de idade, dona de casa, mãe de três filhos, divorciada. Procura atendimento psiquiátrico, pois vem em uso de diazepam 10mg, 03 comprimidos ao dia, por conta própria há cerca de 3 anos, queixando-se de que “não está mais fazendo efeito”. Conta que o médico de família prescreveu 01 comprimido desta medicação na época em que se separou, pois ela se queixava de insônia. De lá para cá, permaneceu fazendo uso de diazepam e aumentou a dose por conta própria, pois já não sentia o mesmo efeito. A paciente apresenta um transtorno causado por uso de benzodiazepínicos e a conduta inicial mais adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Clonazepam, diazepam e clordiazepóxido são BZDs de longa ação.

    Há uma diferença de abordagem para esquema de retirada de BZDs.

    Se o paciente vinha usando doses TERAPÊUTICAS (para o diazepam, 5-40mg/dia), fazer redução de 10-25% da dose e manter a taxa de redução de 10-25% a cada poucos dias. Geralmente não é preciso adicionar fármacos.

    Se o paciente vinha com doses SUPRA-TERAPÊUTICAS, então, além da redução gradual da dose, pode ser necessário acrescentar alguma outra medicação, como carbamazepina, valproato, quetiapina, beta-bloq, clonidina ou, se o BZD que vinha sendo usado é de curta ação, trocar por um BZD de longa ação, como clonazepam ou diazepam.