SóProvas


ID
3951988
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das contribuições de Castro e Regatieri (2009), que afirmam ter acontecido uma transferência de parte das funções educativas da esfera familiar para a estatal com a consolidação dos direitos das crianças, assinale a alternativa correta acerca das consequências de tal transferência.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O saber familiar, sobretudo das famílias pobres, foi desqualificado, e ocorreu a profissionalização das funções educativas. Certo a partir do momento que a responsabilidade familiar foi transferida para a esfera estatal,houve uma profissionalização deste saber por muitas escolas preparar os alunos das classes menos favorecidas para o mercado de trabalho.

  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre “as consequências da transferência de parte das funções educativas da esfera familiar para a estatal com a consolidação dos direitos da criança". Encontramos a base desse conteúdo na obra “Interação escola -família: subsídios para práticas escolares", de autoria de Jane Castro e Marilza Regattieri.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Vejamos o pensamento das autoras a respeito do tema:

    No movimento histórico apresentado anteriormente, vimos que houve transferência de parte das funções educativas da esfera familiar para a estatal. Nesse deslocamento, ao mesmo tempo em que o saber familiar, sobretudo das famílias pobres, foi desqualificado, ocorreu a profissionalização das funções educativas, reorganizando a interseção de funções e responsabilidades entre as famílias e as escolas.

    É importante ressaltar que ainda hoje mães, pais e os demais agentes escolares se encontram em condições bastante distintas dentro do processo educativo. Como instituição do Estado encarregada legalmente de conduzir a educação formal, a escola, por meio de seus profissionais, tem a prerrogativa de distribuir os diplomas que certificam o domínio de conteúdos considerados socialmente relevantes.

    O insucesso escolar deveria suscitar a análise de causas dos problemas que interferiram na aprendizagem, avaliando o peso das condições escolares, familiares e individuais do aluno. O que se constata é que, em vez disso, o comportamento mais comum diante do fracasso escolar é a atribuição de culpas, que geralmente provoca o afastamento mútuo.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nas informações acima desenvolvidas, podemos concluir que a única alternativa que informa corretamente as consequências da transferência de parte das funções educativas da esfera familiar para a estatal com a consolidação dos direitos da criança é a "letra C": “O saber familiar, sobretudo das famílias pobres, foi desqualificado, e ocorreu a profissionalização das funções educativas".

    Analisemos cada uma das demais alternativas.

    A) Família e escola não possuem espaço de interseção no processo de formação de um mesmo sujeito, pois remetem a instâncias distintas e complexas.

    Errada! Segundo as autoras houve uma reorganização da interseção de funções e responsabilidades entre família e escola. Portanto, é errado informar que não possuem espaço de interseção no processo de formação.

    B) A escola e a família, por meio de parceria equiparada em termos de responsabilidade, acabam por certificar o domínio de conteúdos considerados socialmente relevantes de crianças.

    Errada! Cabe apenas à escola, como instituição do Estado legalmente encarregada de conduzir a educação formal, a prerrogativa de distribuir os diplomas que certificam o domínio de conteúdos considerados socialmente relevantes

    D) Diante do insucesso escolar, pais e famílias, em parceria, unem-se na análise da situação, e atribuição de culpas, que geralmente provoca a aproximação de ambos.

    Errada! Primeiramente, não há que se falar em parceria para análise do insucesso escolar. Além disso, a referida atribuição de culpas geralmente gera um afastamento mútuo.

    E) Houve uma reorganização da interseção de funções e responsabilidades entre as famílias e as escolas, cabendo à família a educação formal de suas crianças.

    Errada! A educação formal das crianças cabe à escola e não à família.


    Gabarito do professor: Letra C.