SóProvas


ID
3946864
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social deve se pautar por princípios e pelo arcabouço teórico-metodológico que orienta sua formação. Sendo assim, é fundamental considerar que a profissão

Alternativas
Comentários
  • Muita gente aí seria presa. kkkkkk.

  • Resposta correta letra B

     

    Constituímos coletivamente uma profissão que reconhece a luta de classes e o seu antagonismo histórico, que, no modo de produção capitalista, apresenta a contradição entre o avanço do crescimento da riqueza socialmente produzida e, como contraponto, a ampliação progressiva de desigualdades, ou o que Marx (1989) chamou de Lei Geral de acumulação capitalista. Conformamos uma categoria profissional que se posiciona coletivamente no sentido de estimular o fortalecimento da classe trabalhadora, em especial dos mais subjugados, discriminados, vulnerabilizados pela desigualdade, pela discriminação de raça, de gênero, de etnia, e direciona sua práxis, ou sua prática, com clareza de direção social, orientada pela perspectiva de novas formas de sociabilidade, onde seja possível a efetiva superação dessas desigualdades.

    Conforme site: https://www.redalyc.org/jatsRepo/3215/321546615001/html/index.html. 80 anos de Serviço Social no Brasil: as construções e os desafios à profissão *

  • Gabarito B)

    A) se coloca na relação Estado e sociedade civil numa perspectiva de mediação de conflitos oriundos de posicionamentos éticos, religiosos e morais e, o fazer profissional deve reconhecer a neutralidade axiológica para que não incorra em tendência politizadora e dominadora na relação com os usuários das políticas sociais.

    O Assistente Social não é um profissional neutro! Ele se posiciona de acordo com o seu projeto ético político.

    B) reconhece a luta de classes e o seu antagonismo histórico do modo de produção capitalista, com a ampliação progressiva de desigualdades, e se posiciona coletivamente no sentido de estimular o fortalecimento da classe trabalhadora, orientada pela perspectiva de novas formas de sociabilidade, por meio das quais seja possível a efetiva superação dessas desigualdades. (gabarito)

    C) camufla o real compromisso do Serviço Social com a sociedade que se pauta pela construção de espaços de pacificação e homogeneização de posicionamentos em relação ao bem comum de toda a sociedade, ao adotar uma compreensão de sociedade de classes.

    Existem diversos deveres dos Assistentes Sociais com os usuários e vários deles fazem menção a informação.

    Ex. esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional. Portanto o que prevalece é a transparência e não a camuflagem.

    D) vem se constituindo como um coletivo que opera as políticas sociais que são resultantes do modelo econômico mercantilista, adotado no 3º quartil da década de 70, para responder às demandas da crise do capitalismo, instaurada com o colapso do petróleo, induzindo os estados nacionais à adoção de medidas paliativas de proteção.

    O Serviço Social teve sua origem na década de 1930, sua legitimação na década de 1940 e a partir de 1960 a origem do movimento de reconceituação. Portanto a construção coletiva já se faz presente antes da década de 70. O Assistente Social, também, não apenas opera as políticas sociais, ele também participa do planejamento e da gestão.

    E) deve abordar a questão social entendendo-a como resultante das mazelas da sociedade e seu enfrentamento se estabelece a partir do estímulo às ações individuais que buscam alternativas para a inserção no mundo do trabalho formal, sem o incentivo a benefícios, pois estes podem gerar profunda dependência nos usuários das políticas sociais, a exemplo das medidas adotadas no Brasil a partir do início dos anos 2000.

    Ações intersetoriais e não individuais.

    Os benefícios fazem parte das políticas sociais e são fornecidos somente quando as condições de vulnerabilidade persistirem.