SóProvas


ID
3953233
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Queremos Pedro II,

Ainda que não idade.

A nação dispensa a Lei

E viva a maioridade”.

As ações pela antecipação da maioridade, expresso na quadrinha popular do século XIX, confirma a esperança de superação da crise vigente durante o Período Regencial. Dentre os fatos constitutivos desta crise, podemos destacar como principais:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra B (A proposta da antecipação da maioridade do imperador foi apresentada pelos liberais para solucionar a crise política vivida pelo país.)

    O golpe da maioridade foi articulado pelos deputados liberais, frente a uma Regência conservadora, sob a premissa de que apenas a figura de um Imperador conseguiria apaziguar as crises pelas quais o Brasil passava, em especial aquelas geradas pelas revoltas regenciais.

  • GAB: B

    O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu a D. Pedro II o cargo de imperador quando ele tinha 14 anos, em 1840.

    Oficialmente chamado de Declaração de Maioridade, foi a estratégia do partido liberal para dar fim ao Período Regencial ( 1831-1840), em que o Brasil passou a ser governado por regências, após a abdicação de D. Pedro I (pai de D. Pedro II) como imperador do País.

    O objetivo era restabelecer a estabilidade do Brasil. O País estava marcado pela instabilidade política e social do Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinha do Período Regencial (1831-1840).

    Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: Guerra dos Farrapos, Sabinada, Cabanagem, Revolta dos Malês e Balaiada.

  • A- Este ato significou a diminuição das atribuições de D. Pedro II, e uma tentativa de solucionar a crise social e econômica que atingia as províncias do norte do país. Errado, não significou diminuição de atribuições e a crise não era só no norte.

    B- A proposta da antecipação da maioridade do imperador foi apresentada pelos liberais para solucionar a crise política vivida pelo país. Certo, os liberais queriam D. Pedro do seu lado, todavia D. Pedro voltou para os lados dos conservadores

    C- O golpe da maioridade foi uma manobra dos conservadores para antecipar a maioridade de D. Pedro, o qual assume o poder aos 17 anos. Errado, foi dos liberais, e ele assume o poder com 13/14 anos (Não tenho muita certeza da idade)

    D- O golpe da maioridade ocorre no momento em que os problemas sociais que marcaram o período regencial: fome, seca e estagnação das culturas tradicionais tinham sido totalmente superados. Errado, os problemas estavam em ascensão.

    E-A medida foi apresentada no momento em que a revoltas regenciais foram reprimidas pelos governos locais com ajuda do governo central. Errado.

  • Vamos raciocinar um pouco: a centralização do poder, embora fosse uma caraterística dos conservadores( saquaremas), foi feita nesse momento pelos liberais que também estavam insatisfeitos com a instabilidade política ocorrida desde proclamação da república.

  • Período Regencial = Ascenção dos Liberais e Declínio dos conservadores.