Fala aí, povo! Beleza? Prof. Jetro Coutinho na área!
Esta questão trata das falhas de mercado! Bora lá para as alternativas.
a) Incorreta. Mercados incompletos ocorrem quando o mercado não OFERTA bens e serviços, mesmo quando poderia cobrar um preço que cobriria os custos. Geralmente, mercados incompletos ocorrem em sociedades nas quais não há segurança jurídica (não há respeito aos contrários ou há alguma situação calamitosa, como uma guerra) ou quando o sistema financeiro é bastante precário.
b) Correta. O problema de risco moral ocorre quando uma das partes tem mais informação que a outra após um contrato ser firmado (problema pós contratual). O mercado de seguros é um perfeito exemplo. Quando você passar no concurso e for trocar de carro, provavelmente você irá contratar um seguro. Para contratar esse seguro, você vai ter que responder uma série de questionamentos da seguradora, querendo descobrir como você se comporta ao cuidar do seu carro. Se você tem condições de cuidar bem do carro (carro "dorme" em uma garagem privativa, por exemplo) ela cobra um seguro menor.
Ocorre que, depois que essa pessoa contrata o seguro, a seguradora não sabe se a pessoa vai fazer aquilo que falou no questionário que faria. Isto é, será que essa pessoa realmente está colocando o carro na garagem ou será que essa pessoa deixa o carro em qualquer lugar, "já que o carro está segurado"?
Repare que a seguradora não tem condições de saber exatamente como uma pessoa cuida do seu carro e nem se ela está cumprindo o que falou lá no questionário. A seguradora tem menos informação que o indivíduo e, por isso, o indivíduo pode usar isso a seu favor mudando o seu comportamento após a assinatura do contrato de seguro.
c) Incorreta. Pense numa comunidade de 100 pessoas e que um empresário quer ofertar um serviço de limpeza de rio. Se o custo desse empresário for de 5.000 para ofertar o serviço, ele precisa que cada pessoa para 50 reais pelo serviço.
O problema é que, como o bem é não rival, o empresário não consegue obrigar todo mundo a pagar pelo seu serviço. Assim se apenas uma dessas 100 pessoas não pagar, ele não consegue ofertar o produto. A questão dos bens não rivais é, portanto, uma questão de demanda. Como a demanda é por demais incerta, o empresário suboferta o produto, mesmo que ele seja viável.
Agora, se ele não for viável (hipótese da questão), não haverá "suboferta": não haverá oferta nenhuma.
d) Incorreta. A poluição do meio ambiente é um tipo de externalidade negativa, considerada, portanto, uma falha de mercado.
e) Incorreta. Por definição, as externalidades (sejam positivas ou negativas) representam uma falha de mercado, ou seja, representa ineficiência dos mercados.
No caso das externalidades negativas, a ineficiência está em superofertar essas situações (há mais externalidades negativas do que o socialmente desejável). Nos aso das externalidades positivas, a ineficiência está em subofertar (há menos externalidades positivas do que o socialmente desejável).
Gabarito do professor: B