SóProvas


ID
3946993
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O analfabetismo não decorre apenas da ineficiência do ensino ou de sua inadequação, mas de desequilíbrios estruturais, históricos e complexos, da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, a resposta educativa para o contingente de analfabetos não se resume à alfabetização, pelo fato de esta não dar conta das necessidades de leitura e escrita na sociedade em que vivemos. Não significa só compensação de perdas ou preenchimento de lacunas. [...] Assim sendo, a Educação de Jovens e Adultos se define como processo permanente de organização de grupos para a discussão dos mais diferentes assuntos e situações, para a busca e escolha de caminhos e tomada de decisões. É indispensável pensar um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica, dotando a população trabalhadora e o lamentável contingente de desempregados de instrumentos indispensáveis para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir.

(Plano Nacional de Educação, 1997, p. 62)


Com base no que dispõe o Plano Nacional de Educação,

Alternativas
Comentários
  • a Educação de Jovens e Adultos se propõe como recurso educacional para apoiar a atuação dos indivíduos na sociedade.

  • Essa questão não está na letra da lei, se trata de uma questão interpretativa.

    -> A educação de jovens e adultos consta na Meta 9 do PNE. Para resolver essa questão é necessário fazer relação entre o texto apresentado e a Meta 9 juntamente com suas estratégias.

    ___________________________________________________

    Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

  • Há ambiguidade na questão, pois na meta 9 dá-se a perceber que a EJA é sim uma das estratégias de erradicação do analfabetismo absoluto. "(...) erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

  • GABARITO E

    Se trata de uma questão interpretativa!

    De acordo com o texto da questão: "É indispensável pensar um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica, dotando a população trabalhadora e o lamentável contingente de desempregados de instrumentos indispensáveis para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir".

    O trecho em destaque não deixa dúvidas de que a resposta correta é a letra E "a Educação de Jovens e Adultos se propõe como recurso educacional para apoiar a atuação dos indivíduos na sociedade".

    Na minha opinião a LETRA C se torna incorreta porque trata somente do analfabetismo, porém o texto apresenta a EJA como uma modalidade que vai além da alfabetização, ela vai até o final da educação básica (ensino médio), ela prepara os alunos para "busca e escolha de caminhos e tomada de decisões".

    Bons estudos!

  • Essa questão exige conhecimentos sobre os temas “Alfabetização" e “Educação de Jovens e Adultos (EJA)". Devemos identificar a alternativa correta com base no documento “Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira", consolidado na planária de encerramento do II Congresso Nacional de Educação.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Os subsídios para a resolução dessa questão foram dados no texto apresentado no comando. Vejamos.

    O analfabetismo não decorre apenas da ineficiência do ensino ou de sua inadequação, mas de desequilíbrios estruturais, históricos e complexos, da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, a resposta educativa para o contingente de analfabetos não se resume à alfabetização, pelo fato de esta não dar conta das necessidades de leitura e escrita na sociedade em que vivemos. Não significa só compensação de perdas ou preenchimento de lacunas.

    [...]

    Assim sendo, a Educação de Jovens e Adultos se define como processo permanente de organização de grupos para a discussão dos mais diferentes assuntos e situações, para a busca e escolha de caminhos e tomada de decisões. É indispensável pensar um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica, dotando a população trabalhadora e o lamentável contingente de desempregados de instrumentos indispensáveis para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, a única alternativa que está plenamente de acordo com o tema cobrado na questão é a letra “E": “a Educação de Jovens e Adultos se propõe como recurso educacional para apoiar a atuação dos indivíduos na sociedade". Vale dizer, por meio da EJA a população trabalhadora e o grande contingente de desempregados terão subsídios para perceber e influir na sociedade em que vivem.


    Analisemos as demais alternativas.


    A) a Educação de Jovens e Adultos é composta por alfabetização e ensino fundamental, incluindo grupos de discussão para o exercício da cidadania.

    Errada! Na educação de jovens e adultos é indispensável pensar em um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica. Portanto a questão erra ao limitar para a EJA uma estrutura que vai até o ensino fundamental. Além disso, cabe destacar que a formação de grupos de discussão para o exercício da cidadania está presente em todos os momentos da EJA.


    B) o processo de alfabetização só pode ser considerado concluído quando o educando chega à idade adulta.

    Errada! O processo de alfabetização não necessariamente só terminará quando o educando chegar à idade adulta.


    C) a Educação de Jovens e Adultos e o supletivo visam a garantir uma alfabetização universal da população.

    Errada! A EJA (anteriormente chamado de ensino supletivo) visa possibilitar um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica, dotando a população trabalhadora, e o lamentável contingente de desempregados, de instrumentos indispensáveis para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir. Portanto, o objetivo da EJA não é garantir alfabetização universal à população.


    D) as necessidades de leitura e escrita são definidas por aquilo que a educação básica é capaz de oferecer para os adultos.

    Errada! A necessidade de leitura e escrita não se limita ao que a educação básica é capaz de oferecer aos adultos. Isso porque a atividade educativa não se resume à alfabetização, bem como pelo fato de esta não dar conta das necessidades de leitura e escrita na sociedade em que vivemos. A educação (como necessidade de leitura e escrita) deve dotar os indivíduos de instrumentos necessários para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir.


    Gabarito do professor: Letra E.
  • Acredito que o erro da alternativa C também pode estar na afirmação de que a EJA busca garantir uma alfabetização universal da população. Ora, palavras como universal e universalizar significam 100%. Só que a META 9 não fala em alfabetização universal e absoluta da população: não há no texto nenhuma previsão de que 100% das pessoas com mais de 15 anos estejam plenamente alfabetizadas até o fim do prazo do PNE. Longe disso, a META 9 fala em erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional da população acima de 15 anos (que é o público da EJA). Ou seja, o PNE não espera que ao término da sua vigência todas as pessoas acima de 15 anos estejam plenamente alfatizadas; no máximo, espera que a situação esteja pelo menos melhor do que antes.