O Sycamore é um computador produzido pela empresa Google. Cientificamente, seu sistema quântico é grande, complicado e complexo. A empresa noticiou que, na área computacional, os computadores quânticos poderão fazer o que computadores clássicos não podiam fazer com rapidez, por exemplo.
Acredita-se que os computadores quânticos serão melhorados e estimularão o desenvolvimento e melhoria dos computadores clássicos, segundo Hartmut Neven, diretor de engenharia da Google, em entrevista a imprensa.
A questão demanda que se tenha algum conhecimento de computação, além de estar " em dia" com as informações acerca de novas tecnologias na área. Uma das alternativas indica uma proposição correta acerca do novo computador.
A) INCORRETA – O Qubits é um fio supercondutor e são átomos artificiais que representam os dados.
B) CORRETA – O Sycamore é um computador quântico que utiliza átomos artificiais para a representação de dados. Estes átomos são chamados de qubits. A Google, criadora do computador, menciona que ele é capaz de resolver problemas mais rápido do que supercomputadores.
C) INCORRETA - O Sycamore é uma conquista tecnológica, mas está propenso a erros. Quanto mais átomos artificiais, maior a probabilidade de erros. Os erros são calculáveis e não foi mencionada quando será a comercialização do computador.
D) INCORRETA – Os chips do Computador quântico precisam ser mantidos em máquinas cilíndricas, cujas temperaturas são mais baixas que o vácuo do espaço.
E) INCORRETA – Alguns cientistas, depois do anúncio do Google do computador quântico, iniciaram melhorias nos algoritmos clássicos de computação para que possam disputar com o Sycamore. Foi o que alegou Hartmut Neven, diretor de engenharia da Google, em entrevista à imprensa.
Gabarito do Professor: Letra B.