- ID
- 3952495
- Banca
- FAFIPA
- Órgão
- Cispar - PR
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Conhecimentos Gerais
- Assuntos
A água pode veicular um elevado número de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mecanismo de transmissão de doenças mais comumente lembrado e diretamente relacionado à qualidade da água é o da ingestão, por meio do qual um indivíduo sadio ingere água que contenha componente nocivo à saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doença. É importante destacar que tanto a qualidade da água quanto a sua quantidade e regularidade de fornecimento são fatores determinantes para o acometimento de doenças no homem (Ministério da Saúde, 2006). Conforme mostram os mecanismos de transmissão, a insuficiente quantidade de água pode resultar em:
I. Deficiências na higiene.
II. Acondicionamento da água em vasilhames, para fins de reservação, podendo esses recipientes tornarem-se ambientes para procriação de vetores e vulneráveis à deterioração da qualidade.
III. Procura por fontes alternativas de abastecimento, que constituem potenciais riscos à saúde, seja pelo contato das pessoas com tais fontes (risco para esquistossomose, por exemplo), seja pelo uso de águas de baixa qualidade microbiológica (risco de adoecer pela ingestão).
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA: