SóProvas


ID
3950668
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos. É correto afirmar que a Demonstração dos Fluxos de Caixa:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    ➤ FLUXO DE CAIXA OPERACIONAIS (FCO):

    → Ingressos: são receitas relativas às atividades operacionais líquidas e as transferências correntes recebidas.

    → Desembolsos: são despesas relativas às atividades operacionais, demonstrando-se os desembolsos de pessoal, os juros e encargos sobre a dívida, as transferências concedidas etc.. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE INVESTIMENTO (FCI):

    → Ingressos: são receitas referentes à alienação de ativos não circulantes e de amortização de empréstimos e financiamentos concedidos.

    → Desembolsos: são despesas referentes à aquisição de ativos não circulantes e as concessões de empréstimos e financiamentos. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE FINANCIAMENTO (FCF):

    → Ingressos: são obtenções de empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito, inclusive o refinanciamento da dívida. Compreendem também a integralização do capital social de empresas dependentes.

    → Desembolsos: são despesas com amortização e refinanciamento da dívida.

    Resolução: É correto afirmar que a Demonstração dos Fluxos de Caixa:

    A. inclui investimentos, recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos.

    CERTO. Trata-se do FCI.

    B. evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.

    ERRADO. Evidencia as variações patrimoniais que impactam o caixa e equivalentes de caixa.

    C. evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários.

    ERRADO. Trata-se de função do balanço financeiro.

    D. deve ser elaborada considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar, na forma dedutiva, a receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos.

    ERRADO. Trata-se da aplicação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

    E. considera as atividades de financiamento, como os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos.

    ERRADO. A alternativa se refere ao FCO.

    Gabarito: Letra A.

  • Questão de contabilidade de custo.

  • Gabarito A

  • 6.3.2. Atividades de Investimento

    Os fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento representam a extensão em que as saídas de caixa são realizadas com a finalidade de contribuir para a futura prestação de serviços pela entidade. Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.

    São exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades de investimento:

    a. pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem os custos de desenvolvimento ativados e ativos imobilizados de construção própria;

    b. recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo;

    c. pagamentos para aquisição de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações em empreendimentos controlados em conjunto (exceto aqueles mantidos como equivalentes de caixa, mantidos para negociação imediata ou disponível para venda);

    d. recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações em empreendimentos controlados em conjunto (exceto aqueles mantidos como equivalentes de caixa, mantidos para negociação imediata ou disponível para venda);

    e. adiantamentos em caixa e empréstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira pública);

    f. recebimentos de caixa por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros (exceto adiantamentos e empréstimos concedidos por instituição financeira pública);

    g. pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou disponível para venda ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento; e

    h. recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou disponível para venda ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento. 

    Fonte: Mcasp. 9º Ed.

    Gabarito: Letra A.