SóProvas


ID
3951958
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Esforço integral 

    Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam. 
    O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%. 
Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão. 
    Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas. 
    O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio. 
    A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola. 
    Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta. 

(Editorial. Folha de S.Paulo, 31.10.2016. Adaptado)

Na informação veiculada no quarto parágrafo – Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco… –, o emprego da forma verbal destacada denota

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    exemplificação do autor, já que há dados comprovadores do avanço da rede de ensino médio pernambucana.

  • Ao meu ver a questão induz o candidato a erro e não apresenta resposta correta.

    Veja, a questão não pergunta qual a relação do verbo com o sentido da frase como um todo, ela questiona o que "denota a forma verbal".

    Assim sendo, é sabido que o verbo "seria", uma vez que se encontra no futuro do pretérito, denota uma ação incerta, de dúvida.

    complicado

  • Apesar de não parecer, o futuro do pretérito indica certeza

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/futuro-do-preterito-indicativo-ou-subjuntivo/4919

  • Letra C

    Nesse caso o futuro do pretérito exemplifica pois vem acompanhado do pronome demonstrativo "este".

  • A questão requer interpretação textual e conhecimento sobre a flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) e de modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).


    O verbo destacado “ser", no enunciado da questão, está flexionado no futuro do pretérito do indicativo.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Em certos contextos, o futuro do pretérito denota polidez por parte do enunciador, porém não é o caso desta assertiva. Além disso, há a intenção de apresentar o caso bem-sucedido da rede estadual de Pernambuco a fim de ratificar a questão da implementação do período integral nas escolas, para que outros estados também possam aderir.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Embora o futuro do pretérito denote incerteza em alguns contextos, não é o caso desta assertiva. O autor tem a certeza de que os dados apresentados acerca das escolas com período integral em Pernambuco são precisos.


    ALTERNATIVA (C) CORRETA – A forma verbal (futuro do pretérito) foi usada para exemplificar um caso bem-sucedido no estado de Pernambuco, comprovado por uma instituição competente no assunto – Secretaria de Educação.


    Lembrando que exemplos válidos são um ótimo recurso para argumentação.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Não há dúvidas por parte do autor, e os dados apresentados da implementação são compatíveis com os da avaliação dos alunos. Tal informação pode ser corroborada no quinto parágrafo.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A argumentação não é falaciosa, ou seja, enganosa. Os dados são confirmados pela Secretaria de Educação do Estado.


    GABARITO DA PROFESSORA: Letra C.

  • Questão mais de interpretação do que de concordância!