SóProvas


ID
3951850
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as orações abaixo:

I. Não feche à porta!
II. À partir da semana que vem, não estaremos mais atendendo.
III. Vocês gastaram dinheiro à toa.
IV. Todas as provas remetem às mesmas pessoas.
V. Àquela mulher não é confiável.

O sinal indicativo de crase foi CORRETAMENTE empregado em:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    I. Não feche à porta! → INCORRETO. Feche alguma coisa (verbo transitivo direto; trata-se de um verbo que pede um complemento que não seja iniciado por preposição). Somente o artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "porta" deve ser usado= feche a porta.

    II. À partir da semana que vem, não estaremos mais atendendo → INCORRETO. Crase usada incorretamente antes de verbo.

    III. Vocês gastaram dinheiro à toa → CORRETO. Temos, em destaque, uma locução adverbial de modo com base feminina, crase correta e obrigatória para evitar ambiguidade.

    IV. Todas as provas remetem às mesmas pessoas → CORRETO. Remetem a alguém (preposição "a") + artigo definido "as" que acompanha o termo feminino "mesmas pessoas"= crase. Para ter certeza, trocamos por um termo masculino: as provas remetem aos rapazes (preposição "a" + artigo definido "os"= aos). 

    V. Àquela mulher não é confiável → INCORRETO. Temos o pronome demonstrativo "aquela" acompanhando o sujeito; não pode haver sujeito preposicionado; nenhum termo está regendo a preposição "a"; somente o pronome demonstrativo "aquela" deve estar presente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A única forma de se escrever essa palavra é à toa, separado e com crase no “a”. Antigamente, a palavra era grafada com  (“à-toa”), mas isso foi eliminado com as mudanças trazidas pelo .

    Antigamente, com a grafia com hífen, a palavra tinha dois significados: à toa era uma locução adverbial e à-toa era um adjetivo, sendo que eram utilizadas em situações diferentes.

    Porém, com a eliminação da grafia com hífen, o termo à toa passou a assumir ambos os sentidos. Assim, pode se referir, como locução adverbial, ao acaso, a algum inútil, sem fundamento, sem motivo. Como um adjetivo, à toa é utilizada para alguém ou alguma coisa irrefletida, desocupada.

  • AQUILO OU ÀQUILO

    Quando temos as expressões " aquele , aquela , aquilo " usamos crase quando trocamos por " a este, a esta, a isto ", se mantiver o sentido, sempre haverá crase!

    Ex. Refiro-me àquilo que aconteceu semana passada (a isto)

    Ex. cheguei àquele lugar (a este)