SóProvas


ID
3950644
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de categoria econômica, origens e espécies das receitas correntes, considere as seguintes afirmativas:


1. Valor mobiliário é uma espécie de Receita Patrimonial.

2. As espécies sociais, econômicas e para custeio de iluminação pública são Receitas de Contribuição.

3. Em outras receitas correntes, encontram-se as indenizações, restituições e ressarcimentos, além de multas e juros de mora.

4. As espécies intergovernamentais, fundo de doenças contagiosas e transferências para combate à fome são espécies de transferências correntes.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    Em relação à categoria econômica, a receita é classificada em: corrente e de capital.

    ➥ "Receitas Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas".

    Origem da Receita:

    → 1 Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria;

    → 2 Contribuições;

    → 3 Receita Patrimonial;

    → 4 Receita Agropecuária;

    → 5 Receita Industrial;

    → 6 Receita de Serviços;

    → 7 Transferências Correntes;

    → 9 Outras Receitas Correntes;

    ➥ "Receitas de Capital [...] são as provenientes tanto da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas e da conversão, em espécie, de bens e direitos, quanto de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital".

    Origem da Receita:

    → 1 Operações de Crédito;

    → 2 Alienação de Bens;

    → 3 Amortização de Empréstimos;

    → 4 Transferências de Capital;

    → 9 Outras Receitas de Capital.

    ➥ Codificação quanto à natureza da receita:

    C: Categoria Econômica

    O: Origem 

    E: Espécie

    DDDD: Desdobramentos para identificação de peculiaridades da receita

    T: Tipo

    ➥ Resolução:

    O item 1 está CERTO. São espécies de receitas patrimoniais:

    ✓ Exploração do Patrimônio Imobiliário do Estado;

    ✓ Valores Mobiliários;

    ✓ Concessões/Permissões/Autorização ou Licença;

    ✓ Exploração de Recursos Naturais;

    ✓ Exploração do Patrimônio Intangível;

    ✓ Cessão de Direitos;

    ✓ Demais Receitas Patrimoniais.

    O item 2 está CERTO. São espécies de receitas de contribuições:

    ✓ Sociais;

    ✓ Econômicas;

    ✓ Para Entidades Privadas de Serviço Social e de Formação Profissional;

    ✓ Para Custeio de Iluminação Pública.

    O item 3 está CERTO, mas desatualizado. Com o novo MCASP 8ª, são espécies de outras receitas correntes:

    ✓ Multas Administrativas, Contratuais e Judiciais;

    ✓ Indenizações, Restituições e Ressarcimentos;

    ✓ Bens, Direitos e Valores Incorporados ao Patrimônio Público;

    ✓ Demais Receitas Correntes.

    Assim, com as atualizações, multas e juros de mora, antes classificados como outras receitas correntes, são classificados quanto à origem que os tenham determinado. Exemplo: se a origem da multa for tributária, será classificada nessa origem.

    O item 4 está ERRADO. Não constam como espécies intergovernamentais fundo de doenças contagiosas e transferências para combate à fome. São espécies de transferências correntes.

    ✓ Transferências da União e de suas Entidades;

    ✓ Transferências dos Estados e do DF e de suas Entidades;

    ✓ Transferências dos Municípios e suas Entidades;

    ✓ Transferências de Instituições Privadas;

    ✓ Transferências de Outras Instituições Públicas;

    ✓ Transferências do Exterior;

    ✓ Transferências de Pessoas Físicas;

    ✓ Transferências de Depósitos não Identificados.

    Por fim, os itens I, II e III estão corretos.

    Gabarito: Letra D.

  • 1. Valor mobiliário é uma espécie de Receita Patrimonial. Certo

    Categoria Econômica - Receita Corrente

    Origem - Receita Patrimonial

    Espécie - Valor mobiliário

    2. As espécies sociais, econômicas e para custeio de iluminação pública são Receitas de Contribuição. Certo

    Categoria Econômica - Receita Corrente

    Origem - Contribuições

    Espécie - Contribuições Sociais; Contribuições Econômicas; Contribuições para custeio de iluminação pública

    3. Em outras receitas correntes, encontram-se as indenizações, restituições e ressarcimentos, além de multas e juros de mora. Certo

    Categoria Econômica - Receita Corrente

    Origem - outras receitas correntes

    Espécie - indenizações, restituições, ressarcimentos, multas administrativas, contratuais e judiciais, previstas em legislações específicas, entre outras. 

    4. As espécies intergovernamentais, fundo de doenças contagiosas e transferências para combate à fome são espécies de transferências correntes. Errado

    Categoria Econômica - Receita Corrente

    Origem - Transferências correntes

    Espécie - Ex.: Transferências da União e de suas Entidades; Transferências de Pessoas Físicas.

    Fonte: https:MCASP_8_ed

  • INCORRETO. Tais itens mencionados 4 são Desdobramentos para Identificação de Peculiaridades da Receita.

    Desdobramentos para Identificação de Peculiaridades da Receita

    Na nova estrutura de codificação foram reservados 4 dígitos para desdobramentos com o objetivo de identificar as particularidades de cada receita, caso seja necessário. Assim, esses dígitos podem ou não ser utilizados, observando-se a necessidade de especificação do recurso.

  • Vamos comentar item a item.

    1. CERTO. As Receitas Patrimoniais são receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial. Assim, o valor mobiliário é uma espécie de receita patrimonial.

    2. CERTO. As Contribuições Sociais, Econômicas e para Custeio de Iluminação Pública são espécies de Receitas de Contribuição. Não vamos confundir com Contribuições de Melhoria. Vamos a cada uma dessas espécies:

    - Contribuição Social - Classificada como espécie de Contribuição, por força da Lei nº 4.320/1964, é tributo vinculado a uma atividade Estatal que visa atender aos direitos sociais previstos na Constituição Federal. Pode-se afirmar que as contribuições sociais atendem a duas finalidades básicas: seguridade social (saúde, previdência e assistência social) e outros direitos sociais como, por exemplo, o salário educação.

    - Contribuições Econômicas - a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) é tributo classificado no orçamento público como uma espécie de contribuição que atinge um determinado setor da economia, com finalidade qualificada em sede constitucional – intervenção no domínio econômico – instituída mediante um motivo específico.

    - Contribuição para Custeio da Iluminação Pública - instituída pela Emenda Constitucional nº 39/2002, que acrescentou o art. 149-A à Constituição Federal, possui a finalidade de custear o serviço de iluminação pública. A competência para instituição é dos municípios e do Distrito Federal.

    3. CERTO. Outras Receitas Correntes constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas administrativas, contratuais e judiciais, previstas em legislações específicas, entre outras. 

    4. ERRADO. Não são espécies de transferências correntes, as quais possuem oito espécies. Na nova estrutura de codificação foram reservados 4 dígitos para desdobramentos com o objetivo de identificar as particularidades de cada receita, caso seja necessário. Assim, esses dígitos podem ou não ser utilizados, observando-se a necessidade de especificação do recurso.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Vamos comentar item a item.

    1. CERTO. As Receitas Patrimoniais são receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial. Assim, o valor mobiliário é uma espécie de receita patrimonial.

    2. CERTO. As Contribuições Sociais, Econômicas e para Custeio de Iluminação Pública são espécies de Receitas de Contribuição. Não vamos confundir com Contribuições de Melhoria. Vamos a cada uma dessas espécies:
    • Contribuição Social - Classificada como espécie de Contribuição, por força da Lei nº 4.320/1964, é tributo vinculado a uma atividade Estatal que visa atender aos direitos sociais previstos na Constituição Federal. Pode-se afirmar que as contribuições sociais atendem a duas finalidades básicas: seguridade social (saúde, previdência e assistência social) e outros direitos sociais como, por exemplo, o salário educação.
    • Contribuições Econômicas - a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) é tributo classificado no orçamento público como uma espécie de contribuição que atinge um determinado setor da economia, com finalidade qualificada em sede constitucional – intervenção no domínio econômico – instituída mediante um motivo específico.
    • Contribuição para Custeio da Iluminação Pública - instituída pela Emenda Constitucional nº 39/2002, que acrescentou o art. 149-A à Constituição Federal, possui a finalidade de custear o serviço de iluminação pública. A competência para instituição é dos municípios e do Distrito Federal.
    3. CERTO. Outras Receitas Correntes constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas administrativas, contratuais e judiciais, previstas em legislações específicas, entre outras. 
    4. ERRADO. Não são espécies de transferências correntes, as quais, possuem oito espécies. Na nova estrutura de codificação foram reservados 4 dígitos para desdobramentos com o objetivo de identificar as particularidades de cada receita, caso seja necessário. Assim, esses dígitos podem ou não ser utilizados, observando-se a necessidade de especificação do recurso.
     Gabarito: item D
  • passou?