O granilite é um composto de agregados minerais moídos, como mármore, granito, calcário e quartzo, que misturados com cimento, areia e água se transformam em microconcreto com grande resistência a impactos e a abrasão.
Este tipo de piso tem o nome granilite porque se assemelha ao granito. Essa argamassa é espalhada sobre a base e em cima vêm grãos adicionais que ficam na superfície.
Aplicado em larga escala, pode ser usado como piso ou rodapé em áreas de maior circulação seguindo as tendências da construção civil e da decoração de ambientes, sendo disponível de infinitas cores e combinações (cor massa + cor dos agregados).
Ele oferece baixo custo na produção e aplicação, porém é necessário a contratação de mão de obra especializada para se obter o resultado satisfatório.
Para aplicá-lo o piso ou a parede devem ter uma base sem ondulações, limpa e firme e devem ser montadas as juntas de dilatação.
Durante a aplicação, a sujeira é grande e a massa muito molhada, impossibilitando assim, que qualquer pessoa permaneça no local. Depois de pronto, ele é polido e deve ser impermeabilizado.
Use vassoura e sabão neutro para a limpeza. Não devem ser usados produtos abrasivos que estragam a impermeabilização e a argamassa composta por cimento.