Essa
questão exige conhecimentos sobre “educação
intercultural indígena", presente no artigo “Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades",
de autoria de Neusa Maria Gusmão. Devemos identificar a alternativa correta com
base no conteúdo do texto apresentado no comando.
SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:
Como
a questão já traz um texto com a base do conteúdo cobrado, vamos transcrevê-lo:
Os
professores indígenas não possuem
mais tempo para aprender as coisas
de sua cultura, pois, como
professores oficiais de sua tribo, de seu grupo, precisam usar todo o tempo
para aprender e dar conta dos conteúdos que seus superiores esperam que eles
desenvolvam em sala de aula. Trata-se de conteúdos que lhes chegam pela escrita
em cartilhas, textos, livros, documentos. Deixam, assim, de ter a possibilidade
de ser professores interculturais, para atuar no campo das diferenças entre o
mundo indígena e a sociedade inclusiva. Não
basta ensinar na língua indígena; é preciso participar, partilhar, trocar
e, com isso, manter a aprendizagem no
interior da própria cultura para, como experiência, fazê-la dialogar com tudo isso que vem como exigência e
obrigatoriedade por parte da escola
como instituição.
RESOLVENDO A QUESTÃO:
Com
base no exposto, a única alternativa que expressa corretamente o conteúdo do
texto é a letra “C": “a língua indígena
é um forte elemento cultural, mas apenas ela não garante a manutenção da
cultura própria, frente à cultura letrada formal da escola". Isso porque, além
de ensinar a língua indígena, é necessário partilhar, trocar e manter a
aprendizagem no interior da própria
cultura (indígena) para fazê-la dialogar
com as exigências de conteúdo da escola.
Em outras palavras, promover uma educação de fato intercultural.
Vejamos
agora os erros das demais alternativas.
A) a
educação regular resulta em maior sobrecarga de trabalho para os professores do
que a educação intercultural.
Errada! Não podemos tirar essa conclusão a
partir do texto. O que o texto informa, na verdade, é que os professores indígenas
têm se dedicado a cumprir o programa estabelecido pela escola, deixando de lado
a relação entre o conteúdo escolar e a sua cultura. Portanto, a educação intercultural
seria ainda mais trabalhosa, haja vista que ela deve buscar uma integração entre
cultura letrada e cultura indígena.
B) a
cultura letrada formal se impõe como um recurso nefasto para as comunidades
indígenas, que deixam de cultuar suas próprias práticas.
Errada! O texto não menospreza a cultura
letrada, mas sim, faz uma crítica sobre a falta de integração entre esta e a
cultura indígena.
D)
os conteúdos das cartilhas, dos livros, textos e documentos impedem que o
professor atue de forma intercultural.
Errada! O texto afirma que a falta de tempo,
devido à necessidade de os professores cumprirem os conteúdos estabelecidos no
programa da escola, impede que eles se tornem professores interculturais. Portanto,
não são os conteúdos em si que
impedem uma atuação intercultural, mas sim a falta de tempo dos professores em decorrência do trabalho com esses
conteúdos.
E)
os conteúdos simbólicos e as práticas culturais da comunidade constituem uma
dificuldade para a adaptação dos professores.
Errada! A dificuldade para a adaptação dos
professores a uma prática educativa intercultural está na falta de tempo para aprender
as coisas de sua cultura, visto que eles ficam tomados pela obrigação de dar
conta dos conteúdos que seus superiores esperam que eles desenvolvam em sala de
aula. Portanto, não são os conteúdos simbólicos e as práticas culturais da
comunidade que dificultam a adaptação dos professores a uma educação intercultural.
Gabarito do professor: Letra C.