SóProvas


ID
3949732
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia brasileira contemporânea,

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão de Economia Brasileira. 


    a) Correta. Paul Volcker foi presidente do FED (Banco Central americano) e adotou uma política de juros altos, o que encareceu os empréstimos externos que o Brasil tinha, fazendo o nosso país mandar muito dinheiro para fora. Esta situação ocasionou déficit no BP brasileiro. 


    b) Incorreta. A partir de 1967, a política monetária passou a ser expansionista, o que pressionou a inflação no período do milagre, e ocasionou o controle de preços públicos, câmbio e juros do crédito público. Além disso, houve a manutenção das austeras políticas salariais da época do PAEG. 


    c) Incorreta. Durante o plano cruzado, a taxa de câmbio se tornou fixa, não ocorrendo a desvalorização cambial, como afirmou a questão.


    d) Incorreta. De fato, o governo color tinha planos de reformas liberalizastes e de privatização de estatais. No entanto, o governo conseguiu uma importante abertura comercial, o que ocasionou a entrada de dólares no país, mas a maior parte das privatizações ocorreu no governo Fernando Henrique (e não no de Collor)


    e) Incorreta. Na verdade, do final dos anos 80 até o início dos anos 90, o déficit público no Brasil foi diminuindo, devido ao efeito Tanzi as avessas. Este efeito reduzia o gasto real do setor público quando havia adiamento de despesas. 


    Gabarito do professor: A
  • na década de 1980, o déficit em conta corrente do Balanço de Pagamentos era em grande parte explicado pela evolução dos encargos da dívida externa, provocado pelos elevados juros vigentes no mercado externo, em função da política monetária de Paul Volcker para estabilizar a economia norte-americana.

  • Alternativa A

    Na década de 80 ficamos reféns do Fundo Monetário Internacional (FMI), que nos socorreu com empréstimos...mas tirou a nossa autonomia na condução da politica econômica.

    Esses empréstimos se tornaram muito caros dado as taxas elevadíssimas praticadas.

    Como resultado tivemos uma das maiores recessões da nossa historia (1983..84..), minha família sofreu muito com isso (aliás muitas famílias)., nunca esquecerei. Se cair na prova faço "questão" de acertar !! rs

    abs

    boa sorte!