TABELA FATO
Em um Data warehouse, uma tabela que armazena os valores detalhados de medidas, ou fatos, é denominada de tabela de fatos. Por exemplo, uma tabela que armazene Quantidade, Valor Total e Produto.
TABELA DIMENSÃO
Uma tabela de dimensão contém o nome específico de cada membro da dimensão. O nome membro da dimensão é denominado Atributo. (tabela B) contém a identificação do produto, nome do produto, marca, modelo, unidade de medida de peso, largura, altura e profundidade da embalagem.
Fonte:https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/12577.tabela-fato-x-tabela-dimensao.aspx
A tabela A é a tabela fato , fVendas, e a tabela B é a tabela dimensão, dProduto. Elas são relacionadas por meio da chave ID_Produto.
Para quem não conhece, o conceito de Data Mart:
Date (2004) descreve um Data Mart como “um depósito de dados especializado, orientado por assunto, integrado, volátil e variável no tempo, que fornece apoio a um subconjunto específico de decisões da gerência” (DATE, 2004, p. 604). Por especializado, entende-se que ele contém dados para apoio a uma área específica de análise comercial e por volátil, entende-se que os usuários podem atualizar os dados, e talvez até mesmo criar novos dados para algum propósito.
Na concepção de Rob e Coronel (2011), um Data Mart é um pequeno subconjunto de um DW, sobre um único assunto, que fornece suporte às decisões de um pequeno grupo de pessoas, que pode ser criado a partir de dados extraídos de um DW maior, com o objetivo específico de dar suporte a acessos mais rápido para determinado grupo ou função.
Rob e Coronel (2011), enfatizam que: A única diferença entre um Data Mart e um Data Warehouse é o tamanho e o escopo do problema a ser resolvido. Portanto, as definições de problemas e as exigências de dados são essencialmente a elas para ambos. (ROB; CORONEL, 2011, p. 551)
De acordo com Laudon & Laudon (2014), um Data Mart é: Um subconjunto de um Data Warehouse, no qual uma porção resumida ou altamente focalizada dos dados da organização é colocada em um banco separado destinado a uma população específica de usuários (LAUDON & LAUDON, 2014, p. 194).
Assim como na visão de Machado (2013), os Data Marts representam um subconjunto dos DW que permitem o acesso descentralizado à informação, podendo ser direcionados a um departamento ou área específica do negócio.