Nessa questão, deve-se indicar a alternativa que apresenta no que constituem o processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas, bem como o processo contínuo de formação, de acordo com a autora Celina Arêas.
Para a autora, a educação é o processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas, constitui um processo contínuo de formação e um direito inalienável do cidadão. Para se concretizar como direito humano inalienável do cidadão, em consonância com o Artigo º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a práxis social da educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas, sempre que justificada tal necessidade. Como função social, é preciso reconhecer o papel estratégico da escola como espaço democrático de elaboração de valores, de tolerância e respeito às diferenças, de produção e disseminação de conhecimento e de convivência humana, social, cultural e política. Levando sempre em consideração a realidade das relações sociais e de trabalho. Essa visão concebe os sujeitos como portadores de direitos sociais, cuja formação tem por objetivo proporcionar graus sempre crescentes de cidadania e humanização.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Conferência Nacional da Educação Básica – Documento final. Brasília – DF, 2008. Disponível no portal do MEC.
Portanto, a letra B, “educação", é a resposta correta.
Gabarito do Professor: Letra B.
(LDB 9394/96) Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Por processos formativos infere-se algo CONTÍNUO, que sé dá ao longo de. Além disso, o artigo faz menção à EDUCAÇÃO em seu desenvolvimento nas nas mais largas esferas - familiar, movimentos sociais, culturais etc.