SóProvas


ID
3954577
Banca
SEAP
Órgão
TJ-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em agosto de 2006, entrou em vigor a Lei Maria da Penha que trata exclusivamente de crimes cometidos contra a mulher no ambiente familiar. Comportamento violento é transmitido transgeracionalmente, pois é na família que os indivíduos recebem as primeiras lições de violência. Na violência cíclica há um processo contínuo e repetitivo, apresentada em ciclos, composto por quatro fases distintas que se retroalimentam. Estes ciclos se repetem e aceleram tanto no tempo como em intensidade. Marque a opção que corresponde a fase em que o agressor tende a minimizar seu comportamento ou até anulá-lo, é acompanhada de arrependimento e busca de explicar seu comportamento. O objetivo é responsabilizar a companheira e fazer com que ela não sinta mais raiva pelas agressões:

Alternativas
Comentários
  • jjO ciclo da violência é usado para identificar se uma mulher está sofrendo violência psicológica e física do marido em ambiente doméstico.

    O método é dividido em três etapas: aumento de tensão, ataque violento e a 'Lua de Mel'.

    Fase 1: A primeira fase é marcada pelo chamado 'aumento de tensão'. É quando o marido cria atrito e passa a se comportar de maneira mais ameaçadora. "Essa etapa não é facilmente reconhecida", explica Fabiola Sucasas, promotora do núcleo de proteção à mulher no Ministério Público de São Paulo.

    Segundo a especialista, o homem costuma ofender, criticar o trabalho doméstico e reclamar da aparência da mulher. As ofensivas também incluem perseguição e críticas contra pessoas próximas, como amigos, colegas de trabalho e familiares. "O comportamento agressivo costuma ser atrelado por ele a fatores externos como o futebol, o álcool e problemas no trabalho. A mulher se sente até mesmo culpada culpada pelas críticas", pontua a promotora.

    Fase 2: ataque violento É fase mais extrema do ciclo. Nesta etapa, a mulher sofre violência física e/ou sexual do companheiro. De acordo com especialistas, a vítima costuma buscar ajuda médica e apoio de amigos e/ou familiares neste estágio. Além disso, é quando há iniciativa registrar um boletim de ocorrencias.

    Fase 3: Lua de Mel A chamada "Lua de mel" é quando o marido tenta se redimir das agressões físicas e psicológicas. "É a fase mais perversa, porque é o combustível dessa engrenagem", diz Fabiola. ?Ele promete que vai mudar, que aquele episódio de agressão é o único. É quando ele para de beber, diz que vai na igreja, arruma um novo emprego". Criado na década de 70. o ciclo é utilizado até hoje por psicólogos, defensores públicos e promotores de justiça especializados na defesa da mulher.

    Fonte://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/09/01/ciclo-da-violencia-domestica-como-identificar-um-relacionamento-abusivo.htm?cmpid=copiaecola