Argumento corporativista:
valores da profissionalidade
*Obrigação moral
*Compromisso com a comunidade
*Competência profissional /Obrigação moral
*Finalidade da educação: pessoa humana livre
*Ligado à dimensão emocional da prática educativa
Nessa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a concepção de autonomia do profissional reflexivo, para o autor José Contreras.
Segundo o autor, existem três modelos de professores: especialista técnico, profissional reflexivo e intelectual crítico. Ele faz uma análise das várias faces da autonomia em cada um dos modelos. Para Contreras, em relação ao profissional reflexivo, a autonomia é compreendida como responsabilidade moral individual, considerando os diferentes pontos de vista e equilíbrio entre a independência de juízo e a responsabilidade social, privilegiando a capacidade para resolver criativamente as situações -problema, para a realização prática das pretensões educativas. Um processo de reflexão crítica permitiria aos professores avançarem para um processo de transformação da prática pedagógica, mediante sua própria transformação como intelectuais críticos, e isso requer a tomada de consciência dos valores e significados ideológicos implícitos nas atuações de ensino e nas instituições que sustentam.
Tal reflexão crítica não se refere somente ao tipo de meditação que possa ser feita pelos docentes sobre suas práticas e as incertezas que estas lhe provoquem, mas supõe também uma forma crítica que lhes permitiria analisar e questionar as estruturas institucionais em que trabalham.
Fonte: CONTRERAS, J. A Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
Portanto, a letra E, “responsabilidade moral individual", é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.