SóProvas


ID
3953032
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os professores de uma creche participaram da Conferência Nacional da Educação Básica, proferida por Celina Arêas. Para essa autora, a função social da escola é

Alternativas
Comentários
  • E

    um compromisso com a formação dos cidadãos com fortalecimento dos valores de solidariedade, com a transformação da sociedad

  • Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a função social da escola, de acordo com a autora Celina Arêas. 

    A)a instrumentalização das novas gerações para o uso dos recursos tecnológicos de forma a tornar a realidade cada vez mais automatizada. 
    ERRADO – Conforme a autora, a função social da escola é um compromisso com a formação dos cidadãos. O uso de tecnologias e conteúdos multimidiáticos na educação básica implica não só instrumentalizar e repassar técnicas, mas olhar criticamente sobre o impacto das mídias na sociedade, buscando soluções usando tecnologia, ou não, articuladas com Políticas Públicas. Nesse sentido, é preciso fazer com que essas tecnologias sejam percebidas pelos alunos e professores como instrumentos de emancipação da sociedade, possibilitando uma visão crítica do contexto econômico, político, social e também das mídias. Como por exemplo, questionar e exigir qualidade na programação dos canais abertos, não apenas de censura. 

    B)o estabelecimento de limites ao exercício da liberdade, condição necessária para uma convivência democrática. 
    ERRADO – De acordo com Celina Arêas, a escola se redefine como espaço democrático de elaboração de valores, de tolerância e respeito às diferenças, de produção e disseminação de conhecimento e de convivência humana, social, cultural e política. Levando sempre em consideração a realidade das relações social e de trabalho. Portanto, essa visão concebe os sujeitos como portadores de direitos sociais, cuja formação tem por objetivo proporcionar graus sempre crescentes de cidadania e humanização. Todos os sujeitos envolvidos no fazer da escola devem, constantemente, revisitar de concepções, paradigmas e vivências curriculares, entrelaçadas por princípios da solidariedade, liberdade, relação dialógica, do cuidado e do amor. A liberdade é um princípio da educação e deve ser garantido, entendendo que liberdade e responsabilidade caminham juntas. A convivência democrática não implica na limitação da liberdade, mas na responsabilidade e no respeito às liberdades dos demais membros da sociedade. 

    C)a socialização dos conhecimentos científicos de forma individualizada e personalizada, com a intenção de atender à diversidade humana. 
    ERRADO – A escola tem uma função científica e social, devendo garantir a socialização dos conhecimentos científicos, social, histórico, cultural, ético, e outros. Tal socialização não deve se dar de forma individualizada e personalizada. Precisa considerar ainda que a escola está situada numa dada sociedade num dado momento histórico cultural. A sociedade atual exige um novo modelo de escola que contemple o movimento dialético que impregna as relações entre mulher - homem, a natureza e a cultura. A autora defende a necessidade de se trabalhar pela implementação de uma escola de educação integral, que garanta o caráter unitário do conhecimento – articulando os saberes científicos, tecnológicos e sócio históricos, tendo como pressuposto fundamental a construção de um referencial que reflita as necessidades do mundo do trabalho em contraposição ao mercado de trabalho – uma escola contrária ao individualismo, envolvida na busca do desenvolvimento humano e na perspectiva do engajamento social e político. Tal escola se opõe àquela que vincula a educação às prerrogativas mercadológicas globalizantes – com o intuito de formar indivíduos pretensamente consumidores e competitivos. 

    D)a convergência dos interesses humanitários, sociais e políticos, em razão da conquista de uma sociedade igualitária. 
    ERRADO - A autora ressalta a importância da luta coletiva por uma sociedade mais justa, humana e igualitária. O estabelecimento de uma sociedade igualitária ainda não foi conquistado, sendo um dos desafios da escola a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa. 

    E)um compromisso com a formação dos cidadãos com fortalecimento dos valores de solidariedade, com a transformação da sociedade. 
    CORRETO – Para a autora, a educação é o processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas, constitui um processo contínuo de formação e um direito inalienável do cidadão. Como função social, é preciso reconhecer o papel estratégico da escola e da educação para a construção de uma nova ética centrada na vida, na solidariedade e numa cultura de paz, superando as práticas consideradas opressoras, de modo a incluir, efetivamente, os grupos historicamente excluídos: povos tradicionais (negros, povos, indígenas, mulheres, etc.). A escola se redefine como espaço democrático de elaboração de valores, de tolerância e respeito às diferenças, de produção e disseminação de conhecimento e de convivência humana, social, cultural e política. Levando sempre em consideração a realidade das relações social e de trabalho. Portanto, essa visão concebe os sujeitos como portadores de direitos sociais, cuja formação tem por objetivo proporcionar graus sempre crescentes de cidadania e humanização. 

    Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Conferência Nacional da Educação Básica – Documento final. Brasília – DF, 2008. Disponível no portal do MEC. 

    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A) Errada - A função social da escola é pautada na formação crítica e integral de todo cidadão e não apenas no acesso aos recursos tecnológicos. B) Errada - Estabelecer limites ao exercício da liberdade, é retomar ao ensino tradicionalista ou tecnicista, mais precisamente aqui no Brasil na era Neoliberalista, onde os alunos tinham acesso apenas ao conhecimento que era conveniente, de acordo com a formação que a classe dominante " precisava" que tivessem; Mão de obra qualificada. C - Errada - A formação social da escola não é pautada nos interesses da sociedade, e sim do próprio discente. D - Os interesses que devem ser considerados para formação social, se pautam unicamente na formação integral do ser humano, sendo esta educação, direito inalienável, subjetivo. Desta forma, sua formação não deve se tratar de um interesse externo, mas sim, do próprio aluno. E - Correta. A escola com sua formação social, está centrada em um compromisso com a construção de um cidadão crítico fortalecido em valores de sociedade que poderá agir em sociedade, transformando-a de acordo com seus princípios e escolhas.