SóProvas


ID
3949690
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as estruturas de mercado, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Receita marginal = Custo Marginal este é o segredo da Maximização de lucros nas Firmas.

    abs

    boa sorte!

  • Fala meu povo! Tudo na paz? Professor Jetro Coutinho aqui!

    Esta questão trata sobre as diversas estruturas de mercado, um pouco de cada uma. Questão bem completa. Bora lá para as alternativas: 


    a) Incorreta. A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado na qual as firmas concorrem entre si, mas possuem o monopólio do próprio produto. Ou seja, há concorrência entre as firmas, mas o produto entre elas é heterogêneo, isto é, o consumidor consegue diferença entre os produtos (diferenças de qualidade, status, etc). Ja o monopólio ocorre quando apenas uma empresa existe no mercado para ofertar o produto. É o caso da Petrobrás ou da B3, bolsa de valores brasileira. 

    Bom, no monopólio, uma das formas da empresa extrair mais valor dos consumidores é discriminando preços. Essa discriminação pode ocorrer, por exemplo, pela quantidade consumida de cada consumidor (quem compra maior quantidade, paga menos, por exemplo). 

    A firma que opera em concorrência monopolística também pode discriminar preços, mas essa discriminação não ocorre da mesma forma que no monopólio. No monopólio, mesmo que haja discriminação de preços, o consumidor só pode comprar do monopolista, o que faz com que, invariavelmente, o monopolista absorva toda a demanda do mercado. 

    Já na concorrência monopolística, se uma firma fizer discriminação de preços, a sua concorrente pode fazer também, o que pode deflagrar uma guerra de preços, prejudicando todo o mercado. Ou seja, em concorrência monopolística, o fato de haver outras empresas disputando o cliente faz com que a discriminação de preços tenha que ser mais cautelosa e de forma diferente da do monopólio. 


    b) Incorreta. Um monopólio existe porque há algumas condições que impedem outras empresas de entrar no mercado. Essas condições impeditivas são chamadas de "barreiras a entrada", justamente porque representam "barreiras" a entrada de novas empresas no mercado. 

    Há quatro tipos principais de barreiras a entrada: controle de insumos escassos, economias de escala, superioridade tecnológica e barreiras impostas pelo governo (patentes ou monopólios baseados em lei, por exemplo). O erro desta alternativa é definir economia de escala como a principal barreira, pois, dependendo do mercado em questão, outra das barreiras pode ser a principal. 


    c) Incorreta. Na verdade, um oligopólio é uma estrutura INSTÁVEL, pois, mesmo que os participantes do mercado entrem em conluio para fixar um preço benéfico para todas as empresas, haverá sempre o incentivo para que uma das empresas quebre o acordo e coloque o preço mais baixo que as demais de forma a poder "roubar mercado" das outras. 


    d) Correto. Em TODAS as estruturas de mercado, as firmas maximizam o lucro quando a Receita Marginal é igual ao Custo Marginal (Rmg = Cmg). 

    Vale lembrar que na concorrência perfeita, e apenas na concorrência perfeita, o preço é igual ao custo marginal. Assim, para a concorrência perfeita, o máximo lucro ocorre quando Rmg = Cmg = P. 


    e) Incorreto. O mercado monopolista é ineficiente por si só, pois o monopolista, por estar sozinho no mercado, consegue influenciar o preço e colocá-lo acima do custo marginal. Com o preço acima do custo marginal, o monopolista produz menos do que produziria num mercado de concorrência perfeita. 

    Isso coloca a empresa monopolista em uma melhor situação que o consumidor, por isso, o excedente do produtor é fortalecido. Quando o governo regula um mercado monopolista, um dos seus objetivos é justamente reduzir o excedente do produtor e AUMENTAR o do consumidor, REDUZINDO o nível de ineficiência. A alternativa afirmou o contrário e, por isso, está errada.


    Gabarito do professor: D
  • A palavra equivale me confundiu