SóProvas


ID
3953047
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cleonice, professora em uma creche, investe constantemente em sua formação continuada. Nesse processo, ela parte do seu “saber fazer”. Conforme proposta de Mantoan (2001) para o professor, partir do “saber fazer” é algo

Alternativas
Comentários
  • importante, uma vez que tem conhecimentos, crenças, experiências e esquemas de trabalho adquiridos ao entrar em contato com a inovação educacional.

  • não sei o qual é a graça de a pessoa colocar o mesmo texto da pergunta aqui... interessante seria ajudar o cara a entender a questão por meio de outros palavras, ou melhor, por meio de argumentos cabíveis. Qualquer pessoa que erra ou acerta sabe exatamente o que está escrito lá em cima..

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre a formação continuada de professores. Deve-se indicar a alternativa que apresenta a visão da autora Maria Teresa Eglér Mantoan sobre partir do “saber fazer" do professor no processo de formação continuada. 

    Para a autora, assim como qualquer aluno, os professores não aprendem no vazio. Por isso, propõe uma formação que parta do “saber fazer" desses profissionais, que já possuem conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas ao entrar em contato com a inclusão ou qualquer outra inovação educacional. O exercício constante e sistemático de compartilhamento de ideias, sentimentos e ações entre professores, diretores e coordenadores da escola é um dos pontos chave do aprimoramento em serviço. Esse exercício é feito sobre as experiências concretas, os problemas reais, as situações do dia-a-dia que desequilibram o trabalho nas salas de aula — esta é a matéria-prima das mudanças pretendidas pela formação. 
    No questionamento da própria prática, nas comparações, na análise das circunstâncias e dos fatos que provocam perturbações e/ou respondem pelo sucesso escolar, os professores vão definindo, pouco a pouco, as suas “teorias pedagógicas". A intenção é que os professores sejam capazes de explicar o que antes só sabiam reproduzir a partir do que aprendiam em cursos, oficinas, palestras, exclusivamente. A proposta incentiva os professores a interagirem regularmente com seus colegas, a estudarem juntos e a que estejam abertos a colaborar, com seus pares, na busca dos caminhos pedagógicos da inclusão 

    Fonte: Mantoan, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? . São Paulo: Moderna, 2001. 

    Portanto, a letra A é a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra A.