SóProvas


ID
3946933
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência é, de fato, um fenômeno universal e é responsável, em seus casos extremos, pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

(Adaptado de: LARAIA, R.B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 72)


A tendência à qual o texto se refere é considerada conceitualmente como:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige conhecimentos sobre a obra “Cultura: um conceito antropológico", de Roque de Barros Laraia (1986). Devemos identificar, entre as alternativas, qual tendência está sendo expressa no comando.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para chegarmos à resposta que nos é solicitada, precisamos compreender a base conceitual dos termos expressos nas alternativas. Vejamos.

    Materialismo dialético: defendido por Karl Marx e Friedrich Engels, é uma concepção filosófica e método científico que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.

    Etnocentrismo: nas palavras de Roque Laraia (1986), “o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais".

    Altruísmo: segundo o pensamento de Auguste Comte, é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, apesar de sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.

    Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro. Nesse sentido, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do 'eu-individual' só é permitida mediante um contato com o outro. Sendo assim, pode-se também dizer que a alteridade é a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer e a relação que temos com os outros etc.).

    Relativismo Cultural: defendido por Franz Boas, parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada dentro do contexto de sua própria cultura.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, só nos resta identificar que a única alternativa que corresponde corretamente ao solicitado na questão é a letra “B": “etnocentrismo".


    Gabarito do professor: Letra B.
  • B

    etnocentrismo.