A) Esse texto revela que o Rei em nada mandava na administração colonial portuguesa. Os verdadeiros governantes eram os capitães donatários.
Alternativa errada, pois o rei detinha o poder sobre a colônia portuguesa, o sistema de capitanias hereditárias foi exercido apenas para facilitar a administração e para exploração do território.
B) Os capitães donatários eram homens da pequena fidalguia portuguesa ou mesmo da nascente burguesia. Eram homens ávidos por lucros e por subir na vida. Por isso o sistema de capitania hereditária falhou, afinal eles não se preocuparam com o sistema como um todo, mas com seu próprio enriquecimento, deixando de lado as tarefas de representantes da coroa.
O Sistema fracassou por diversos motivos, dentre eles: a falta de apoio da coroa portuguesa, a distância da metrópole, o desinteresse dos donatários, o alto custo do empreendimento e as rebeliões indígenas que ocorrera com frequência.
C)Os capitães donatários tinham tarefas voltadas para a segurança interna (contra os indígenas não submetidos) e externa da colônia (contra invasores europeus); monopolizavam o controle da terra, o que produzia uma distribuição de acesso à terra desigual; e eram os responsáveis pela organização da produção das matérias-primas brasileiras, voltadas para a exportação.
CORRETO
D)As violências acima descritas inviabilizaram a continuidade das capitanias, já que as pessoas não queriam se subordinar a indivíduos com tamanho poder.
Os motivos do fracasso das capitanias já foram mencionados na alternativa B
E) O fato de poderem conceder terras para outros sesmeiros gerou uma política de acesso à terra que beneficiou portugueses pobres que habitavam o Brasil.
As capitanias hereditárias era um sistema desigual, portanto sempre que a questão falar em benefício de pobres ou algo do tipo, desconfie.